Skip to main content
Em destaqueEventos Científicos

Hematomas Pós-Cirúrgicos: Incidência e Orientações

By 1 de maio de 2009julho 8th, 2020No Comments

Flavia Garcia, Gramado, RS

Mostrando a experiência da Santa Casa da Faculdade de Medicina de São Paulo (FMUSP), o Dr. Antônio José Gonçalves iniciou sua apresentação informando que, no período de 1991 a 2008, foram realizadas 1.441 cirurgias de tireoide. O especialista afirmou, ainda, que 90 a 95% destas tireoidectomias foram feitas por residentes. Neste período, a incidência de hematomas pós-cirúrgicos foi semelhante aos índices encontrados na literatura (que é de 1 a 1,5%).

Nas cirurgias realizadas pela equipe da Santa Casa, apenas pouco mais de 1% dos casos apresentaram os hematomas. Esta complicação cirúrgica, segundo ele, pode aparecer entre 1h e 40h após o início da operação, sendo mais recorrente, em média, 12h após. “É uma complicação que exige a experiência do cirurgião, mas menos de 0,5% dos pacientes chegam a precisar de transfusão de sangue”, afirmou o Dr. Antônio, apresentando um estudo no qual entre 7.200 cirurgias apenas 20 necessitaram do sangue.

Apesar de estudos mostrarem que a drenagem durante a cirurgia não interfere no aparecimento do hematoma, o Dr. Antônio informou que, na Santa Casa, é convenção drenar o paciente durante a intervenção cirúrgica. “O dreno fica por 24h ou até 48h após”, afirmou.

O Tratamento

A re-operação é a opção mais indicada. Porém, deve-se tomar um cuidado especial durante a anestesia, pois “o paciente precisa ser entubado ainda acordado, para facilitar o procedimento”, afirmou o cirurgião.

Mesmo sendo a complicação mais séria e temível pelos cirurgiões, e pacientes, sua incidência é baixa. “Reconhecer o caso difícil é importante, mas é preciso tomar cuidado com os casos mais fáceis, para que não haja uma falta de atenção e, consequentemente, uma complicação severa”, finalizou o especialista.

Um dos debatedores, Dr. Onivaldo Cervantes, afirma que as cirurgias devem ser realizadas por especialistas em cabeça e pescoço, além de serem feitas com cautela e sem a preocupação com o tempo. Pois apenas desta forma ele acredita que há a redução da possibilidade de complicações como os hematomas.

O LATS 2009 reuniu os principais especialistas em tireoide, de 30 de abril a 3 de maio, no Hotel Serrano, em Gramado, Rio Grande do Sul (Brasil). O evento foi presidido pela Dra. Ana Luiza Maia.

Departamento de Tireoide da SBEM
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.