Skip to main content
Semana Internacional da Tireoide

Tireoide e Coração na Dose Certa

By 17 de maio de 2021julho 27th, 2021No Comments

Maio é um mês especial para a tireoide com a programação de atividades, e divulgação de muita informação, para esclarecer sobre a glândula que atua de forma significativa no organismo. 

Ela é tão importante no corpo que quando não funciona bem, tudo fica comprometido. Por isso, merece muita atenção. 

Com tanta responsabilidade, a tireoide merece mais do que apenas um dia – já que 25 de maio é o Dia Internacional da Tireoide – mas de uma semana inteira. Então de 24 a 28 de maio está programada mais uma Semana Internacional da Tireoide

O Desafio do Coração

Antes mesmo de começar oficialmente, a campanha ganhou o coração e a tireoide de médicos, estudantes e residentes de medicina, familiares e amigos com o tema “Tireoide e Coração” . Membros da diretoria do Departamento de Tireoide, presidido pela Dra. Patrícia Teixeira, incentivaram as postagens de fotos onde coração e tireoide ficavam juntos. 

Dra. Patrícia de Fátima Teixeira – presidente

Dr. Danilo Villagelin – vice-presidente

Dr. Helton Estrela – diretor

Dra. Maria Izabel Chiamolera – diretora

Dr. Cléo Otaviano – diretor

Com isso, as fotos viralizaram e já são mais de 200 fotos postadas nas redes sociais até o dia 10 de maio. As redes sociais tiveram um aumento de mais de 1.500% de interação com o conteúdo do perfil do Departamento no Instagram. Foi um preparativo para o início da campanha que virá cheia de muita informação em linguagem simples, com textos, vídeos, entrevistas e lives. 

Na Dose Certa

A ideia da campanha é abordar o papel da dose certa do hormônio tireoidiano para a saúde do coração, já que tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais à saúde do coração.

A ações serão voltadas para o público leigo, endocrinologistas e especialistas de outras áreas como cardiologistas e clínicos médicos. 

Uma série de materiais didáticos e informativos vêm sendo produzidos pelo Departamento de Tireoide, tanto para a população como para os profissionais de saúde. 

O conteúdo será divulgado no site e compartilhado nas redes sociais do Departamento durante a Semana Internacional da Tireoide. O material poderá ser utilizado pelas Regionais da SBEM para disseminar as mensagens de conscientização.

A campanha da Semana Internacional da Tireoide é organizada pelo SBEM Nacional, através do Departamento de Tireoide e da Comissão de Campanhas Públicas da SBEM. 

A Dra. Patrícia de Fátima Teixeira (presidente do Departamento), Dr. César Luiz Boguszewski (presidente da SBEM Nacional), a Dra. Maria Izabel Chiamolera (diretora do Departamento), a Dra. Carolina Ferraz (diretora da Comissão de Campanhas) e a Dra. Ana Augusta Valente (diretora da Comissão de Campanhas) coordenam as ações. 

Em um vídeo de lançamento, o Dr. César lembrou sobre a importância das campanhas públicas da SBEM. “As campanhas públicas são as atividades mais importantes da Sociedade ligadas diretamente ao público. Temos ações quase todos os meses para alertar a população sobre os problemas ligados ao sistema endócrino.” Ele fez um convite especial para que todos se envolvam na campanha 2021. 

A Dra. Patrícia lembrou que é fundamental chegar o mais perto possível do público. A campanha estava, inicialmente, programada para 2020, mas foi transferida para este ano, em função da pandemia de Covid-19. “Serão muitas postagens e entrevistas falando sobre a dose certa dos hormônios. Por isso, adotamos a hashtag #dosecerta”. 

Em um retrospecto, a Dra. Maria Izabel lembrou que 25 de maio foi uma data escolhida em 2007, que era inicialmente europeu e se espalhou pelo mundo todo. “Desde 2011, fazemos parte desse momento que dá visibilidade a uma glândula tão importante para o organismo. A função da campanha é educativa para alertar a população”. 

Programação

A programação tem entrevistas publicadas no canal do Youtube do Departamento, lives no Instagram e elaboração de cards informativos. Hipotireoidismo e hipertireoidismo subclínico, doença cardiovascular, tireoide e amiodarona são alguns dos tópicos que serão abordados durante a campanha.

Foram produzidas quatro entrevistas online com a participação dos presidentes e diretores do Departamento e da SBEM Nacional com os temas: 

  • Lançamento da campanha – A importância do esclarecimento ao público, das informações e fontes confiáveis, compartilhamento de informação segura e o tema da campanha – Dra. Patrícia de Fátima Teixeira, Dr. César Luiz Boguszewski e Dra. Maria Izabel Chiamolera;
  • Disfunções Subclínicas com o Dr. José Augusto Sgarbi;
  • Hipotireoidismo – Dr. Danilo Villagelin;
  • Amiodarona – Dra. Glaucia Mazetto. 

Serão duas lives realizadas no Instagram que terão a participação do Dr. Danilo Villagelin e da Dra. Carolina Ferraz abordando dose alta (hipertireoidismo); e do Dr. Helton Ramos e da Dra. Maria Izabel Chiamolera explicando sobre dose baixa (hipotireoidismo).

O Departamento de Tireoide está preparando, também, um vídeo especial para o dia 25 de maio. Todas as fotos do movimento tireoide e coração, inclusive as que as pessoas marcaram o Departamento e a SBEM no Instagram, estão sendo reunidas para o vídeo.

Todo o conteúdo ficará disponível no site e será compartilhado nos canais de comunicação do Departamento de Tireoide – Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. 

Departamento de Tireoide da SBEM
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.