Skip to main content
CampanhasEm destaquePara o Público

Obesidade e Hipotireoidismo

By 11 de outubro de 2017julho 15th, 2020No Comments

Outubro é o mês de campanha de prevenção da obesidade. A data oficial da conscientização foi no dia 11 de outubro. Mas, qual a relação da doença com as disfunções tireoidianas? Os consultores do Departamento de Tireoide da SBEM, presidido pela Dra. Célia Nogueira, esclarecem o assunto.

Sabe-se que o hipotireoidismo ocorre devido à queda na produção de hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Com essa quantidade insuficiente de hormônios, o metabolismo fica mais lento e o corpo com menos energia.

Os endocrinologistas destacam que não é uma regra, mas alguns pacientes que têm hipotireoidismo costumam se queixar do aumento de peso. Como foi o caso do ex-jogador Ronaldo que, no anúncio de sua aposentadoria, justificou estar acima do peso por causa do hipotireoidismo. Na época, o Departamento de Tireoide esclareceu a questão. Relembre aqui.

Os consultores do Departamento explicam que o ganho de peso é normal devido ao metabolismo desacelerado. Mas, segundo eles, a disfunção não engorda. O que engorda é a comida. O hipotireoidismo pode ajudar a aumentar o peso porque o paciente gasta menos energia. Mas, se balancear a ingestão de alimentos, a tendência é não ganhar peso ou a alteração ser irrelevante. Por isso, os médicos afirmam que não se deve associar o hipotireoidismo a obesidade.

O ganho de peso é mais comum em pacientes que não estão em tratamento. Uma vez em acompanhamento e com uma alimentação saudável, a tendência é os quilos adquiridos desaparecem. “O hipotireoidismo pode dificultar o ganho de peso, embora seja menos comum fazer a pessoa engordar. A relação da doença com a obesidade é pequena, acontece em poucos casos. O ganho de peso não é tão grande porque se retém mais polissacarídeos (carboidratos), não gordura. O ganho de peso é devido a hábitos alimentares inadequados”, disse Dr. Mario Vaisman, membro do Departamento.

A campanha do Dia Mundial da Obesidade é promovida pela SBEM Nacional e pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica – responsável pelo Departamento de Obesidade da Sociedade. As ações das Regionais da SBEM pelo país foram divulgadas nas redes sociais da instituição.

Departamento de Tireoide da SBEM
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.