web analytics
EBT 2014Em destaqueEventos Científicos

30 Anos de EBT

By 18 de março de 2014 julho 9th, 2020 No Comments

Falta pouco para o XVI Encontro Brasileiro de Tireoide. A edição que completa 30 anos de EBT volta à cidade de São Paulo, onde foi realizado o primeiro evento. Esta edição tem a Dra. Carmen Cabanelas Pazos de Moura, como presidente do encontro, e os doutores Gisah Amaral e José Agusto Sgarbi como presidentes das comissões Científica e Organizadora, respectivamente.

O Dr. Sgarbi afirma que a data escolhida para o evento deste ano – de 1 a 3 de maio – foi cuidadosamente pensada e escolhida. “Teria que ser no primeiro trimestre e tradicionalmente tem ocorrido no mês de maio. Por se tratar de São Paulo, o feriado prolongado a partir da quinta-feira, 1 de maio, foi a escolha natural. Primeiro porque evitamos os grandes congestionamentos dos dias de semana e depois porque, para os que residem na cidade, o fato de já não terem consultório ou o trabalho permite uma maior participação”, informa o médico organizador.

Outra forma que os organizadores encontraram para evitar perda de um dia de trabalho e custo adicional de diárias, facilitando assim a participação de muitos médicos, foi a marcação da abertura do evento para o início da tarde do primeiro dia de evento. “Assim, os colegas que residem em outras cidades ou estados podem se deslocar no período da manhã do dia primeiro de maio”, afirma Dr. Sgarbi. A programação do encontro deste ano, encerrando-se na noite de sábado, também permite que os participantes tenham uma noite livre para desfrutarem a cidade. “Tentamos cercar todos os aspectos que poderiam facilitar a vinda e a estadia dos nossos congressistas a São Paulo”, completa ele.

Dentre os temas que estarão em debate no EBT 2014, o Dr. Sgarbi destaca os vários aspectos atuais que norteiam o câncer de tiroide, desde o diagnóstico através dos painéis moleculares até os mais recentes avanços na terapia alvo, com grande interação entre clínicos e cirurgiões. Além disso, o médico cita “Fertilidade e Tireoide”, “Iodo radioativo em doenças benignas”, “Tratamento do hipotireoidismo no idoso e na criança”, “Tireoide e gestação” e “Discussão das mais recentes diretrizes clínicas” como os temas principais do encontro.

“O programa científico está simplesmente brilhante. Não teremos um único destaque, mas é natural que sempre tenhamos muito interesse sobre os convidados internacionais. O Prof. Samuel Refetoff, que há muitos anos não era convidado para um evento brasileiro, vai nos falar sobre novos aspectos da síndrome de resistência aos hormônios tireoidianos e alguns aspectos do tratamento do hipotireoidismo que não são totalmente corrigidos com a reposição hormonal com levotiroxina. Já o Prof. Fagin, pesquisador com grande atuação na pesquisa do câncer de tiroide, abordará os novos paradigmas no tratamento do câncer de tireoide, interessando novas formas de tratamento e avaliação risco-benefício do tratamento. O que tornará bastante interessante a participação de ambos é o fato de terem uma relação amistosa com muitos dos investigadores brasileiros e em alguns casos, de amizade. Espero sinceramente que todos os interessados possam desfrutar dessa grande oportunidade”, afirma Dr. Sgarbi.

Sobre os palestrantes brasileiros, o organizador afirma que todos foram escolhidos cuidadosamente pela Comissão Científica que reuniu investigadores com produção científica robusta e de reconhecimento internacional. Para finalizar, o médico destaca as três sessões para debates de temas polêmicos e duas para discussão de casos clínicos. 
“Essas sessões despertam muito o interesse do clínico, porque trazem temas polêmicos e atuais para serem debatidos ou discutidos por especialistas com grande experiência clínica no assunto. Além disso, incentivam a interação com a plateia, para promover uma troca de experiência. Os Encontros com os Especialistas serão outra oportunidade para esta interatividade. É tudo muito informal no EBT, que mantém esta característica principal, favorecendo o aprendizado”, completa.

Anote na Agenda:
XVI Encontro Brasileiro de Tireoide – EBT 2014
Data: 1 a 3 de maio de 2014
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo (SP)
Informações: www.ebt2014.com.br