EBT 2010

05/06/2010 Workshop: Pesquisa em Tireoide

A ideia central do Workshop Pesquisa em Tireoide, que está em sua segunda edição, foi abordar alguns aspectos básicos, e fundamentais, para aqueles alunos, que estejam trabalhando em tireoide na graduação e iniciação científica e, também, os pós-graduandos.

O workshop foi dividido em duas etapas. Na primeira parte, estiveram à frente da organização da atividade os doutores Janete Maria Cerruti, Ana Luiza Maia e Magnus R. Dias da Silva. A segunda etapa, com foco na medicina baseada em evidências e as diretrizes, a coordenação ficou a cargo dos doutores: Wanderley Bernardo (da AMB), Maria Helena Senger e José Augusto Sgarbi.

Ética e Perspectivas

Segundo a Dra. Ana Luiza, a programação foi pensada para um público selecionado que acompanhou novidades desde as pesquisas em células-tronco, como controvérsias e o que existe de realidade na área, até a questão da medicina baseada em evidências.

“Um ponto muito importante que discutimos foi a interação da ética e os seus aspectos legais, com as fronteiras do conhecimento que estamos alcançando na ciência”, disse a Dra. Ana Luiza. A endocrinologista disse que a advogada, Dra. Márcia Santana Fernandes, especialista e com pós-graduação nesta área, foi convidada para explicar sobre a bioética e os novos desafios que vêm pela frente.

Entre as dúvidas dos médicos estão: quais os aspectos legais de coletar tecido humano para armazenamento; como lidar com dados que são obtidos em bancos biológicos; quais os pontos a serem observados na lei de biossegurança, aprovada no Congresso Nacional; e a regulamentação das clínicas de fertilidade no país.

“Discutimos a nossa responsabilidade sobre os dados divulgados em trabalhos de pesquisa”, enfatizou a Dra. Ana Maria.

Endocrinologia Baseada em Evidências

Na segunda etapa, os debates, segundo a Dra. Ana Luiza Maia, enfocaram, entre outros pontos, o poder de evidência de acordo com o desenho do estudo. “É interessante observar o que cada desenho de estudo permite dizer. É preciso ter cuidado com a avaliação dos resultados finais. Precisamos passar como fazer isso para a geração que está se formando”.

Para a Dra. Ana Luiza, utilizar melhor os recursos e como deve ser a relação entre o médico e a indústria farmacêutica fazem parte do que os jovens precisam entender e assimilar.

Outro tópico importante, mencionado pela endocrinologista, foi sobre a apresentação do Dr. Wanderley sobre como filtrar melhor as pesquisas na internet. “Ele brincou dizendo que não há problema para que o médico, entre um paciente e outro, leia uns 200 novos artigos publicados. Por isso, esse debate para entender melhor como selecionar melhor o que irá ler foi essencial”, disse a Dra. Ana Luiza.

Foi enfatizado que depois da filtragem, o censo crítico é fundamental para uma seleção adequada.  “A decisão final está sempre ligada ao seu poder de análise e sua capacidade crítica e é isso que queremos transmitir na formação dessa nova geração”.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

EBT 2010 Notícias 14 EBT Encontro Brasileiro de Tireoide pesquisa medicina baseada em evidências ética eventos

Eventos científicos

LATS 2017

A 16ª edição do Latin American Thyroid Congress está se aproximando e, para quem deseja participar do Congresso, as inscrições podem ser feitas pelo site ou no local do evento. O LATS, realizado entre os dias 15 e 18 de junho, acontece no no Windsor Barra Convention Center. A organização conta com a presença de quatro membros da diretoria do Departamento de Tireoide.

Leia Mais

Notícias

SBEM Espírito Santo na Campanha da Tireoide

Sob a coordenação da Dra. Mariana Guerra, presidente da Regional da SBEM Espírito Santo, a população de Vila Velha recebeu orientações e esclarecimentos sobre nódulos na tireoide. Confira como está sendo a mobilização na região.

Leia Mais

Eventos científicos

Movimentação pela Semana Internacional da Tireoide

Diversas ações foram realizadas por todo Brasil pela Semana Internacional da Tireoide. Recebemos diversas imagens dos eventos nos mais variados lugares. Confira um pouco do que foi feito. 

Leia Mais