Skip to main content
CampanhasSemana Internacional da Tireoide

Semana Internacional da Tireoide 2020

By 21 de maio de 2020setembro 11th, 2020No Comments

De 25 a 29 de maio começa mais uma campanha de conscientização sobre as disfunções tireoidianas – a Semana Internacional da Tireoide, que tem como tema Coronavírus e Tireoide. A divulgação vem sendo feita há algum tempo e as ações são intensificadas no período da campanha.

O Departamento de Tireoide preparou uma nova logo e materiais para diversos esclarecimentos à população. A mobilização é coordenada pelo Departamento e realizada em conjunto com a Comissão de Campanhas Públicas e Comissão de Comunicação Social da SBEM Nacional.

Este ano, seguindo as orientações das organizações de saúde para a prevenção do novo coronavírus, o Departamento, presidido pelo Dr. José Sgarbi, teve que alterar o formato e o tema da campanha. Com isso, as ações são virtuais e os esclarecimentos direcionados à divulgação de informações sobre tireoide e a Covid-19.

A Campanha

Em razão da pandemia, a procura por informações seguras e confiáveis sobre os problemas da tireoide e o novo coronavírus aumentou. Dessa forma, o Departamento elaborou dicas e orientações para os familiares e pacientes com disfunções tireoidianas. 

As publicações foram numeradas para facilitar o acompanhamento dos pacientes e publicadas nas redes sociais. Ao longo da Semana Internacional da Tireoide, elas serão republicadas nos canais de comunicação do Departamento. 

Com a consultoria dos especialistas do Departamento, foram produzidos documentos para a população e os médicos. Foram dois esclarecimentos para os pacientes com as principais dúvidas sobre tireoide e Covid-19, e um comunicado sobre desabastecimento de medicação durante a pandemia para a classe médica.

Mensagens da campanha e vídeos curtos com esses informes estão sendo compartilhados nas redes sociais desde o início de abril, quando foi decidida a troca do tema em 2020. O material pode ser conferido no site da tireoide e nas redes sociais do Departamento.

Instagram: 
@tireoidesbem e @sbemnacional

Facebook: 
Departamento de Tireoide da SBEM
SBEM Nacional

Twitter:@sbem_tireoide

@endocrinologia

Vídeos e Imagens da Campanha

Para a campanha, foram produzidos cards variados e quatro vídeos de esclarecimentos sobre os problemas da tireoide e o novo coronavírus, que estão sendo compartilhados nas redes sociais do Departamento de Tireoide.

Programação:

Lives no Instagram

Na semana oficial de conscientização estão programadas cinco lives no canal no Instagram, com membros da diretoria do Departamento, para tirar as dúvidas sobre várias questões relacionadas à Covid-19 e os problemas da tireoide. As lives acontecerão todos os dias da Semana Internacional da Tireoide, às 18h, e terão duração de 20 minutos.

  • 25/05: Tenho problemas na tireoide, sou grupo de risco? – Dr. José Sgarbi
  • 26/05: Acompanhamento e cuidados com pacientes com hipo ou hipertireoidismo – Dra. Gisah Carvalho
  • 27/05: Orientações aos pacientes com câncer de tireoide  em tempos da COVID-19 – Dra. Fernanda Vaisman
  • 28/05: Cirurgias de tireoide durante epidemia COVID-19: É melhor adiar?
  • 29/05: Problemas de tireoide e diagnóstico de Covid-19. Orientações e cuidados com internação – Dr. Danilo Villagelin
  • 30/05: Tireoidite de Hashimoto, oftalmopatia, uso de imunossupressores – Dr. José Sgarbi

Evento Online para Especialistas

A SBEM Nacional, através do Departamento de Tireoide, irá realizar um evento online sobre o manejo da Oftalmopatia de Graves Moderada-Severa em tempos de Covid-19, que será no dia 28 de maio. Os doutores João Roberto Maciel Martins (Unifesp) e Adriano Namo Cury (Santa Casa de São Paulo). Já as Regionais estão organizando aulas online para os médicos e informes nas redes sociais para a população.

Materiais da Campanha