dia internacional da tireoide

18/05/2015 Importância do Teste do Pezinho

"Hipotireoidismo congênito é uma das causas mais comuns de retardo mental passível de prevenção. O retardo mental, nesse caso, pode ser prevenido, com diagnóstico e tratamento adequado.

Esse é o motivo da grande importância na realização do teste do pezinho, que faz parte do programa de triagem neonatal. É através desse teste que se obtém o diagnóstico do hipotireoidismo congênito.

O teste é feito nos primeiros dias de vida e também diagnostica outras doenças, tais como fenilcetonúria.

A causa mais comum para o hipotireoidismo congênito é um defeito na formação e desenvolvimento da tireoide do bebê, ainda dentro do útero. Existem também outras causas menos comuns.

Apesar do bebê não produzir, ou produzir pequenas quantidades de hormônio tireoidano, o hormônio da mãe é capaz de exercer um efeito protetor no desenvolvimento desse bebê,  pois ele é capaz de passar da mãe para o feto.

Para se ter uma noção sobre o que estamos comentando, a tireoide de todo feto só se desenvolve a partir da oitava semana de gestação, portanto é o hormônio da mãe que protege o bebê naturalmente.

A criança que nasce com hipotireoidismo congênito pode apresentar sinais e sintomas, que correrão na dependência de diferentes fatores, tais como o grau do defeito na formação de sua tireóide, níveis dos hormônios tireoidanos materno e dos seus próprios mecanismos de adaptação dentro do útero.

O problema maior ocorre após o nascimento, onde a ausência do hormônio tireoidano pode gerar consequências muito graves a longo prazo.

Por isso o teste do pezinho é tão importante."

(Consultoria Dra. Patrícia de Fátima, membro da diretoria do Departamento de Tireoide da SBEM, UFRJ)

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias dia internacional da tireoide hipotireoidismo hipertireoidismo

Notícias

Telemedicina e Covid-19: Parecer SBEM Nacional

A SBEM Nacional divulgou um parecer sobre a decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a utilização da telemedicina durante a pandemia do novo coronavírus. O documento foi elaborado pela Comissão de Ética e Defesa Profissional (CEDP) da Sociedade, que tem como corregedora a Dra. Maite Chimeno.

Leia Mais

Notícias Científicas

Imunoterápicos e Disfunções Tireoidianas

Recentemente foi divulgado um artigo sobre um estudo relacionando o uso de inibidores de checkpoint imunológicos no tratamento do câncer com as disfunções tireoidianas. Os dados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa online, no final de março, que estava agendada para acontecer na reunião anual da Endocrine Society.

Leia Mais

Endo Online 2020

Devido à pandemia de Covid-19 muitos eventos médicos tiveram seus formatos reformulados como é o caso do Endo 2020, a principal atividade da Endocrine Society. A Sociedade optou por realizar a edição desde ano de forma online e gratuita.

Leia Mais