Skip to main content
Em destaqueEventos Científicos

Parâmetros de Diagnóstico para o Câncer de Tireoide

By 13 de novembro de 2008julho 8th, 2020No Comments

ICE 2008

Por Cintia Salomão Castro

Durante a plenária Worldwide view of thyroid câncer, no primeiro dia da programação científica do ICE 2008, em 9 de novembro, o professor da Universidade Federal de São Paulo, Dr. Rui Maciel, apresentou uma análise com estatísticas globais sobre a incidência do câncer de tireoide, a partir de dados específicos de países dos cinco continentes.

Uma das principais conclusões decorrentes dos estudos conduzidos pelo pesquisador brasileiro é a necessidade de novas práticas e novos instrumentos para um diagnóstico mais apurado dos tumores do câncer endocrinológico mais comum – o da tireoide – em busca de um tratamento mais eficaz.


Os números apresentados comprovam que a ocorrencia de carcinoma de tireoide está aumentando em todo mundo. O consenso da Grã-Bretanha, que é diferente do americano, do europeu, do brasileiro e de outros consensos mundiais, poderia ser mais adequado para a condução dos casos.

Diferenciar os Casos Mais Graves

Refletir sobre tais dados significa deparar-se com um enorme desafio para os especialistas em câncer de tireoide, declarou o Dr. Rui Maciel: “Agora nós temos muito mais casos do que tínhamos no passado. A maior parte são casos simples que não precisavam de uma investigação tão importante. Temos que descobrir novos métodos para detectar os tumores mais graves, pois somente com o ultra-som não dá para descobrir”, explica.

O Dr. Maciel defendeu a necessidade de diferenciar os casos mais graves, pois “não dá para operar todo o mundo”, afirma, lembrando que há situações em que os pacientes podem conviver 50 anos com um tipo de câncer sem acontecer nada.

Foto: Celso Pupo

Departamento de Tireoide da SBEM
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.