Skip to main content
Em destaqueSemana Internacional da Tireoide

Semana Internacional da Tireoide 2011

By 4 de maio de 2011julho 9th, 2020No Comments

Do dia 23 a 27 de maio será realizada a “Semana Internacional de Conscientização da Tireoide”. A iniciativa mundial realizará ações para conscientizar o público, imprensa e profissionais de saúde sobre a importância da glândula tireoide e seus distúrbios.  Aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide em todo o mundo.

Atividades

O dia 25 de maio foi adotado pelas quatro sociedades irmãs (LATSETAATA e AOTA)* como o “Dia Internacional da Tireoide”. Desde 2009, a Federação Internacional de Tireoide, em conjunto com organizações de pacientes, desenvolvem campanhas educacionais ao redor do mundo durante o que se denominou de  “Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireoide”.

Neste ano, a Semana de Conscientização Internacional sobre a Tireoide terá atividades de 23 a 27 de maio. No Brasil, o Departamento de Tireoide da SBEM promoverá uma série de ações educacionais em todo território nacional, destinadas a profissionais da saúde e ao público geral. O objetivo é a conscientização sobre a importância da glândula tireoide e seus distúrbios. A campanha envolverá palestras, distribuição de material impresso e divulgação para a mídia. 

O que é a Tireoide?

tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço que tem forma de borboleta. Os hormônios tireoidianos (T4 e T3) são responsáveis pela regulação do metabolismo, ou seja, por todo o trabalho celular do organismo. Assim, uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo) ou hiperativa (hipertireoidismo) pode causar uma gama de sinais e manifestações clínicas que afetam a qualidade de vida dos pacientes. 

No entanto, porque os sintomas podem ser leves ou inespecíficos, o diagnóstico é muitas vezes confundido com outras condições e não realizado. 

Fique Atento

Estima-se que aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide em todo o mundo, sendo que  mais da metade desconhecem sua condição.  As mulheres em particular e os idosos são mais suscetíveis às doenças da tireoide. 

No idoso, os sintomas dos distúrbios da tireoide podem ser confundidos com os da própria idade e não serem adequadamente tratados.  Os distúrbios funcionais da glândula, se não tratados, podem causar complicações graves, entre as quais doenças cardiovasculares. Podem ainda afetar a gestação e o feto em desenvolvimento. Por outro lado, as disfunções da tireoide podem ser facilmente detectadas, através de um exame, o TSH, que avalia os níveis séricos do hormônio estimulador da tireoide. O teste é simples, de baixo custo e disponível pelo SUS. 

Hipotireoidismo Congênito

Outro ponto que o Departamento de Tireoide faz questão de lembrar e aproveita a Semana Internacional da Tireoide para fazer um alerta sobre o diagnóstico do hipotireoidismo congênito e a triagem neonatal.
Segundo a Dra Laura Ward, professora da UNICAMP e presidente do Departamento de Tireoide da SBEM, o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de prover cobertura universal em todo o território nacional e garantir a realização de todas as etapas. As fases vão da coleta até o tratamento e acompanhamento dos casos detectados, com o custeio de todas as etapas pelo Sistema Único de Saúde (Portaria GM/nº. 822).

“Nosso Departamento de Tireoide lançou a campanha pelo dia 3, dia em que se realiza a punção de calcanhar para coleta de sangue do recém-nascido para diagnóstico de doenças congênitas. Entre as doenças o hipotireoidismo o é das mais frequentes (1 caso para cada 3500 recém-nascidos). O hipotireoidismo congênito é doença que pode levar a várias deformidades, além de causar retardo mental. Contudo se for diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada tem seus efeitos, totalmente, prevenidos com a simples administração de um comprimido de levotiroxina (o hormônio que deixou de ser fabricado e que podemos repor na quantidade adequada)”, explica a Dra. Laura.

Hipotireoidismo congênito, doenças autoimunes e nodulares da tireoide, câncer e outros assuntos relacionados deverão ser discutidos por todo país durante a última semana de maio, e em particular no dia 25 de maio quando se comemora “Dia Internacional da Tireoide”. Estão sendo programadas várias palestras pelo país, que serão anunciadas mais adiante, destinadas a abrir espaços de informação para o público.

Departamento de Tireoide da SBEM
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.