EBT

05/09/2019 XIX Encontro Brasileiro de Tireoide

O XIX Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT) tem data e local definidos. A edição de 2020 será no Centro de Convenções de Goiânia/GO, entre os dias 30 de abril e 2 de maio. O lançamento oficial do Encontro foi realizado no início de agosto.

O presidente do Departamento de Tireoide, Dr. José Augusto Sgarbi, está à frente do evento. As Comissões Organizadora e Científica estão sob a responsabilidade dos doutores Victor Gervásio e Janete Cerutti, respectivamente. A vice-presidente do Departamento, Dra. Patrícia de Fátima Teixeira, e a diretora Dra. Gisah Amaral também fazem parte da Comissão Científica.

Dr. Sgarbi lembrou que essa é a primeira vez que o evento acontece na região Centro-Oeste e falou sobre a importância de ampliar para outros locais o EBT. “O objetivo do Departamento é levar conhecimento e atualização clínica e científica em tireoide para todos os cantos do país, além de despertar o interesse de jovens à pesquisa na área.”

A programação científica preliminar conta com palestras sobre nódulos e câncer de tireoide oftalmopatia, hipotireoidismo, hormônios tireoidianos, fertilidade, gestação etc, além de cursos e miniconferências. Entre os convidados internacionais estão confirmados, por enquanto, os doutores Thomas Giordano e Erik Alexander.

A História do EBT

O EBT é o principal evento científico promovido pelo Departamento de Tireoide da SBEM e tem muita história para contar. A primeira edição aconteceu há mais de 30 anos, em 1984, em São Paulo.

Ao longo dos anos, o evento se transformou e o número de participantes foi crescendo a cada edição, ultrapassando a marca de 1.800. O recorde foi em 2014 com 1.868 participantes.

A última edição do Encontro foi realizada em Campos do Jordão, em 2018, e teve quase 1.500 inscritos. Presidente do evento na ocasião, a Dra. Célia Nogueira destacou que o último Encontro simbolizou o amadurecimento da sociedade científica brasileira nos estudos da tireoidologia. “Em um ambiente científico de excelência vivenciamos o congregar da pesquisa clínica e básica, e o debate clínico voltado para os principais dilemas do endocrinologista no seu consultório. Com certeza esse será o norte do EBT 2020 sempre visando a superação para atender as expectativas da nossa sociedade.”

Prêmios do EBT

Um dos momentos mais especiais do Encontro Brasileiro de Tireoide é a entrega do Prêmio EBT de Pesquisa e Liderança. Ele foi criado em 2006 para homenagear grandes nomes da tireoidologia brasileira. 

A Dra. Ana Luiza Maia foi a contemplada com o prêmio na última edição. Os doutores Doris Rosenthal (2006), Rui Maciel (2008), João Romaldini (2010), Mario Vaisman (2012), Hans Graff (2014) e Edna Kimura (2016) também foram premiados.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias EBT 2020

Eventos científicos

CBAEM: Vários Debates Sobre Tireoide

A principal atividade científica da SBEM Nacional está chegando, o CBAEM. Chegou a hora de se organizar, conferir mais uma vez a programação científica e escolher as palestras que mais interessam. Vários tópicos sobre tireoide estarão em discussão.

Leia Mais

Notícias

Entenda a Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF)

A punção aspirativa com agulha fina (PAAF) é uma ferramenta muito importante na análise dos nódulos tireoidianos. Porém,é necessário refletir e analisar se todos os nódulos precisam ser puncionados. A vice-presidente do Departamento, Dra. Patrícia de Fátima, explica a questão.

Leia Mais

Para Público

Entendendo o Hipotireoidismo Subclínico e Franco

Quando a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes para suprir as necessidades do organismo ocorre o hipotireoidismo, que pode ser classificado como subclínico ou franco. Mas qual a diferença entre eles? Quem esclarece essa questão é o Dr. José Augusto Sgarbi, presidente do Departamento de Tireoide da SBEM.

Leia Mais