EBT

05/09/2019 XIX Encontro Brasileiro de Tireoide

O XIX Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT) tem data e local definidos. A edição de 2020 será no Centro de Convenções de Goiânia/GO, entre os dias 30 de abril e 2 de maio. O lançamento oficial do Encontro foi realizado no início de agosto.

O presidente do Departamento de Tireoide, Dr. José Augusto Sgarbi, está à frente do evento. As Comissões Organizadora e Científica estão sob a responsabilidade dos doutores Victor Gervásio e Janete Cerutti, respectivamente. A vice-presidente do Departamento, Dra. Patrícia de Fátima Teixeira, e a diretora Dra. Gisah Amaral também fazem parte da Comissão Científica.

Dr. Sgarbi lembrou que essa é a primeira vez que o evento acontece na região Centro-Oeste e falou sobre a importância de ampliar para outros locais o EBT. “O objetivo do Departamento é levar conhecimento e atualização clínica e científica em tireoide para todos os cantos do país, além de despertar o interesse de jovens à pesquisa na área.”

A programação científica preliminar conta com palestras sobre nódulos e câncer de tireoide oftalmopatia, hipotireoidismo, hormônios tireoidianos, fertilidade, gestação etc, além de cursos e miniconferências. Entre os convidados internacionais estão confirmados, por enquanto, os doutores Thomas Giordano e Erik Alexander.

A História do EBT

O EBT é o principal evento científico promovido pelo Departamento de Tireoide da SBEM e tem muita história para contar. A primeira edição aconteceu há mais de 30 anos, em 1984, em São Paulo.

Ao longo dos anos, o evento se transformou e o número de participantes foi crescendo a cada edição, ultrapassando a marca de 1.800. O recorde foi em 2014 com 1.868 participantes.

A última edição do Encontro foi realizada em Campos do Jordão, em 2018, e teve quase 1.500 inscritos. Presidente do evento na ocasião, a Dra. Célia Nogueira destacou que o último Encontro simbolizou o amadurecimento da sociedade científica brasileira nos estudos da tireoidologia. “Em um ambiente científico de excelência vivenciamos o congregar da pesquisa clínica e básica, e o debate clínico voltado para os principais dilemas do endocrinologista no seu consultório. Com certeza esse será o norte do EBT 2020 sempre visando a superação para atender as expectativas da nossa sociedade.”

Prêmios do EBT

Um dos momentos mais especiais do Encontro Brasileiro de Tireoide é a entrega do Prêmio EBT de Pesquisa e Liderança. Ele foi criado em 2006 para homenagear grandes nomes da tireoidologia brasileira. 

A Dra. Ana Luiza Maia foi a contemplada com o prêmio na última edição. Os doutores Doris Rosenthal (2006), Rui Maciel (2008), João Romaldini (2010), Mario Vaisman (2012), Hans Graff (2014) e Edna Kimura (2016) também foram premiados.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias EBT 2020

Notícias

Telemedicina e Covid-19: Parecer SBEM Nacional

A SBEM Nacional divulgou um parecer sobre a decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a utilização da telemedicina durante a pandemia do novo coronavírus. O documento foi elaborado pela Comissão de Ética e Defesa Profissional (CEDP) da Sociedade, que tem como corregedora a Dra. Maite Chimeno.

Leia Mais

Notícias Científicas

Imunoterápicos e Disfunções Tireoidianas

Recentemente foi divulgado um artigo sobre um estudo relacionando o uso de inibidores de checkpoint imunológicos no tratamento do câncer com as disfunções tireoidianas. Os dados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa online, no final de março, que estava agendada para acontecer na reunião anual da Endocrine Society.

Leia Mais

Endo Online 2020

Devido à pandemia de Covid-19 muitos eventos médicos tiveram seus formatos reformulados como é o caso do Endo 2020, a principal atividade da Endocrine Society. A Sociedade optou por realizar a edição desde ano de forma online e gratuita.

Leia Mais