Notícias

16/05/2017 Semana Internacional da Tireoide: Ações

Maio é o mês em que a glândula da tireoide estará em pauta. O Departamento de Tireoide da SBEM, ao lado das Regionais, realiza diversas atividades para marcar a Semana Internacional da Tireoide, que será de 19 a 26 de maio. O tema este ano é: "Tenho um nódulo na tireoide. E agora?".

Confira as ações que já estão sendo realizadas no país em prol da data.

Regional São Paulo

A SBEM-SP também já deu início as ações em prol da Semana Internacional da Tireoide. No primeiro fim de semana de maio, as cidades de Catanduva e Marília receberam ações referentes à campanha.

  • Catanduva

Em Catanduva, a ação aconteceu na Praça da República com a participação da Liga de Endocrinologia e Diabetes (LED) e dos doutores Eliana Gabas Stuchi Perez, Marco Antonio Lopes, Marino Cattalini e Roberta Esteves. 

Os doutores Marcos Antonio Lopes e Victor Vidal também realizaram, no dia 23 de maio, uma aula para funcionários, técnicos de enfermagem e enfermeiros do Hospital Emílio Carlos, na Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA). A palestra contou com a presença de 50 pessoas. No dia 25, a LED realizou, das 11h às 14h, esclarecimentos e exame da trieoide na população, no Ambulatório do Hospital Emílio Carlos.

  • Marília

Em Marília, as atividades aconteceram na FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília) e na UNIMAR (Universidade de Marília). As mobilizações tiveram início no final da semana (19 de maio) e seguriam ao longo da semana. O Professor Eduardo Tomimori foi o convidado da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) para uma conferência sobre o tema “Tenho um nódulo na tireoide, o que devo fazer?” nos primeiros dias de campanha.

Durante a campanha, os profissionais e alunos da FAMEMA e UNIMAR realizaram diversas ações de orientação e palpação da tireoide na população. As atividades de panfletagem acontecerem em shoppings da região e nas unidades das faculdades.

O Hospital das Clínicas da FAMEMA também participou da campanha orientando a população e as Ligas de Endocrinologia das duas universidades realizaram orientações sobre o tema. Na segunda-feira (22 de maio), a Liga de Endocrinologia da Unimar realizou panfletagem no Ambulatório Médico de Especialidades da Faculdade de Medicina. As doutoras Jesselina Haber e Gabriela, professora e médica Residente de endocrinologia da FAMEMA, concederam entrevista para a TV Marília para falar sobre a campanha.

O Clube da Tireoide também promoveu atividade para lembrar a campanha. O evento, organizado pelas Dra. Maria Tereza Nunes e Dra. Rosalinda Camargo discutiu os novos desafios na pesquisa translacional sobre nódulos na tireoide.

  • Araçatuba

A população de Araçatuba, em São Paulo, também recebeu esclarecimentos sobre a glândula da tireoide. Em prol da campanha, foi realizado na tarde de terça-feira (16 de maio) atividade de orientação e realização de exame na tireoide.

A ação, organizada pelo Dr. Antonio Fontanelli, foi realizada no Shopping Muffato e na Praça Raízes Araçatuba. O evento também contou com a participação da Dra. Érica Rosa e da Dra. Michele Savariego.

  • São Carlos e Araraquara

Nas regiões de São Carlos e Araraquara, em São Paulo, a campanha foi realizada no dia 18 de maio. A população pôde receber orientações, esclarecimentos e fazer o autoexame de tireoide durante todo o dia.

Endocrinologista e alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos estiveram no Centro Municipal de Especialidades Médicas – CEME – atendendo os pacientes.

  • Lins e São José do Rio Preto

No último dia 16 de maio a população de Lins recebeu as primeiras ações da campanha da Semana Internacional da Tireoide. A ação foi realizada na AABB. Os participantes puderam assistir a uma palestra, destinada ao público leigo.

No sábado e domingo (20 e 21 de maio), as atividades acontecerão no Centro de Lins. A Dra. Carla Regina Santos Pallone Gomes foi a responsável.

Na cidade de São José do Rio Preto/SP, as ações da Semana Internacional da Tireoide foram encerradas no sábado (3 de junho). Foram distribuídos mais de 1.500 panfletos, realizados exames físicos na glândula da tireoide e a população recebeu orientação sobre nódulos.

As atividades aconteceram no Shopping Rio Preto e na recepção do Pronto Atendimento da Unimed. Participaram das ações as doutoras Lucia Tacito, Luciana Vilela, Flavio Pirozzi, Cleber Favaro e Danielli Favaro, os residentes de Endocrinologia da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) e os alunos na Liga de Endócrino da Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos)

 

                                             Ação em Lins

Encerramento das atividades da Semana Internacional da Tireoide em Rio Preto

  • Campinas

A campanha da Semana Internacional da Tireoide também está intensa em Campinas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizou no dia 19 de maio, pela manhã, ações de orientação para a população. As atividades foram organizadas pelas doutoras Denise Engelbrecht e Lígia Vera.

As ações continuaram no sábado (20 de maio), em conjunto com a PUC da região. A mobilização, que seguiu durante toda a semana, teve panfletagem e bate papo com leigos no Centro de Campinas. Participaram da ação as doutoras Valéria Chueire (docente da PUCC) alunos da liga e monitores de Endocrino, além de residentes de Endócrino e pós-graduandos da Unicamp. Os profissionais do Centro de Saúde Cássio Raposo - em Matão (Campinas) - e alunos da Unicamp também distribuiram folhetos informativos.

 

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias dia internacional da tireoide nódulos na tireoide

Notícias

Telemedicina e Covid-19: Parecer SBEM Nacional

A SBEM Nacional divulgou um parecer sobre a decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a utilização da telemedicina durante a pandemia do novo coronavírus. O documento foi elaborado pela Comissão de Ética e Defesa Profissional (CEDP) da Sociedade, que tem como corregedora a Dra. Maite Chimeno.

Leia Mais

Notícias Científicas

Imunoterápicos e Disfunções Tireoidianas

Recentemente foi divulgado um artigo sobre um estudo relacionando o uso de inibidores de checkpoint imunológicos no tratamento do câncer com as disfunções tireoidianas. Os dados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa online, no final de março, que estava agendada para acontecer na reunião anual da Endocrine Society.

Leia Mais

Endo Online 2020

Devido à pandemia de Covid-19 muitos eventos médicos tiveram seus formatos reformulados como é o caso do Endo 2020, a principal atividade da Endocrine Society. A Sociedade optou por realizar a edição desde ano de forma online e gratuita.

Leia Mais