Skip to main content
EBT 2010Eventos CientíficosProjetos de pesquisa

Resultados do Grant de Pesquisa

By 9 de junho de 2010julho 8th, 2020No Comments

Diante do público que ocupava o auditório no último dia do 14º EBT (Encontro Brasileiro de Tireoide), em 6 de junho, as ganhadoras do Grant de Pesquisa na área de Hormônios Tireóideos / Glândula Tireoide do ano de 2009 apresentaram as conclusões de seus trabalhos.

As cientistas que tiveram suas pesquisas financiadas foram a Dra. Vania Maria Correa da Costa e a Dra. Andrea Claudia Freitas Ferreira.

A Dra. Vania (à esquerda) apresentou os resultados de suas análises sobre o “Efeito da ovariectomia e do tratamento com 17beta-estradiol sobre a proliferação e função tireoidiana”, enquanto a Dra. Andrea (à direita) forneceu detalhes sobre o seu projeto intitulado “O ácido retinoico regula a atividade duox e a organificação do iodo de forma tempo e dose-dependente em ratos”.

O Que São os Grants

O Grant de Pesquisa do Departamento de Tireoide da SBEM consiste em um Programa para Fomento de Projetos de Pesquisa. O objetivo é incentivar os jovens pesquisadores, através do apoio financeiro a projetos científicos altamente qualificados, na área clínica e/ou básica, a serem desenvolvidos integralmente no Brasil. 
O Edital tem sido lançado a cada dois anos e um dos pré-requisitos básicos é que o cientista seja filiado ao Departamento de Tireoide/SBEM.

As propostas são analisadas por um Comitê Avaliador, nomeado pela Diretoria do Departamento de Tireoide, composto por membros não vinculados ativamente aos projetos apresentados. 

Os projetos selecionados por meio do Edital do Grant de Pesquisa do ano de 2010 foram “Estudo do controle da expressão gênica por hormônios tireóideos” (Dra. Tânia Ortiga) e “Estudo na marcação do anticorpo monoclonal anti-TNF com tecnécio-99m na avaliação cintilográfica da oftalmopatia de Graves” (Dra. Flavia P. Lopes).