Notícias Científicas

28/01/2013 Pesquisas em Tireoide

Para aqueles que se interessam pelas pesquisas em tireoide, os Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia (volume 56, número 9) estão com vários artigos sobre o tema.

 

Optimizing nucleic acid extraction from thyroid fine-needle aspiration cells in stained slides, formalin-fixed/paraffin-embedded tissues, and long-term stored blood samples - Marina M. L. Kizys, Mirian G. Cardoso, Susan C. Lindsey, Michelle Y. Harada, Fernando A. Soares, Maria Clara C. Melo, Marlyn Z. Montoya, Teresa S. Kasamatsu, Ilda S. Kunii, Gisele Giannocco, João Roberto M. Martins, Janete M. Cerutti, Rui M. B. Maciel, Magnus R. Dias-da-Silva

De acordo com Dr. Magnus R. Dias da Silva, um dos autores do estudo, o artigo aborda como melhoraram a técnica de obtenção de DNA e RNA de material colhido de punção de um nódulo tireoidiano. Desse modo, aumentou-se a viabilidade da amostra para diagnóstico molecular, seja para a pesquisa de mutações, de expressão gênica, ou até mesmo para estudo epigenético.  “Essa mesma metodologia foi revisitada para as amostras oriundas de blocos de parafina e de sangue antigo estocado de até 12 anos. Assim, para alcançarmos esses objetivos, recomendamos esses ajustes no protocolo de extração de ácidos nucleicos tradicionais (salting-out). As pesquisas básica, clínica e translacional em endocrinologia podem se beneficiar desse protocolo otimizado”, disse o pesquisador. 

 

Achalasia and thyroid disease: possible autoimmune connection? - Ana Rosa P. Quidute, Eduardo Vasconcelos de Freitas, Tadeu Gonçalves de Lima, Ana Márcia Lima Feitosa, Joyce Paiva dos Santos, José Walter Correia – Apresentação de Caso

“A associação clínica entre doença tireoidiana e acalasia tem grande importância, sendo, entretanto, pouco lembrada. Como descrito por alguns autores, a acalasia tem inúmeros mecanismos fisiopatológicos, e entre eles, a autoimunidade contra o plexo mioentérico seria um dos responsáveis pelo desenvolvimento da doença”, explica Dra. Ana Rosa Quidute, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo de caso.

A especialista enfatiza que a possível ação dos autoanticorpos tireoidianos em outros tecidos, não classicamente descritos, e/ou o gatilho imunológico deflagrado pela própria doença, abre a perspectiva de novos estudos na área da autoimunidade e das doenças endócrinas. “Em trabalho prévio, publicamos a associação entre hipertireoidismo por doença de Graves e bloqueio átrio-ventricular total”, ressalta Dra. Ana Rosa.

De acordo com a médica, é fácil atribuir a presença de acalasia à doença de Chagas, porém, deve-se também ter em mente a possibilidade da presença de doenças tireoidianas (hipo ou hipertireoidismo) autoimune. “O sintoma disfagia, comumente relatado pelos pacientes com bócio, não deve ser atribuído unicamente à compressão extrínseca, sendo necessária a investigação do envolvimento esofágico”, destaca.

Dra. Ana Rosa explica que os diferentes graus de acalasia podem justificar a resistência às drogas tireoidianas, observada em alguns pacientes, em virtude da dificuldade na absorção dos fármacos, além do grave acometimento clinico e nutricional, devido à grande perda ponderal pela associação das duas doenças.

 

 

Development, characterization and clinical validation of new sensitive immunofluorometric assay for the measurement of serum thyroglobulin - Cláudia C. D. Nakabashi, Rosa Paula M. Biscolla, Teresa S. Kasamatsu, Teresinha T. Tachibana, Rafaela N. Barcelos, Eduardo Z. Malouf, Danielle M. Andreoni, Rui M. B. Maciel, José Gilberto H. Vieira

Segundo o pesquisador Dr. José Gilberto Vieira, os autores descrevem o desenvolvimento e validação de um ensaio para a medida de tireoglobulina sérica (Tg), especialmente em pacientes em seguimento de carcinoma diferenciado de tireoide (CDT). “O desenvolvimento de uma metodologia própria e de alta qualidade para a medida da Tg permite a utilização da mesma metodologia ao longo do tempo, evitando trocas de fornecedores e de reagentes, visto que os ensaios para a medida de Tg não são totalmente comparáveis”, descreve o médico, que é um dos autores do artigo.

Dr. José Gilberto afirma que o ensaio desenvolvido apresenta sensibilidade comparável aos melhores descritos e em uso comercial, permitindo o seu emprego em protocolos de seguimento de pacientes com CDT que exigem ensaios especiais. “Outro aspecto importante foi a casuística extensa bem como o longo tempo de seguimentos dos pacientes estudados, o que permitiu uma validação muito abrangente da metodologia. Com isso, um patamar muito elevado de sensibilidade  e especificidade clínicas poderão ser obtidos com a metodologia no futuro seguimento de pacientes com CDT”, afirma.

 

Além desses, também há os seguintes artigos relacionados ao tema:

Mutations of the thyroid peroxidase gene in Chinese siblings with congenital goitrous hypothyroidism - Shao-Gang Ma, Xiao-Juan Wu, Hong Liu, Wei Xu, Le He

Programa de Triagem Neonatal para hipotireoidismo congênito de Santa Catarina, Brasil: avaliação etiológica no primeiro atendimento - Marilza Leal Nascimento, Fernanda Hostim Rabello, Masanao Ohira, Genoir Simoni, Edson Cechinel, Rose Marie Muller Linhares, Paulo César Alves da Silva

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

pesquisa estudos abe&m sbem caso clínico hipotireoidismo tireoglobulina triagem neonatal

Eventos científicos

EBT 2020 - Press Releases: Adesão ao Tratamento do Hipotireoidismo

Quarenta por cento das pessoas com hipotireoidismo não tem o acompanhamento do tratamento adequado. A falha na adesão e as doses desajustadas estão por trás desse percentual, esclarece a Dra. Gisah Amaral, diretora do Departamento de Tireoide.

Leia Mais

Eventos científicos

EBT 2020 - Press Release: Disfunção da Tireoide na Infância

A disfunção tireoidiana na criança pode comprometer o crescimento. Especialista esclarece que o osso é um órgão alvo do hormônio tireoidiano. O assunto é um dos que será abordado na edição do EBT 2020.

Leia Mais

Eventos científicos

EBT 2020 - Press Release: Pesquisa Sobre Câncer de Tireoide

Brasileiros participaram de estudo sobre aumento de câncer de tireoide, associado ao 11 de setembro, que mostrou que aincidência é de duas a três vezes maior que na população em geral. A pesquisa permite confirmar o que poderia ser apenas um excesso de diagnóstico.

Leia Mais