14/08/2008
Campanha Contra Carência de Iodo
A deficiência crônica do iodo é um grave problema de saúde pública. Portanto, o Departamento de Tireóide da SBEM lança a campanha contra carência dessa substância. O iodo é um componente essencial do hormônio tireoidiano e sua falta pode ocasionar bócio e até mesmo hipotireoidismo.
Em todo o mundo, aproximadamente 2 bilhões de pessoas estão sujeitas às moléstias associadas à carência do Iodo. Mesmo com campanhas de erradicação da carência de iodo, ainda hoje, 15% da população mundial têm nutrição inadequada em relação a esse nutriente.
No Brasil, a iodação do sal tem sido realizada desde 1953. A legislação atual do Ministério da Saúde estabelece que todo o sal comercial tem que receber uma suplementação de pelo menos 40 miligramas de iodo por quilo de cloreto de sódio (sal de cozinha).
A deficiência crônica de iodo pode provocar diversos problemas de saúde. Em fetos, a falta da substância pode provocar anomalias congênitas, surdo-mudez, aumento da mortalidade perinatal e cretinismo endêmico. No recém-nascido, bócio neonatal, hipotireoidismo neonatal, retardo mental endêmico e aumento da suscetibilidade da tireóide à radiação nuclear.
Crianças e adolescentes podem sofrer de retardo do desenvolvimento físico. Esses jovens, bem como os adultos, também podem ter bócio, hipotireoidismo e aumento da suscetibilidade da tireóide à radiação nuclear.
Dentre esses, a doença mais devastadora é o cretinismo, caracterizado por um grave retardo mental, decorrente da falta de hormônio tireoideano no período critico de desenvolvimento fetal e nos primeiros meses após o nascimento.
A recomendação diária de ingestão de iodo varia conforme a idade e condições de gestação e amamentação.
| Categoria | Iodo (µg/dia) |
| Recém-nascido e crianças | 90-120 |
| Idade escolar e adolescência | 120-150 |
| Adulto | 150 |
| Gravidez e Lactação | 200-300 |
(Recomendação: ICCIDD, WHO e UNICEF)
Leia o texto oficial da campanha.
Tópicos Relacionados
Notícias iodo sal hipotireoidismo hipertireoidismo
A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) publicou recentemente um esclarecimento sobre o novo Rol de Procedimentos para os Planos e Seguradoras de Saúde sobre acompanhamento e tratamento do paciente com Câncer Diferenciado de Tireóide. Dr. Hans Graf, chefe da Unidade de Tireóide do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, afirma que essa resolução traz um grande benefício para os pacientes. ![]()
A deficiência crônica do iodo é um grave problema de saúde pública. Para chamar a atenção das autoridades, o Departamento de Tireóide da SBEM lança a campanha contra carência dessa substância. O iodo é um componente essencial do hormônio tireoidiano e sua falta pode ocasionar bócio e até mesmo hipotireoidismo. Veja os detalhes do projeto. ![]()
Departamento de Tireóide da SBEM veicula uma nova campanha pela inclusão da análise molecular do gene RET, em pacientes com carcinoma medular e em seus familiares, pelo SUS. O objetivo é que se compreenda a importância do exame e sua realização seja autorizada através do Sistema Único de Saúde. ![]()
Uma das atividades de encerramento do 13º EBT foi o simpósio que apresentou as pesquisas, desenvolvidas dentro do Programa para Fomento de Projetos de Pesquisa do Depto de Tireóide da SBEM. ![]()
Departamento de Tireoide da SBEM enfatiza a importância do Teste do Pezinho. Especialistas falam à imprensa sobre a necessidade do rastreamento e tratamento no período correto. ![]()
Começa neste sábado, 8 de novembro, o International Congress of Endocrinology, o ICE 2008. Pela primeira vez o congresso internacional será realizado no Brasil. O evento dura quatro dias e na programação estão incluídos vários simpósios dedicados ao tema tireóide. Mais de 250 palestrantes de vários países vão expor trabalhos inéditos e já são quase 7 mil inscritos. ![]()
O Departamento de Tireóide começa uma nova linha de trabalho e está fazendo comentários sobre pesquisas e estudos importantes na área. O primeiro a ser comentado é intitulado “Absorption of thyroid drug levothyroxine improves with vitamin C”. ![]()
Coquetéis, formados por várias substâncias, levam à rápida perda de peso, mas podem causar doenças tireoideanas e até mesmo a morte. Veja quais os principais efeitos dessas combinações, que são proibidas, e como denunciar sua prescrição. ![]()