Skip to main content
Em destaque

Audiência Pelo Dia do Endocrinologista

By 21 de novembro de 2016julho 14th, 2020No Comments

A endocrinologia está a um passo de um reconhecimento importante para a área. Na próxima terça-feira (22/11), em Brasília, será realizada a Audiência Pública Para Instituir o Dia Nacional do Endocrinologista. O evento acontecerá no Plenário 7 do Anexo II da Câmara dos Deputados, às 10h30.

O reconhecimento do Dia do Endocrinologista é uma luta da SBEM desde a gestão do Dr. Ricardo Meirelles, atualmente presidente da Comissão de Comunicação da Sociedade. Nos últimos anos, o assunto foi intensificado e muito debatido pela SBEM.

“As duas maiores epidemias do mundo (obesidade e diabetes) são de competência do endocrinologista. Por isso, os membros da SBEM pleiteiam uma data para a valorização desses especialistas, comemorado no dia 1° de setembro”, explicou o presidente da instituição, Dr. Alexandre Hohl, em entrevista à última edição da Folha da SBEM.

Histórico 

A luta pelo reconhecimento teve início com a Deputada Solange Almeida, em 2010, a partir da Lei 7.836, que criava o Dia Nacional do Endocrinologista. Porém, a Câmara não aprovou o projeto que, após ficar tramitando, foi arquivado com a justificativa que era necessária uma Audiência Pública.

Em 2015, com o apoio do Deputado Jorginho Mello, o presidente Dr. Hohl retomou a discussão sobre a importância da criação do Dia Nacional do Endocrinologista. Com isso, um novo projeto foi apresentado e enviado aos congressistas. O presidente explicou que a audiência não é fase final de aprovação da data.

“A audiência pública é para que as pessoas possam ter ciência do que está sendo feito e da importância do projeto. Não é a fase final, mas faz parte do rito de aprovação passando por algumas comissões na Câmara dos Deputados”, disse Dr. Alexandre Hohl.

O Requerimento n° 344/2016, aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, é de autoria da Deputada Carmen Zanotto e do Deputado Jorginho Mello, e subscrito pelos Deputados Mandetta, Leandre, Hiran Gonçalves, Geraldo Resende, Raquel Muniz, Silas Freire, Dulce Miranda, Zenaide Maia e Raimundo Gomes de Matos.