Skip to main content

Perguntas e Respostas: Bócio

Bócio

 Monobócio: Eu estou com monobocio na tireoide, ja tem mais de 2 anos estou em uma fila no sus para consegui uma vaga com o cabeça e pescoço, porque a endocrinologista que eu passei me encaminhou para cirurgia, só que não tive nenhuma resposta e aumentou muito o volume da minha tireoide, e estou com dificuldade para respirar, e não estou dormindo bem a noite porque acordo sufocada. Preciso de ajuda pra consegui uma consulta, pois não tenho convênio médico. Se puderem me ajudar ficarei extremamente grata(Maria Tereza Pereira)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Este é um site que se destina ao esclarecimento de dúvidas dos internautas, não realizando agendamentos de consultas ou encaminhamentos médicos. Converse com sua médica assistente sobre a piora de suas queixas e a mesma poderá avaliar, clinicamente e/ou por meio de exames, a necessidade de encaminhamento eletivo ou de urgência para a cirurgia.

Tireoidectomia 
Tenho 40 anos, e estou com um encaminhamento de cirurgia para uma tireoidectomia total, pois tenho bócio multinodular, com vasculorização interna e externa. Gostaria de saber se realmente a cirurgia é indicada, visto que na família há casos de câncer (mama, útero, esôfago, fígado e pulmão). Desde já, agradeço a atenção. (Beatriz)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto:
 Existem várias indicações possíveis para uma tireoidectomia. Se a indicação é o receio de malignidade, é importante ressaltar que, embora o exame de ultrassonografia auxilie na estratificação do risco de malignidade de um nódulo tireoidiano, ele não substitui a punção aspirativa por agulha fina, para este fim. Assim, deve ser conversado com o médico que indicou a cirurgia para esclarecer quais os objetivos do procedimento.


Difuso
Fiz um exame de tireoide, cujo o resultado foi bócio difuso, com volume total da tireoide de 27,6 cm cúbicos. Gostaria de saber quais os valores de referência de uma pessoa normal para se comparar. (Alessandra)
 
Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: O volume tireoidiano, em indivíduos normais, é influenciado pelo sexo e variáveis antropométricas, como peso, altura e superfície corpórea, e por outros fatores, tais como teor de iodo na dieta. Assim, a faixa de referência de normalidade pode variar, dependendo dos grupos populacionais estudados. Em adultos, uma das faixas aceitas é a que considera volumes entre 6 e 20 mL. 
 

Trabalho sobre Bócio
Tenho um trabalho para realizar sobre Deficiencia do Bócio em crianças de 0 a 5 anos de idade e gostaria de saber mais sobre o assunto. Exsite a possibilidade de vocês me fornecerem alguns artigos Científicos ou informar onde posso encontrar? (Leide)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Você poderá pesquisar artigos científicos nos seguintes sites:

Biblioteca Virtual em Saúde

Periódicos Capes

SciELO