SBEM
Departamento de Tireóide

Departamento de Tireoide
da Sociedade Brasileira
de Endocrinologia e Metabologia

EBT 2016 no Flickr

EBT 2016

Notícias

Eleições SBEM: Chapa Departamento Tireoide

Foram divulgadas as chapas inscritas para as eleições da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. A divulgação do resultado das eleições acontecerá no 32° Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, que será na Costa do Sauípe/BA, entre os dias 20 e 24 de setembro. Confira como ficou a chapa do Departamento de Tireoide.

Leia Mais

Notícias

Olimpíadas: Disfunções Tireoidianas e os Esportistas

Nos meses de agosto e setembro as atenções estarão voltadas para o esporte. Alguns assuntos relacionados à saúde e, principalmente, tireoide voltam à tona. Uma delas é a prática de atividade física por pessoas com disfunção tireoidiana. O tema foi esclarecido pelo Dr. Mario Vaisman, membro do Departamento de Tireoide.

Leia Mais

EBT

Prêmio EBT

O Prêmio EBT de Pesquisa e Liderança é uma das premiações do Encontro Brasileiro de Tireoide. Ele foi instituído a partir do ano de 2006 pelo Departamento de Tireoide da SBEM. É um reconhecimento pela contribuição científica e liderança de uma personalidade na tireoidologia brasileira. Confira quais os profissionais já foram contemplados com o prêmio.

Leia Mais

Para Público

O que É a Tireoide?

A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Dessa forma, garante o equilíbrio do organismo. A glândula possui forma de borboleta (com dois lobos) e se localiza na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão.

Em relação a outros órgãos do corpo humano, a tireoide é relativamente pequena, mas é uma das maiores glândulas já que pode chegar a até 25 gramas em um adulto. Ela atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertiroidismo). Nos dois casos, o volume da glândula aumenta, o que é conhecido como bócio. Esses problemas podem ocorrer em qualquer etapa da vida e são de simples de se diagnosticar.

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Para Público tireoide glândula dúvidas

Opiniões dos Leitores

Topo Volta  © 2015 Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM