SBEM
Departamento de Tireóide

Departamento de Tireoide
da Sociedade Brasileira
de Endocrinologia e Metabologia

Destaques

EBT: Fim das Inscrições com Desconto

O prazo para inscrições com desconto para a próxima edição do Encontro Brasileiro de Tireoide foi finalizado no dia 7 de abril.

Leia Mais

30 Anos de EBT

A edição de 2014 do EBT completa 30 anos e está de volta à cidade de São Paulo, onde foi realizado o primeiro evento. O Dr. José Agusto Sgarbi, presidente da Comissão Organizadora do evento destaca alguns pontos da programação. Confira.

Leia Mais

Notícias

Questionário: Hipotireoidismo na Gestação

Participe da pesquisa publicada na Área Científica do site da SBEM, com o objetivo de saber sua posição a respeito do diagnóstico e do tratamento de problemas de tireoide durante a gestação.

Leia Mais

Para Público

Sintomas do Hipotireoidismo

Você sabe quais são os sintomas do hipotireoidismo? Eles são bastante inespecíficos e podem ser confundidos facilmente com cansaço e preguiça. Leia a matéria e converse com seu médico sobre o assunto.

Leia Mais

Notícias

Hipotireoidismo e Premiação

Dra. Andressa Bornschein, autora do trabalho "Treating primary hypothyroidism with weekly doses of levothyroxine: a randomized, single-blind, crossover study", é a vencedora do prêmio Waldemar Berardinelli.

Leia Mais

Eventos

<      >

05/05/2008 O que É a Tireoide?

A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Dessa forma, garante o equilíbrio do organismo. A glândula possui forma de borboleta (com dois lobos) e se localiza na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão.

Em relação a outros órgãos do corpo humano, a tireoide é relativamente pequena, mas é uma das maiores glândulas já que pode chegar a até 25 gramas em um adulto. Ela atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertiroidismo). Nos dois casos, o volume da glândula aumenta, o que é conhecido como bócio. Esses problemas podem ocorrer em qualquer etapa da vida e são de simples de se diagnosticar.

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Para Público tireoide glândula dúvidas

Opiniões dos Leitores

Topo Volta  © 2010 Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM