Para Público

História e Curiosidades

  • A palavra tireoide vem do grego. É uma aglutinação dos termos thyreós (escudo) e oidés (forma de). O nome veio do fato da glândula ter uma forma semelhante à de um escudo.
  • A descoberta da tireoide ocorreu em 1656, por Thomas Warton, que realizava uma pesquisa sobre glândulas. Na época, ele acreditava que a função da tireoide era apenas estética, servindo simplesmente para modelar o pescoço.  Somente no século XIX, foi possível confirmar sua importância.
  • Ocasionalmente, algumas pessoas se confundem quanto à grafia do nome. A confusão ocorre entre "tireoide" e "tiroide". Contudo, as duas nomenclaturas são aceitas, mas a primeira é a mais difundida.
  • O termo hormônio foi usado pela primeira vez em 1905 pelo professor Ernest H. Starling, no Royal College of Physicians. A palavra é derivada do grego hormao (pôr em movimento rápido ou exercitar), substituindo o termo hormético (propriedade de estimular), usado 250 anos antes por John Smith. Até a fixação do termo hormônio foram usadas denominações como “calones” (relaxamento), “autaciodes” (auto-remédio) e “harmazones” (regulador).
  • O primeiro caso possivelmente endócrino é referente à figura da Vênus de Willendorf (22.000 A.C). A figura representaria uma mulher obesa.
  • Além da Vênus, Cleópatra era representada em detalhes com volumoso bócio e monumentos do faraó Akhenaton sugeriam vasto tumor pituitário (crescimento de uma massa anormal na hipófise), além de ginecomastia de Tutenkamon (desenvolvimento excessivo de mamas em homens, que seria resultado de um desequilíbrio hormonal).
  • Na história da endocrinologia, algumas passagens bíblicas surgem como consequências de eventos endócrinos. David teria matado Golias pela falta de visão lateral dele, consequência de uma acromegalia (síndrome causada pelo aumento da secreção do hormônio de crescimento em adultos)? As visões de São Paulo no deserto teriam sido devido a uma síndrome de depleção salina? A esterilidade de Raquel seria consequência de uma ansiedade, ou seja, a hipotalâmica?
  • Outro termo que teria origem em passagem bíblica está o termo Pomo-de-Adão. Diz a lenda que Adão teria comido do fruto proibido e ficado com o caroço preso na garganta.
  • A glândula da tireoide era incluída pelos médicos da Antiguidade entre as glândulas salivares. Já então se tinha uma noção da existência de uma relação entre a glândula tireoide e os órgãos genitais femininos. Sabia-se que durante a menstruação ou gravidez, como ainda no defloramento, se produzia um crescimento do pescoço. Os romanos mediam com um fio o perímetro do pescoço da noiva, antes e depois da noite de núpcias, para verificar a sua virgindade. Costume que se manteve até o começo da Idade Média.
  • Leonardo Da Vinci foi o primeiro a desenhar a tireoide.
  • Em 2.700 A.C os chineses utilizavam algas marinhas para o tratamento de bócio (inchaço no pescoço causado pela deficiência de iodo).
  • Em 1909 Emil Theodor Kocher, fisiologista alemão, conquistou o Prêmio Nobel de Medicina devido às descobertas sobre a glândula.
  • A Doença de Graves foi nomeada e descrita por um médico irlandês, em 1835, chamado Robert James Graves.
imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Tireoide tiróide curiosidade descrição

Opiniões dos Leitores

Eventos científicos

Tireoide no CBAEM 2017

Falta pouco para o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia – CBAEM. O Congresso será realizado no Centro de Eventos do Ceará entre os dias 16 e 19 de agosto. O Departamento de Tireoide estará representado pela sua presidente, Dra. Célia Nogueira, que faz parte da Comissão Científica Nacional do CBAEM. O evento é presidido pela Dra. Cristina Façanha.

Leia Mais

Eventos científicos

Momentos do XVI LATS

Durante quatro dias, participantes acompanham uma intensa atividade científica no XVI Latin American Thyroid Congress. Delegados de 27 países estão presentes ao evento, que acontece no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O Congresso termina no domingo. 

Leia Mais

Eventos científicos

XVI LATS Reúne mais de 1.500 Participantes

O Rio de Janeiro recebeu um excelente público para o XVI Latin American Thyroid Congress. O evento teve dois brasileiros à frente das atividades, o presidente da Comissão Local, o Dr. Mario Vaisman, e a presidente do LATS, Dra. Denise Pires Carvalho. Vejam os discursos de abertura na cerimônia que deu início às atividades.  

Leia Mais