Distúrbios

Hipotireoidismo Congênito

O hipotireoidismo congênito (HC) é um mal hereditário que impossibilita o organismo de gerar o hormônio tireoidiano T4, impedindo o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido. O HC é a causa mais comum de retardo mental.

É possível diagnosticar a doença e iniciar o tratamento evitando suas consequências. Porém é preciso que seja feito na primeira semana de nascimento, por isso, a realização do Teste do Pezinho é fundamental. A triagem neonatal detecta o HC. No Brasil, o Teste do Pezinho é obrigatório e em estados, como Santa Catarina, a abrangência é de 100% dos nascidos.

A cura inclui administração de hormônio tireoidiano, sob rigoroso controle médico, para que o bebê fique bom e tenha uma vida normal. Cerca de um a cada 4.000 recém-nascidos possuem esse distúrbio.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Distúrbios tireóide teste do pezinho

Opiniões dos Leitores

Eventos científicos

CBAEM 2019: Prazos Importantes

O principal evento médico da SBEM Nacional no ano é o Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia (CBAEM). Ele será realizado em agosto, entre os dias 21 e 24, no CentroSul, em Florianópolis. O Dr. Alexandre Hohl é o presidente do evento. Fique atento aos prazos de inscrições e o envio dos trabalhos.

Leia Mais

Eventos científicos

VI Simpósio Carioca de Tireoide

Em abril acontece a primeira edição do ano do Simpósio Carioca de Tireoide. O evento, promovido pela Associação Ensino e Pesquisa do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (ASSEP/IEDE), está marcado para o dia 27 de abril, no Hotel Windsor Flórida/RJ. As doutoras Patrícia de Fátima, vice-presidente do Departamento de Tireoide, e Fernanda Vaisman, diretora do Departamento, serão palestrantes no Simpósio.

Leia Mais

Notícias

Primeira Edição 2019: Tireoide Novas Tendências

O Projeto Tireoide Novas Tendências está de volta em 2019. A primeira edição deste ano acontece no dia 27 de março, às 20h, e tem como tema Hipotireoidismo I. O evento tem o apoio da Thyroid Federation International e é gratuito.

Leia Mais