Distúrbios

Hipotireoidismo Congênito

O hipotireoidismo congênito (HC) é um mal hereditário que impossibilita o organismo de gerar o hormônio tireoidiano T4, impedindo o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido. O HC é a causa mais comum de retardo mental.

É possível diagnosticar a doença e iniciar o tratamento evitando suas consequências. Porém é preciso que seja feito na primeira semana de nascimento, por isso, a realização do Teste do Pezinho é fundamental. A triagem neonatal detecta o HC. No Brasil, o Teste do Pezinho é obrigatório e em estados, como Santa Catarina, a abrangência é de 100% dos nascidos.

A cura inclui administração de hormônio tireoidiano, sob rigoroso controle médico, para que o bebê fique bom e tenha uma vida normal. Cerca de um a cada 4.000 recém-nascidos possuem esse distúrbio.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Distúrbios tireóide teste do pezinho

Opiniões dos Leitores

Eventos científicos

Novo Comunicado SBEM Nacional e Covid-19

A SBEM divulgou nesta terça-feira, 17 de março, um novo comunicado sobre o coronavírus e os eventos da Sociedade. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a entidade decidiu – em conjunto com os Departamentos Científicos e Comissões – suspender os próximos eventos, entre eles o Encontro Brasileiro de Tireoide, que aconteceria em Goiânia, nos dias 30 de abril e 2 de maio. Confira o comunicado.

Leia Mais

Notícias

Posição da SBEM Covid-19 e Eventos Médicos

Estamos vivendo um importante momento da saúde pública no Brasil e no mundo com a epidemia do Coronavírus (Covid-19). A diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e seus departamentos vêm acompanhando de perto a situação e discutindo quase que diariamente o impacto desta epidemia nos eventos da Sociedade.

Leia Mais

Notícias

Dia Internacional da Mulher 2020

Quatro especialistas com atuações na área da tireoide foram homenageadas, pela SBEM Nacional, no Dia Internacional da Mulher: Dra. Ana Luiza Maia, Dra. Janete Cerutti, Dra. Laura Ward e Dra. Valéria Guimarães. As especialistas receberam a homenagem pelos prêmios e indicações importantes na área.

Leia Mais