Distúrbios

Hipotireoidismo Congênito

O hipotireoidismo congênito é uma condição que impossibilita o organismo de gerar os hormônios tireoidianos, impedindo o crescimento e desenvolvimento normal do indivíduo. É uma condição incomum (cerca de um a cada 4.000 recém-nascidos possuem esse distúrbio), porém é considerada a causa reversível mais comum de retardo mental.

O diagnóstico e tratamento precoces podem evitar as suas consequências, por isso, a realização do Teste do Pezinho é fundamental. Dentre os exames incluídos no teste do pezinho estão dosagens que permitem detectar o hipotireoidismo congênito. Devemos destacar que no Brasil, este exame de triagem é obrigatório.

O tratamento do  hipotireoidismo congênito é simples e consiste na administração de hormônio tireoidiano, com acompanhamento médico. O tratamento deve ser iniciado nas primeiras semanas de vida. O objetivo é manter os níveis de hormônios da tireoide dentro dos valores de normalidade, permitindo o crescimento e desenvolvimento adequados.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Distúrbios tireóide teste do pezinho

Opiniões dos Leitores

Notícias

Dificuldades no Tratamento do Hipotireoidismo

O assunto da última live do Departamento de Tireoide foi sobre as dificuldades no tratamento do hipotireoidismo. O bate-papo foi com a participação da Dra. Gisah Amaral de Carvalho. Confira os esclarecimentos da endocrinologista.

Leia Mais

Notícias

Prêmio SfE Journal Prize 2020

No mês de agosto, a endocrinologia brasileira ganhou destaque internacionalmente. O Dr. Rui Maciel e uma equipe de endocrinologistas brasileiros receberam o prêmio Society for Endocrinology Journal Prize 2020 (SfE Journal) com o estudo “Genótipo e panorama do fenótipo de MEN2 em 554 pacientes com câncer medular de tireoide: o estudo BrasMEN”.

Leia Mais

Notícias

Dia do Endocrinologista 2020

Dia 1 de setembro comemoramos o Dia do Endocrinologista. A criação da data é uma conquista da Endocrinologia Brasileira e durante toda a semana serão divulgadas informações sobre a especialidade. Vejam a mensagem do presidente da SBEM Nacional, Dr. Rodrigo Moreira, e da Comissão de Campanhas, com as doutoras Carolina Ferraz e Mariana Guerra.

Leia Mais