Distúrbios

Câncer de Tireoide

O câncer de tireoide e um tipo raro de câncer, que ocorre em aproximadamente 1% da população. Embora seja três vezes mais frequente em mulheres, a doença afeta também homens. A faixa etária de maior risco é entre 25 e 65 anos.

Aproximadamente 10% da população adulta têm nódulos tireoideanos, mas cerca de 90-95% são benignos. A incidência do câncer de tireoide aumentou na última década, mas a mortalidade diminuiu. De acordo com o tipo histológico, 75 a 90% dos casos são diagnosticados como câncer de tireoide papilar; 5 a 10% como carcinomas foliculares,  3 a 5% como carcinomas medulares e 1% são anaplásicos.

O autoexame da tireoide pode ser útil na identificação de nódulos, mas é importante procurar um endocrinologista para o diagnóstico e tratamento adequados. O diagnóstico precoce do câncer de tireoide aumenta as chances de sucesso do tratamento. 

Tipos de Câncer de Tireoide

  • Carcinoma papilifero - é o mais comum. Pode aparecer em pacientes de qualquer idade, mas é mais frequente entre 30 e 50 anos. Estima-se que uma a cada mil pessoas tem ou já teve este tipo de câncer. A taxa de cura é alta, chegando a quase 100%.

  • Carcinoma folicular - Costuma ocorrer em indivíduos com mais de 40 anos. É mais agressivo do que o papilífero. Em dois terços dos casos, não têm tendência à disseminação. Um tipo de carcinoma folicular mais agressivo é o hurthle, que atinge pessoas com mais de 60 anos.

  • Carcinoma medular - Afeta as células parafoliculares, responsáveis pela produção da calcitonia, hormônio que contribui na regulação do nível sanguíneo de cálcio. É de difícil tratamento e, usualmente, se apresenta de moderado a muito agressivo.

  • Carcinoma anaplásico ou inmedular - Extremamente raro. Contudo, é do tipo mais agressivo e tem o tratamento mais difícil. É responsável por dois terços dos óbitos de câncer da tireoide.
imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Distúrbios tireóide câncer de tireóide tumores nódulos

Opiniões dos Leitores

Eventos científicos

Tireoide no CBAEM 2017

Falta pouco para o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia – CBAEM. O Congresso será realizado no Centro de Eventos do Ceará entre os dias 16 e 19 de agosto. O Departamento de Tireoide estará representado pela sua presidente, Dra. Célia Nogueira, que faz parte da Comissão Científica Nacional do CBAEM. O evento é presidido pela Dra. Cristina Façanha.

Leia Mais

Eventos científicos

Momentos do XVI LATS

Durante quatro dias, participantes acompanham uma intensa atividade científica no XVI Latin American Thyroid Congress. Delegados de 27 países estão presentes ao evento, que acontece no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O Congresso termina no domingo. 

Leia Mais

Eventos científicos

XVI LATS Reúne mais de 1.500 Participantes

O Rio de Janeiro recebeu um excelente público para o XVI Latin American Thyroid Congress. O evento teve dois brasileiros à frente das atividades, o presidente da Comissão Local, o Dr. Mario Vaisman, e a presidente do LATS, Dra. Denise Pires Carvalho. Vejam os discursos de abertura na cerimônia que deu início às atividades.  

Leia Mais