Distúrbios

Bócio

O bócio, chamado popularmente de papo, é o aumento de volume na tireoide. Muitas das vezes está associado ao Hipotireoidismo ou ao Hipertireoidismo mas essa associação não é necessária, ou obrigatória.

Muitos bócios apresentam nódulos e são chamados de Bócios nodulares, os quais não necessariamente interferem com o funcionamento da tireoide e portanto não causam sintomas de hipo ou hipertireoidismo.

  • Bócio difuso: Pode ocorrer nas disfunções tireoidianas ou quando há deficiência de iodo.
  • Bócio nodular: Ele pode ser uninodular (apenas um nódulo) ou multinodular (mais de um bócio).

O bócio nodular é mais frequentemente diagnosticado após os 50 anos de idade. O paciente pode ter o bócio há vários anos e somente diagnosticar quando surgem sintomas compressivos tais como dificuldade para engolir ou rouquidão; ou ainda somente diagnosticar porque ele se tornou hiperfuncionante, causando Hipertireoidismo. Outra situação que pode ocorrer é apresentar o diagnóstico somente ao se investigar um hipotireoidismo associado.

Após o autoexame de palpação, os pacientes devem procurar um endocrinologista para um exame clínico completo, para confirmação ou não do diagnóstico.

Além da palpação, exames de sangue e ultrassonografia devem ser solicitados pelo médico. Para avaliar se há alteração do funcionamento da tireoide a dosagem de TSH é o melhor teste de investigação inicial.

O prosseguimento da investigação e o tratamento vai depender da causa, dos sintomas, da alteração (ou não) do funcionamento da glândula e das características dos nódulos à ultrassonografia (em casos de bócios nodulares).

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Distúrbios tireóide bócio

Opiniões dos Leitores

Eventos científicos

Tireoide no CBAEM 2017

Falta pouco para o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia – CBAEM. O Congresso será realizado no Centro de Eventos do Ceará entre os dias 16 e 19 de agosto. O Departamento de Tireoide estará representado pela sua presidente, Dra. Célia Nogueira, que faz parte da Comissão Científica Nacional do CBAEM. O evento é presidido pela Dra. Cristina Façanha.

Leia Mais

Eventos científicos

Momentos do XVI LATS

Durante quatro dias, participantes acompanham uma intensa atividade científica no XVI Latin American Thyroid Congress. Delegados de 27 países estão presentes ao evento, que acontece no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O Congresso termina no domingo. 

Leia Mais

Eventos científicos

XVI LATS Reúne mais de 1.500 Participantes

O Rio de Janeiro recebeu um excelente público para o XVI Latin American Thyroid Congress. O evento teve dois brasileiros à frente das atividades, o presidente da Comissão Local, o Dr. Mario Vaisman, e a presidente do LATS, Dra. Denise Pires Carvalho. Vejam os discursos de abertura na cerimônia que deu início às atividades.  

Leia Mais