Notícias Científicas

20/03/2017 Tireoide e Gestação: Novas Diretrizes da ATA

Foi divulgada recentemente pela American Thyroid Association (ATA) a segunda versão das Diretrizes sobre doenças da tireoide na gravidez. No total, são 97 recomendações baseadas em evidências que irão ajudar e orientar os médicos no diagnóstico e tratamento das doenças da tireoide durante a gravidez e o pós-parto. A versão 2017 é uma atualização do documento publicado pela ATA em 2011.

O novo texto foi organizado por uma força-tarefa internacional nomeada pelo presidente da American Thyroid Association. Participaram da revisão especialistas com conhecimentos complementares nas áreas da endocrinologia (adulto e pediátrica), obstetrícia, medicina materno-fetal, cirurgia endócrina, nutrição com iodo e epidemiologia.

De acordo com o novo documento, uma reavaliação fez-se necessária devido a um número reduzido de nova literatura sobre o assunto desde as primeiras Diretrizes publicadas. A partir de uma atual e abrangente análise da bibliografia primária, foi possível reformular as recomendações clínicas e criar um material prático que pudesse estimular futuras pesquisas e descobertas sobre o tema.

Entre os principais tópicos revisados na nova versão estão a interpretação dos testes de função tireoidiana na gestação; a necessidade de iodo na alimentação; as complicações associadas com a presença de anticorpos antitireoidianos circulantes; a investigação de disfunções tireoidianas em mulheres inférteis, o tratamento do hipotireoidismo na gravidez; os efeitos das diferentes disfunções sobre o feto e o neonato; a necessidade de se fazer ou não rastreamento de doenças tireoidianas em todas as gestantes; o aparecimento de nódulos e câncer de tireoide durante a gestação; e como lidar com as disfunções no período de amamentação.

Na atualização também foram enfatizados pontos como o nível de corte de referência e valores do TSH, suplementação com iodo e o tratamento do hipotireoidismo.

As novas Diretrizes estão disponíveis de forma gratuita no site da Thyroid (http://www.liebertpub.com/pressreleases/thyroid/55/).

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias

Eventos científicos

Tireoide no CBAEM 2017

Falta pouco para o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia – CBAEM. O Congresso será realizado no Centro de Eventos do Ceará entre os dias 16 e 19 de agosto. O Departamento de Tireoide estará representado pela sua presidente, Dra. Célia Nogueira, que faz parte da Comissão Científica Nacional do CBAEM. O evento é presidido pela Dra. Cristina Façanha.

Leia Mais

Eventos científicos

Momentos do XVI LATS

Durante quatro dias, participantes acompanham uma intensa atividade científica no XVI Latin American Thyroid Congress. Delegados de 27 países estão presentes ao evento, que acontece no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O Congresso termina no domingo. 

Leia Mais

Eventos científicos

XVI LATS Reúne mais de 1.500 Participantes

O Rio de Janeiro recebeu um excelente público para o XVI Latin American Thyroid Congress. O evento teve dois brasileiros à frente das atividades, o presidente da Comissão Local, o Dr. Mario Vaisman, e a presidente do LATS, Dra. Denise Pires Carvalho. Vejam os discursos de abertura na cerimônia que deu início às atividades.  

Leia Mais