Área Científica

20/03/2017 Tireoide e Gestação: Novas Diretrizes da ATA

Foi divulgada recentemente pela American Thyroid Association (ATA) a segunda versão das Diretrizes sobre doenças da tireoide na gravidez. No total, são 97 recomendações baseadas em evidências que irão ajudar e orientar os médicos no diagnóstico e tratamento das doenças da tireoide durante a gravidez e o pós-parto. A versão 2017 é uma atualização do documento publicado pela ATA em 2011.

O novo texto foi organizado por uma força-tarefa internacional nomeada pelo presidente da American Thyroid Association. Participaram da revisão especialistas com conhecimentos complementares nas áreas da endocrinologia (adulto e pediátrica), obstetrícia, medicina materno-fetal, cirurgia endócrina, nutrição com iodo e epidemiologia.

De acordo com o novo documento, uma reavaliação fez-se necessária devido a um número reduzido de nova literatura sobre o assunto desde as primeiras Diretrizes publicadas. A partir de uma atual e abrangente análise da bibliografia primária, foi possível reformular as recomendações clínicas e criar um material prático que pudesse estimular futuras pesquisas e descobertas sobre o tema.

Entre os principais tópicos revisados na nova versão estão a interpretação dos testes de função tireoidiana na gestação; a necessidade de iodo na alimentação; as complicações associadas com a presença de anticorpos antitireoidianos circulantes; a investigação de disfunções tireoidianas em mulheres inférteis, o tratamento do hipotireoidismo na gravidez; os efeitos das diferentes disfunções sobre o feto e o neonato; a necessidade de se fazer ou não rastreamento de doenças tireoidianas em todas as gestantes; o aparecimento de nódulos e câncer de tireoide durante a gestação; e como lidar com as disfunções no período de amamentação.

Na atualização também foram enfatizados pontos como o nível de corte de referência e valores do TSH, suplementação com iodo e o tratamento do hipotireoidismo.

As novas Diretrizes estão disponíveis de forma gratuita no site da Thyroid (http://www.liebertpub.com/pressreleases/thyroid/55/).

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias

EBT 2018

EBT 2018: Desreguladores Endócrinos e a Tireoide

A Dra. Maria Izabel Chiamolera coordenou a mesa, durante o EBT 2018, que debateu a ligação entre os problemas da tireoide e os desreguladores endócrinos. Ela fala sobre a questão, as ações que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia está realizando e o que a população pode fazer.

Leia Mais

Notícias

Agradecimentos e Confraternização no Encerramento do EBT

Enquanto o dia em Campos do Jordão convidava para um passeio, os participantes do XVIII Encontro Brasileiro de Tireoide continuavam nas salas, acompanhando os momentos finais do evento. Discursos rápidos e agradecimentos do presidente da Comissão Organizadora, Dr. Danilo Villagelin; do presidente da Comissão Científica, Dr. José Augusto Sgarbi; e da presidente do Departamento de Tireoide, Dra. Celia Nogueira. Depois disso, foram abraços fortes e a sensação de missão cumprida.

Leia Mais

Notícias

O Impacto dos Debates no EBT para o Público

Em um bate papo com o Dr. Danilo Villalegin e Dra. Laura Ward, da comissão organizadora local do EBT 2018, eles falam sobre como os debates podem impactar o tratamento dos pacientes. Além disso, eles aproveitam para esclarecer ao público, o que é a tireoide e as dúvidas sobre a glândula. 

Leia Mais