EBT 2008

23/05/2008 Sessão para o Público

grupo sentado em forma de círculo para a sessão com o públicoPela primeira vez na história dos Encontros Brasileiros de Tireoide, foi realizada uma sessão aberta ao público leigo. A reunião aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 22 de maio, montado dentro da mesma proposta dos eventos de tireoide, ou seja, com estilo informal. Foi um momento único e especial no evento onde estiveram reunidos especialistas, pacientes e jornalistas.

Os participantes se sentaram em forma de círculo e os paciente puderam conversar e tirar suas dúvidas com alguns dos maiores especialistas brasileiros no tema.

Era nítida a satisfação dos pacientes, que tinham como maior preocupação aliviar suas angústias quanto à dificuldade de entender determinados problemas, causados por distúrbios na tireoide.

A Dra Laura Ward, que coordenou a sessão, iniciou deixando claro que o objetivo do encontro não era fazer um diagnóstico ou consulta aos pacientes e sim esclarecer suas principais duvidas quanto ao tratamento e sintomas.

Entre os assuntos discutidos pelo grupo, que ocuparam mais tempo nas discussões estavam a reposição adequada de cálcio, problemas futuros na menopausa ou gravidez em função da cirurgia de tireoide, nódulos e reações diversas ao hipertireoidismo.

Sra. Valderez durante a sessão de públicoNo início, observou-se uma cautela dos pacientes em estarem fazendo perguntas tolas, porém a amabilidade dos médicos deixou todo grupo muito à vontade. Segundo a sra. Valderez D Angelo (foto), só em poder dividir as angústias com um grupo tão seleto, já provocou uma sensação de extremo bem-estar.

Os médicos que participaram do debate foram: Alfi o Tincani (Unicamp), cirurgião de cabeça e pescoço; Ligia Vera Montali de Assumpção (Unicamp), especialista em câncer de tireoide; Maria Tereza Batista (Unicamp), especialista em endocrinologia infantil; Nilton Hanaoka (Dimen), especialista em imagens; Roberto B. Santos (Puccamp) Especialista em hiper e hipotireoidismo; e Gil Guerra (Unicamp), especialista em distúrbios sexuais na infância.

 

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

EBT 2008 público tireoide

Balanço da Gestão 2017/2018

Em 2018 foi encerrada mais uma gestão do Dpto. de Tireoide, tendo a Dra. Célia Nogueira como presidente. Foram seis anos participando das diretorias anteriores.

Leia Mais

Departamento

Nova Diretoria: Biênio 2019/2020

No 33° Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM) foram apresentados os resultados das eleições para a nova diretoria da SBEM Nacional e seus departamentos e comissões, durante a Assembleia Geral. A nova gestão do Departamento de Tireoide teve 504 votos. O Departamento será presidido pelo Dr. José Sgarbi (biênio 2019/2020). Confira a composição da nova diretoria.

Leia Mais

Notícias

Boas Festas e Feliz 2019

Em nome de toda a diretoria do Departamento de Tireoide, a presidente Dra. Célia Regina Nogueira, deseja um natal abençoado e que 2019 seja repleto de realizações. Boas festas.

Leia Mais