Skip to main content
EBT 2008Em destaque

Sessão para o Público

By 25 de maio de 2008julho 8th, 2020No Comments

Pela primeira vez na história dos Encontros Brasileiros de Tireoide, foi realizada uma sessão aberta ao público leigo. A reunião aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 22 de maio, montado dentro da mesma proposta dos eventos de tireoide, ou seja, com estilo informal. Foi um momento único e especial no evento onde estiveram reunidos especialistas, pacientes e jornalistas.

Os participantes se sentaram em forma de círculo e os paciente puderam conversar e tirar suas dúvidas com alguns dos maiores especialistas brasileiros no tema.

Era nítida a satisfação dos pacientes, que tinham como maior preocupação aliviar suas angústias quanto à dificuldade de entender determinados problemas, causados por distúrbios na tireoide.

A Dra Laura Ward, que coordenou a sessão, iniciou deixando claro que o objetivo do encontro não era fazer um diagnóstico ou consulta aos pacientes e sim esclarecer suas principais duvidas quanto ao tratamento e sintomas.

Entre os assuntos discutidos pelo grupo, que ocuparam mais tempo nas discussões estavam a reposição adequada de cálcio, problemas futuros na menopausa ou gravidez em função da cirurgia de tireoide, nódulos e reações diversas ao hipertireoidismo.

No início, observou-se uma cautela dos pacientes em estarem fazendo perguntas tolas, porém a amabilidade dos médicos deixou todo grupo muito à vontade. Segundo a sra. Valderez D Angelo (foto), só em poder dividir as angústias com um grupo tão seleto, já provocou uma sensação de extremo bem-estar.

Os médicos que participaram do debate foram: Alfi o Tincani (Unicamp), cirurgião de cabeça e pescoço; Ligia Vera Montali de Assumpção (Unicamp), especialista em câncer de tireoide; Maria Tereza Batista (Unicamp), especialista em endocrinologia infantil; Nilton Hanaoka (Dimen), especialista em imagens; Roberto B. Santos (Puccamp) Especialista em hiper e hipotireoidismo; e Gil Guerra (Unicamp), especialista em distúrbios sexuais na infância.