Notícias

22/05/2017 Semana Internacional da Tireoide: Outras Ações em São Paulo

Desde o dia 19 de maio a Regional da SBEM em São Paulo vem realizando atividades em alusão a Semana Internacional da Tireoide. Tanto na Capital quanto no interior paulista a população tem recebido orientações sobre nódulos na tireoide. Confira como foram algumas dessas atividades.

  • Botucatu

Em Botucatu, a população pôde assistir uma aula na Faculdade de Medicina da região sobre nódulos na tireoide. A ação aconteceu na sexta-feira (19 de maio). Além da aula, a população pôde contar com orientações no Shopping Botucatu e no Ambulatório de Tireoide do Hospital das Clínicas da região. 

 

  • Jaú

A mobilização na cidade de Jaú teve início no final de semana. No sábado (20 de maio), os profissionais e alunos da Faculdade de Enfermagem de Jaú realizaram palestra e orientações sobre nódulos. No domingo, a atividade aconteceu no Shopping da cidade.

Durante a ação, os endocrinologistas detectaram nódulos ao realizar o exame de palpação em dois pacientes. Ambos foram orientados e encaminhados para uma avaliação.

A mobilização na região continuou ao longo da semana. Na segunda-feira, os endocrinologistas realizaram no SENAC de Jaú palestra para os alunos do curso de Técnico de Enfermagem. Além disso, fizeram exames de tireoide e concederam entrevista para uma emissora de TV para chamar a atenção para a Semana Internacional da Tireoide.

  • Bauru e Agudos

A população de Bauru também recebeu orientações e esclarecimentos sobre nódulos na tireoide. Durante o sábado (20 de maio), foram distribuídos panfletos informativos e realizados exame de palpação no Bauru Shopping.

Ainda em prol da campanha, a Dra. Juliana Zenebra, endocrinologista do Ambulatório Médico de Especialidades de Bauru (AME), falou para Rádio da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). A médica orientou sobre os cuidados que se deve ter com a tireoide.

No domingo (26 de maio), a campanha foi realizada no município de Agudos, no Centro de Saúde da região. A atividade foi organizada pelas doutoras Mariana França e Roberta Penhalbel.

 

 

  • Ribeirão Preto e São José dos Campos

Nas cidades de Ribeirão Preto e de São José dos Campos as ações seguem intensas. No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) foi realizado, no dia 25 de maio, orientação no Centro de Saúde Escola da Unidade. A mobilização continua ao longo da semana no Ambulatório de Tireoide do HCFMRP-USP.

No domingo, a população do município de Bebedouro, que faz parte da região de Ribeirão Preto, participou da campanha da Semana Internacional da Tireoide. Na Praça do Museu a dra. Elza e o dr. Rafael, ao lado da equipe de enfermagem da Unimed, tiraram as dúvidas da população.

Em São José dos Campos, o Dr. Éder Cardoso apresentou uma palestra sobre hipotireoidismo na Associação Paulista de Medicina (APM) da região. A aula teve como público alvo a população em geral. Participaram da ação a Dra. Maria Tereza e o Dr. Lauro Hanna.

Divulgação em Ribeirão Preto

Ação em São José dos Campos

  • Piracicaba e ABC

A Semana Internacional da Tireoide está sendo divulgada também no interior de São Paulo. Cidades como Piracicaba e ABC aderiram a campanha.

O ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), em Piracicaba, promoveu em prol da Semana Internacional da Tireoide uma aula para colaboradores da instituição sobre o tema da campanha. As doutoras Ana Hoff e Débora Danilovic foram as coordenadoras da atividade, que contou também com distribuição de panfletos aos pacientes e familiares. A equipe da Endócrino, Onco e Medicina Nuclear deram apoio as ações.

Já no ABC Paulista, a Dra Ana Beatriz Pinotti Pedro Miklos, o Dr. Augusto Santomauro, o Dr. Fernando Valente e a Dra Flávia Facuri organizaram as atividades na Faculdade de Medicina da região.

Equipe da Faculdade de Medicina do ABC

ICESP na Campanha da Semana Internacional da Tireoide

  • Santos

Na cidade de Santos, a Universidade Nove de Julho aderiu a campanha da tireoide e realizou no dia 24 de maio orientações e o autoexame da glândula na população. No domingo (28 de maio), a mobilização aconteceu na Barraca da Praia da Associação Paulista de Medicina da cidade. Além de orientação sobre a campanha e a tireoide, a população pôde realizar uma aula de zumba. 

  • São Paulo

Hospital Heliópolis

As ações para a população da capital aconteceram na manhã de segunda-feira (22 de maio). No Hospital Heliópolis, na Cidade Nova Heliópolis, na região sudeste de São Paulo, os profissionais distribuíram panfletos informativos e fizeram exame na tireoide ao longo da semana. A atividade foi organizada pela Dra. Maria da Conceição Carneiro Mamone.

Santa Casa da Misericórdia

Já na Santa Casa da Misericórdia, os endocrinologistas distribuiram panfletos, orientaram os pacientes e realizaram exame de palpação na tireoide. Os doutores Adriano Cury, Carolina Ferraz, Erica Parente, Nilza Scalissi e Rosalia Padovani foram os organizadores da atividade. No dia 24, as doutoras Rosalia Padovani e Carolina Ferraz realizaram palestra para médicos da instituição.

Hospital das Clínicas

Os endocrinologistas do Hospital das Clínicas/SP também estiveram presentes na Campanha da Semana da Tireoide. No dia 22 de maio, os profissionais orientaram e distribuiram panfletos para os pacientes no hospital. Os doutores Nicolau Lima Neto e Rosalinda foram os responsáveis pela ação.

Grupo Fleury

Assim como nos anos anteriores, o Grupo Fleury, de São Paulo, realizou palestra para seus colaboradores em prol da campanha. Foram distribuidos também folders informativos em duas unidades da instituição: da Mulher e do Centro de Nódulo da Tireoide. O professor Rui Maciel foi um dos responsáveis pela palestra que contou com a presença de 110 colaboradores.

Instituto de Assistência Médica ao Servidos Público Estadual (IAMSPE) e Hospital do Servidor Público Municipal

Os profissionais do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) realizaram panfletagem e orientação na clínica da instituição. Estiveram participando da ação Dra Ana Beatriz Pinotti Pedro Miklos, Dr. Evandro Portes, Dr. Ricardo Ayello e Dr. Thiago Napole.

A equipe do Hospital do Servidor Público Municipal também deu sua contribuição a campanha orientando o público e esclarecendo as dúvidas sobre o tema. A atividde foi realizada pela equipe de Endocrinologia do hosptial e teve a participação dos Residentes.

Universidade Federal de São Paulo

Na UNIFESP, as ações da Semana Internacional da Tireoide aconteceram no Serviço de Saúde dos Alunos da instituição, que teve a coordenação da Dra. Maria Izabel Chiamolera. Foram distribuídos panfletos na porta do prédio de Pesquisa da UNIFESP. Essa atividade teve como coordenadores os doutores João Roberto Martins e Rosa Paula Biscolla.

Hospital Samaritano

No dia 24 de maio, o Hospital Samaritano promoveu um Live no Facebook da instituição para a população. Os doutores Antonio Bertelli e Carolina Ferraz, do Centro de Nódulos da Tireoide, esclareceram as principais dúvidas sobre nódulos e orientaram como realizar o autoexame da tireoide.

Veja como foi:  

 

Hospital Sírio Libanês

Mesmo após o encerramento oficial da campanha da Semana Internacional da Tireoide, a conscientização seguiu acontecendo em diversas partes do país. No dia 8 de junho, o Hospital Sírio Libanês, Sede Bela Vista, realizou ações em prol da campanha.

Dentre as atividades do dia, estiveram uma transmissão ao vivo para unidades Jardins e Hospital Menino Jesus, uma aula para os colaboradores do Hospital, sessão de perguntas e a realização de exame de palpação da tireoide em quem estava presente. No total, 40 pessoas foram examinadas pelos profissionais. 

Participaram da ação as doutoras Ana Hoff, Luciana Audi, Erika Parente, Cláudia Cozer e o cirurgião de cabeça e pescoço, Dr. Sergio Arap.

Endocrinologistas do Hospital Heliópolis

Ação na Santa Casa da Misericórdia em São Paulo

 

Ação no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo 

 

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias dia internacional da tireoide nódulos na tireoide

Notícias

Ingestão de Iodo e a Tireoide

Dando sequência a série “Conversando com o Especialista”, o Departamento de Tireoide da SBEM realizou na última quinta-feira, 30 de julho, uma live no Instagram sobre iodo. O convidado foi o Dr. Helton Estrela Ramos que esclareceu sobre a falta e o excesso do mineral no organismo e os riscos para o funcionamento da tireoide.

Leia Mais

Notícias

Live: Tireoide e Iodo

A falta e o excesso de ingestão de iodo: quais os risco para a tireoide será o tema da live desta quinta-feira, 30 de julho, do Departamento de Tireoide. O bate-papo será às 18h, com o Dr. Helton Estrela Ramos, no Instagram do Departamento.

Leia Mais

Eventos científicos

Webinar Core Meeting: Carcinoma Diferenciado da Tireoide

A SBEM Nacional vem apoiando diversos eventos online na área da Endocrinologia e Metabologia. A próxima atividade acontece no dia 15 de julho, às 19h, e aborda questões relacionadas ao Carcinoma Diferenciado da Tireoide (CDT). A Dra. Fernanda Vaisman, diretora do Departamento de Tireoide, será uma das palestrantes.

Leia Mais