Para Público

10/09/2018 Screening Nódulos Tireoidianos

Nódulo na tireoide foi um dos temas discutidos durante o 33° CBEM, em agosto, em Minas Gerais. O assunto foi abordado pela Dra. Valéria Guimarães, ex-presidente da SBEM Nacional. A médica falou sobre o momento de reflexão acerca do excesso de screening da tireoide e da importância do acompanhamento da população com o endocrinologista.

A especialista explicou que, atualmente, se tem um screening universal a procura de nódulos da tireoide, dando ênfase a eles. Porém, sabe-se que cerca de 60% da população (em alguns casos até 80%) apresenta algum tipo de nódulo, e que apenas 5% deles são cancerosos.

Esse excesso de investigação, segundo Dra. Valéria, gera procedimentos desnecessários nos pacientes. Muitos desses nódulos passam por punção aspirativa desnecessariamente, chegam a um padrão inconclusivo e, equivocadamente, são encaminhados para cirurgias. “Hoje em dia muitos nódulos, inclusive com diagnóstico de câncer, não precisam ser operados. É possível observar que alguns deles são caracterizados com baixíssimo risco e precisam apenas de acompanhamento.”

Para Dra. Valéria é importantíssimo alertar os médicos sobre a questão e esclarecer à população sobre a necessidade de se consultar com um endocrinologista. Ele é o profissional qualificado para informar se há a necessidade da retirada da tireoide ou não.  

Ela destaca que tudo começa pelo primeiro ultrassom de tireoide, que gera uma série de procedimentos que poderiam ter sido evitados, e culmina na retirada da tireoide do paciente, obrigando-o a fazer reposição hormonal pelo resto da vida. A médica frisa também que a SBEM e as demais Sociedades Americanas de Endocrinologia pedem uma reflexão sobre o assunto. “O debate no Congresso foi exatamente para levantar o sinal vermelho, estimular a reflexão e nos ajudar a orientar o público sobre a importância do atendimento com o profissional correto.”

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias nódulos tireoidianos

Notícias

Nova Reitora da UFRJ Toma Posse em Brasília

A Dra. Denise Pires de Carvalho, ex-presidente do Departamento de Tireoide da SBEM e da Sociedade Latino Americana de Tireoide, assumiu oficialmente, nesta terça-feira, 2 de julho, a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A médica é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora na instituição.

Leia Mais

Eventos científicos

Brasileira Assume Presidência do LATS

Com a presença significativa de brasileiros na programação científica, aconteceu de 20 a 23 de junho, em Buenos Aires (Argentina), a 16ª edição do Latin American Thyroid Congress (LATS 2019). Esta edição foi ainda mais especial para o Departamento de Tireoide da SBEM. A Dra. Ana Luiza Maia, ex-membro da diretoria, assumiu oficialmente a presidência da Sociedade Latino Americana de Tireoide (2019-2021).

Leia Mais

EBT

Relatório Semana Internacional da Tireoide 2019

A Semana Internacional da Tireoide terminou e é hora de avaliar como foi a repercussão da campanha no site e redes sociais. Os resultados estão no relatório elaborado pelo Departamento de Tireoide da SBEM. Confira os dados.

Leia Mais