Para Público

10/09/2018 Screening Nódulos Tireoidianos

Nódulo na tireoide foi um dos temas discutidos durante o 33° CBEM, em agosto, em Minas Gerais. O assunto foi abordado pela Dra. Valéria Guimarães, ex-presidente da SBEM Nacional. A médica falou sobre o momento de reflexão acerca do excesso de screening da tireoide e da importância do acompanhamento da população com o endocrinologista.

A especialista explicou que, atualmente, se tem um screening universal a procura de nódulos da tireoide, dando ênfase a eles. Porém, sabe-se que cerca de 60% da população (em alguns casos até 80%) apresenta algum tipo de nódulo, e que apenas 5% deles são cancerosos.

Esse excesso de investigação, segundo Dra. Valéria, gera procedimentos desnecessários nos pacientes. Muitos desses nódulos passam por punção aspirativa desnecessariamente, chegam a um padrão inconclusivo e, equivocadamente, são encaminhados para cirurgias. “Hoje em dia muitos nódulos, inclusive com diagnóstico de câncer, não precisam ser operados. É possível observar que alguns deles são caracterizados com baixíssimo risco e precisam apenas de acompanhamento.”

Para Dra. Valéria é importantíssimo alertar os médicos sobre a questão e esclarecer à população sobre a necessidade de se consultar com um endocrinologista. Ele é o profissional qualificado para informar se há a necessidade da retirada da tireoide ou não.  

Ela destaca que tudo começa pelo primeiro ultrassom de tireoide, que gera uma série de procedimentos que poderiam ter sido evitados, e culmina na retirada da tireoide do paciente, obrigando-o a fazer reposição hormonal pelo resto da vida. A médica frisa também que a SBEM e as demais Sociedades Americanas de Endocrinologia pedem uma reflexão sobre o assunto. “O debate no Congresso foi exatamente para levantar o sinal vermelho, estimular a reflexão e nos ajudar a orientar o público sobre a importância do atendimento com o profissional correto.”

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias nódulos tireoidianos

Notícias

Semana Internacional da Tireoide 2020

De 25 a 29 de maio começa mais uma campanha de conscientização sobre as disfunções tireoidianas - a Semana Internacional da Tireoide, que tem como tema Coronavírus e Tireoide. Devido à pandemia, este ano a mobilização será totalmente digital e vários esclarecimentos estão nas redes sociais.

Leia Mais

Notícias

Telemedicina e Covid-19: Parecer SBEM Nacional

A SBEM Nacional divulgou um parecer sobre a decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a utilização da telemedicina durante a pandemia do novo coronavírus. O documento foi elaborado pela Comissão de Ética e Defesa Profissional (CEDP) da Sociedade, que tem como corregedora a Dra. Maite Chimeno.

Leia Mais

Notícias Científicas

Imunoterápicos e Disfunções Tireoidianas

Recentemente foi divulgado um artigo sobre um estudo relacionando o uso de inibidores de checkpoint imunológicos no tratamento do câncer com as disfunções tireoidianas. Os dados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa online, no final de março, que estava agendada para acontecer na reunião anual da Endocrine Society.

Leia Mais