Para Público

22/05/2019 Ações Região Nordeste

Confira as atividades da Semana Internacional da Tireoide 2019 na região Nordeste.

Bahia

Na Bahia, a Regional da SBEM divulgou a campanha em mídia bus e em diversos locais para a população. As ações acontecem até junho. Foram realizadas também atividades em shoppings e na Universidade Federal da Bahia.

Paraíba

Palestra sobre tireoide e gestação foi realizada na sede do Conselho Regional de Medicina, em João Pessoa. Participaram da atividade Estudantes das Ligas de Endocrinologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE). Esses estudantes também auxiliaram em ação no Ambulatório da Maternidade Cândida Vargas ao lado dos endocrinologistas da SBEM PB.

Já no Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, o grupo de endocrinologistas e estudantes da unidade realizaram ação para os pacientes.

Ceará

O lançamento da campanha da tireoide em Fortaleza foi no dia 17 de maio e contou com a participação de alunos das quatro universidades de medicina da região: Universidade de Fortaleza/Unifor, Centro Universitário Christus/ Unichristus, Universidade Federal do Ceará/UFC e Universidade Estadual do Ceará/UECE.

As ações contaram com esclarecimentos e rastreamento de doenças da tireoide e mais de 30 profissionais de saúde, dentre endocrinologistas e acadêmicos de medicina, participaram da atividade. Foram realizados dosagem de TSH e os pacientes que apresentaram suspeita de nódulos foram orientados pela equipe presente.

Além disso, foi realizada uma reunião científica com a presença da Dra. Rosalinda Camargo e a presidente da Regional SBEM CE, Dra. Karina Sodré, concedeu entrevista para TV para divulgação da campanha na região.

Maranhão

Foi realizada campanha educativa na Unidade Materno-Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Além disso, a SBEM MA, em parceria com a Sociedade Maranhense de Ginecologia e Obstetrícia, realizou palestra, no dia 16 de maio, sobre o tema da campanha da tireoide. A Dra. Adriana Caldas foi a palestrante.

Pernambuco

Em Recife, o Dr. Fábio Moura, concedeu entrevista para emissora de televisão e falou sobre a campanha da tireoide. Foram realizadas também ações de orientação no Hospital Agamenon Magalhães e em shopping de Recife. Médicos, residentes, estudantes e diversos profissionais de saúde participaram das atividades.

Piauí

O primeiro evento na região do Piauí aconteceu em Teresina. A atividade foi um workshop de doenças tireoidianas com as Ligas de Endocrinologia da cidade. Ações no Hospital Universitário e no Centro Ambulatorial de Especialidades de Teresina também foram realizadas.

Rio Grande Norte

A SBEM RN promoveu ação no Ambulatório do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e na Maternidade Escola Januário Cicco (UFRN), em Natal.

O mutirão no Hospital Universitário contou com a participação de mais de 80 colaboradores da unidade e ofereceu exames e consultas aos pacientes. Foram colhidos testes de função tireoidiana e exames de USG em pacientes que tiveram nódulos detectados na palpação. A Regional contou com o apoio da Faculdade de Farmácia/Bioquímica. Na Maternidade Escola foram distribuídos panfletos para os pacientes.

Sergipe

Sergipe também participou da campanha da tireoide. Os pacientes do Hospital Universitário da Universidade Federal da região receberam orientações sobre os principais problemas da tireoide durante a gestação.

 
imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias dia internacional da tireoide Semana Internacional da Tireoide Tireoide e Gestação

Notícias

Câncer Medular de Tireoide

Câncer medular de tireoide foi o tema abordado no recente artigo do Blog da Comissão de Valorização de Novas Lideranças da SBEM. O material foi produzido pela Unidade de Tireoide do Hospital das Clínicas, de Porto Alegre, e contou com a contribuição do diretor do Departamento de Tireoide, Dr. Rafael Scheffel, e da Dra. Ana Luiza Maia, ex-membro da diretoria. 

Leia Mais

Notícias

Dia do Endocrinologista 2019

Hoje, 1° de setembro, é Dia do Endocrinologista. A celebração da data este ano é ainda mais especial para os especialistas. O Projeto de Lei, referente à oficialização da data, foi aprovado no dia 27 de agosto, em reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e segue para Câmara dos Deputados.

Leia Mais

Eventos científicos

CBAEM: Prêmio AE&M Professor Thales Martins

O tema tireoide está sendo debatido em várias palestras do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, e na manhã do terceiro dia do evento, um trabalho sobre a área foi premiado no congresso: “Diagnostic utility of DREAM gene mRNA levels in thyroid tumours”.

Leia Mais