EBT

11/04/2018 Prêmio EBT 2018

Um dos destaques do Encontro Brasileiro de Tireoide é o Prêmio EBT de Pesquisa e Liderança, um reconhecimento ao endocrinologista que contribui de forma significativa para a tireoidologia brasileira. A homenageada da 18a edição será a Dra. Ana Luiza Maia, presidente eleita da Sociedade Latino-Americana de Tireoide (2017-2019), ex-presidente do Departamento de Tireoide (Gestão 2002-2005) e atualmente membro da diretoria.

A especialista, que é Professora Titular de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e chefe da Unidade de Tireoide do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, apresentará a Conferência de Abertura: “A fascinante viagem translacional no mundo da tireoide: bench to bedside”. A palestra será no dia 19 de abril. O Dr. José Augusto Sgarbi, presidente da Comissão Científica do EBT 2018 e vice-presidente do Departamento de Tireoide, fará a introdução.

Muito emocionada, Dra. Ana Luiza afirma que está muito honrada de ter sido lembrada. Para ela, a importância do Prêmio fica ainda mais evidente quando se observa a lista dos contemplados do passado, que pode ser conferida na página Prêmio EBT. “Fiquei muito feliz quando recebi a notícia. O prêmio é um reconhecimento pela contribuição científica e liderança na tireoidologia brasileira, e ser homenageada com esse tipo de reconhecimento é motivo de grande orgulho. Espero corresponder inspirando gerações futuras, do mesmo modo que fui inspirada pelos colegas que me antecederam.”

Ao falar sobre a colega, Dr. Sgarbi destacou suas qualificações e enfatizou que ela representa o melhor do pensamento científico da tireoidologia nacional, agregando valores de seriedade e ética à profissão. “Dra. Ana Luiza Maia tem uma extensa produção científica, com contribuições relevantes à prática clínica no tratamento do hipertireoidismo de Graves, no entendimento da fisiopatologia da síndrome do doente eutireoidiano e no diagnóstico molecular do MEN 2. Participou ativamente na elaboração das diretrizes nacionais do hipertireoidismo, câncer e nódulos de tireoide e do carcinoma medular de tireoide, além dos "guidelines" para abordagem do hipertireoidismo da Associação Americana de Tireoide. Com certeza é merecedora do Prêmio, o qual fortalece o EBT, o Departamento de Tireoide da SBEM e toda a endocrinologia brasileira.”

O EBT 2018 acontece entre os dias 19 e 22 de abril, em Campos do Jordão. As novidades sobre o evento estão sendo divulgadas aqui no site e nas demais redes socais do Departamento (Twitter e Facebook). As informações estão organizadas na página do EBT 2018.

A presidente do Encontro é a Dra. Célia Nogueira, que também está à frente do Departamento de Tireoide. O Dr. Danilo Villagelin é o responsável pela Comissão Organizadora.



imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias EBT 2018 Prêmio EBT 2018

Notícias

III Curso de Carcinoma Medular da Tireoide

Carcinoma medular da tireoide será tema de curso promovido pelo Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOCP), que acontece no dia 24 de novembro, em São Paulo. Essa será a terceira edição do Curso de Carcinoma Medular da Tireoide (CMT) e terá a participação da Dra. Fernanda Vaisman, que faz parte da nova diretoria do Departamento de Tireoide da SBEM para o Biênio 2019-2020.

Leia Mais

Eventos científicos

Tireoide na Web: Próxima Edição

No final de setembro acontece mais uma edição do Projeto Tireoide Novas Tendências, que é apresentado no formato de Webmeetings. As próximas aulas online estão marcadas para o dia 25 de setembro, das 20h às 21h30, e abordam situações especiais.

Leia Mais

Para Público

Screening Nódulos Tireoidianos

Nódulo na tireoide foi um dos temas discutidos durante o 33° CBEM, em agosto, em Minas Gerais. O assunto foi abordado pela Dra. Valéria Guimarães, ex-presidente da SBEM Nacional. A médica falou sobre o momento de reflexão acerca do excesso de screening da tireoide e da importância do acompanhamento da população com o endocrinologista.

Leia Mais