Skip to main content

Pelo segundo ano consecutivo, o Departamento de Tireoide da SBEM será contemplado com o Prêmio Professor Waldemar Berardinelli, dos Archives of Endocrinology and Metabolism – AE&M. A cerimônia acontecerá na abertura do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia 2015, em Vitória, dia 12 de agosto, às 8h.

Estarão presentes o editor-chefe dos AE&M, Dr. Marcello Delano Bronstein e o presidente da SBEM Nacional, Dr. Alexandre Hohl. Também no evento, haverá a distribuição do Suplemento Especial do AE&M, com trabalhos apresentados durante o CBAEM 2015, no Espírito Santo.

Uma das autoras do trabalho, Dra. Tayane Muniz Fighera, comentou sobre o trabalho.

– “A injeção percutânea de etanol é um método seguro e eficaz para tratamento de nódulos de tireoide, porém ainda pouco utilizado no Brasil. Nossos resultados mostram que a escleroterapia é bem tolerada e pode ser considerada como uma alternativa a cirurgia em casos selecionados. Este estudo contou com o trabalho de toda equipe do departamento de tireoide do SEMPR (Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Paraná), incluindo pacientes do ambulatório de tireoide que eram submetidos a aplicação de etanol. O acompanhamento clínico destes pacientes por 2 anos mostrou redução dos nódulos em 70% dos casos, além da normalização do TSH em 54%  dos pacientes com nódulos hiperfuncionantes. A conquista deste prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido em nosso serviço, além de uma oportunidade de compartilhar nossa experiência com este método de tratamento.”

Trabalhos Premiados

  • Prêmio AE&M 2014 (Professor Thales Martins), como melhor trabalho publicado na Área Básica: “Maternal obesity and late effects on offspring metabolismo”, da autoria de Daniele Sá Vido, Mariana Bocca Nejm, Neila Ribeiro Silva, Sylvia Maria Affonso Silva, Sérgio Luiz Cravo, Jacqueline Luz, Vol 58(3): 301-7.
  • Prêmio AE&M 2014 (Professor Waldemar Berardinelli), como melhor trabalho publicado na Área Clínica: “Evaluation of percutaneous ethanol injections in benign thyroid nodules “da autoria de Camila Luhm Silva Perez, Tayane Muniz Fighera, Fabiola Miasaki, Cleo Otaviano Mesa Junior, Gilberto Jorge da Paz Filho, Hans Graf, Gisah Amaral de Carvalho” Vol 58(9):912-7.

A Comissão Julgadora do Prêmio é composta pelos seguintes especialistas: Editor-chefe, Dr. Marcello D. Bronstein, e coeditores, Bruno Ferraz, Francisco Bandeira, Lício Velloso, Melanie Rodacki, Monica Gadelha, Nina Musolino, Poli Mara Spritzer, Ricardo Meirelles, Rui Maciel, Sergio Dib e Tânia Bachega.