SBEM
Departamento de Tireóide

Departamento de Tireoide
da Sociedade Brasileira
de Endocrinologia e Metabologia

Destaques

Notícias

Dia 25 de Maio é o Dia Internacional da Tireoide

Presidente do Departamento de Tireoide, Dra. Carmem Cabanelas, envia mensagem pelo Dia Internacional da Tireoide. O Departamento realizou diversas ações este ano, incluindo as redes sociais, como Facebook e Youtube.

Leia Mais

Para Público

Disciplina Controla Hipotireoidismo

Melq Ferreira é preparador físico de atletas de surf e personal trainer, na cidade de Fortaleza (CE). Ele tem 41 anos e descobriu um bócio nodular na tireoide, aos 20. Na época, submeteu-se à cirurgia para retirada do bócio e, desde então, segue o tratamento para o hipotireoidismo.

Leia Mais

Para Público

Vencendo o Câncer na Tireoide

Com apenas 12 anos, a nadadora do juvenil do Flamengo, Giovanna Pannain, foi vitíma de um Câncer na Tireoide. Através de uma cirurgia, tratamentos e força de vonta a jovem superou a fase e é exemplo de esforço e persitência. Confira a matéria. 

Leia Mais

Notícias

Dia Internacional da Tireoide

O dia 25 de maio é o “Dia Internacional da Tireoide”. Desde 2009 são organizadas campanhas informativas, por diferentes sociedades médicas e não médicas, com o objetivo de orientar pacientes e familiares sobre as doenças tireoidianas. A campanha nacional deste ano, escolhida pelo Departamento de Tireoide da SBEM, tem como tema Tireoide e Esportes. Folhetos, vídeos e mensagens sobre o tema estão sendo publicados nas redes sociais.

Leia Mais

Eventos

<      >

Para Público

04/05/2011 Perguntas e Respostas: Sintomas

NovoEnjoos

Gostaria de saber pq ando tão enjoada. Tenho todos os sintomas de gravidez, mas fiz o beta HCG e deu negativo. Esse sintomas também fazem parte do hipertiroedismo?

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: O hipertireoidismo pode ser acompanhado de sintomas do trato digestório. Porém, se os sintomas forem importantes, o endocrinologista e o ginecologista deverão ser consultados.

NovoHipotireoidismo

Tenho praticamente todos os sintomas de hipotireoidismo, mas sempre que faço exames não consta nada.Todos os médicos por que passei ficam pensativos, pois minha familia inteira por parte de mãe, com raras exceções masculinas, tem problemas na tireoide (hipo/hiper).

Tenho me sentido muito mal ultimamente, muito cansaço e fraqueza, às vezes não consigo segurar uma panela. Estou acordando constantemente com os olhos inchados, muito sono durante o dia. (Solange)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Os sintomas do hipotireoidismo são muito inespecíficos. Ou seja, uma série de problemas de saúde pode cursar com sintomatologia semelhante. Além do endocrinologista, um clínico geral deverá ser consultado para exclusão de outras possibilidades diagnósticas. Uma boa opção, se disponível próximo ao domicílio, são os serviços universitários.


Tenho 35 anos e estou desconfiada que esteja com hipotireoidismo, pois ultimamente tenho muita sonolência (no dia),  quando acordo pareço mais magra, às vezes sinto palpitação ao deitar-me e tenho alteração no humor. Além disso estou ganhando peso a cada dia . Já fiz o exame T3 e T4 há 6 meses e não apresentou nada. Mesmo assim, gostaria de saber se tenho pré disposição para a doença. Porque o quanto antes for diagnosticado, melhor. (Rita Rosane)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Converse com seu médico sobre se existe necessidade de repetir os exames e, talvez, acrescentar outros. Caso todos estejam normais, outros motivos para as queixas poderiam ser investigados.

 NovoAumento de Peso
Os motivos de meu contato são as várias dificuldades que encontro por ter essa doença. Descobri em novembro do ano passado, depois de já ter feito uma série de coisas tanto para emagrecer, quanto para tentar entender o que se passava comigo.
Hoje, ainda não sei o nome de minha doença, tomo remédio, mas ainda não me sinto melhor e não paro de engordar.De 68kg estou pesando 110kg e preciso de ajuda. Vestia 40 e hoje visto 50, 52, fora uma série de outros problemas trazidos por todo este aumento de peso.
Preciso pelo menos de mais informação, principalmente porque queria muito ter outro bebê e sei que assim ainda não posso. Não tenho plano de saúde e me sinto perdida! (Cátia)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto:Existem várias doenças que podem cursar com obesidade. Se o tratamento já está sendo realizado é porque os médicos já devem ter descoberto o tipo de doença apresentada. Infelizmente, não foi citado o nome da mesma no e-mail, o que impossibilita o fornecimento de maiores informações. Talvez os hospitais públicos ligados às universidades possam representar uma opção para a avaliação e tratamento do seu caso

Olá! Eu tive um aumento de peso muito rápido. A médica passou o tsh t4l. O resultado deu 3.09 e t4l deu 1.07. Estou ansiosa para saber se eu estou ou não, pois meu cabelo cai muito e tenho enjoos etonturas. Estou muito nervosa.. (Joana Darc)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Infelizmente, não foram enviados os valores de normalidade e estes podem variar de um laboratório para outro. Porém, grosseiramente, os hormônios tireoideos não parecem alterados. Converse com seu médico sobre a necessidade ou não de investigação de outras causas para as queixas apresentadas.

Fui uma criança obesa, sempre tive dificuldade em perder peso, tive problemas de ovário policístico, menstruação desregulada e aos 34 anos tive câncer de tireioide. Fiz retirada total e iodoterapia, engravidei apos cinco meses da iodo, estava com 100kg e engordei apenas 11 nos 9 meses. Após o parto voltei aos 100kg, isto foi em 2005. Em 2007 fui a 112 kg, os nódulos voltaram. Fiz um tratamento para emagrecer a base de medicamentos e perdi 28 kg. Parei em novembro 2009 porque fiz novamente o PCI e tive que fazer a dieta pobre em iodo por 45 dias e ficar sem o t4. Os nódulos permanecem, porem estou com 122kg. Tenho dores nas articulações, surgiu um neuroma de morton no 2º dedo do pe esquerdo, tenho fortes dores nas mãos, joelhos, pé e  tendinite nas duas mãos, tenho famoso cotovelo de tenista, pele cheia de acne, unhas fracas, cabelo ressecado, sono, cansaço, olhos lacrimejantes e ressecados, ronco, depressão, desanimo para o trabalho, memória fraca,minha gordura abdominal e predominante, e para completar tudo isto tenho miomas subserosos. Gostaria de obter ajuda e saber que tipo de tratamento eu possa fazer para minimizar este quadro, e me fazer perder este indesejaveis quilos.O que ha de novo na medicina? Existe algum tratamento ou grupo de apoio para o meu caso? (Monica)

 Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Aparentemente, existem alguns problemas endócrinos e outros, não endócrinos. Não ficou claro, na colocação, se os nódulos que apareceram novamente eram no pescoço ou não. De qualquer forma, devido à complexidade das queixas, e aos vários problemas relatados, talvez a melhor opção seja a procura do hospital universitário mais próximo de sua casa, pois, provavelmente, serão necessários vários profissionais para auxiliá-la (endocrinologista com experiência em tumores de tireóide, ortopedista, nutricionista, psicólogo)

Manchas na Pele
Problemas na tireoide podem  levar a pessoa a ter perda de peso muito rápido, queda de cabelo e manchas na pele? (Claudia)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Sim, dependendo do problema de tireoide apresentado, pode haver queda de cabelos e perda rápida de peso. As manchas na pele não são comuns mas podem ocorrer, dependendo do distúrbio associado ao problema de tireoide.
 

Pressão Arterial
Em exames feitos há três anos, verificou-se que tenho esta disfunção (hipotireoidismo). A minha dúvida é a seguinte: pode uma pessoa ter sintomas do hipo quanto do hipertiroidismo? Pois eu apresento sonolência, depressão, cansaço, desânimo e, também, quando ando, sinto como se aumentasse o ritmo cardíaco. Sinto pressão no peito e também um pouco de ardência. A minha pressão arterial, que era baixa, passou a ser alta. Isso é "normal"? (Edilene)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto
: A pressão arterial elevada não costuma ser normal e deve ser avaliada quanto à sua real presença e necessidade de tratamento. Além disso, a eventual necessidade de uma avaliação cardiológica deve ser discutida com seu médico. Quanto aos sintomas descritos, a maioria deles lembra hipotireoidismo mesmo.


Tremores

Tenho 26 anos e tenho casos na família com hipertireoismo; mãe e duas irmãs. Estou começando a sentir os mesmos sintomas que elas sentiram no início da doença, mas ainda não fiz exame para diagnosticar.
Porém, meu corpo treme inteiro, além das mãos: isso também pode ocorrer? (Magda Maria)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Os tremores fazem parte de grande porcentagem dos quadros de hipertireoidismo. Procure rapidamente um endocrinologista para fazer os exames clínico e laboratoriais necessários, e esclarecer  se existe ou não disfunção tireóidea.

Depressão ou Problemas na Tireoide?
Estou sentindo muito desânimo, fraqueza, sofro de depressão e ansiedade. Sinto que não tem nada a ver com a depressão. Pode ser a glândula tireoide? Grata. (Cássia)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto:
As queixas apresentadas podem sim ter a ver tanto com problemas relacionados à tireoide como também com outros relacionados a vários outros distúrbios, físicos ou emocionais. Os relacionados à glândula podem ser prontamente esclarecidos pelas dosagens dos hormônios relacionados à mesma Converse com seu médico quanto à necessidade ou não da solicitação dos mesmos.

Sintomas Continuam
Tomo medicamento, há cinco anos, para hipotireoidismo, mas continuo sentindo todos os sintomas de uma pessoa que tem hipotiroidismo e que não toma medicamento. Sinto, por exemplo, muito cansaço, esgotamento físico, queda de cabelos, constipação etc. O que ocorre se os exames de sangue estão normais? (Márcia)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Os sintomas de hipotireoidismo podem confundir-se com os de uma série de outros problemas, tais como anemia ou depressão. Se os exames da tireoide estão normais, um primeiro passo é uma consulta com um clínico geral para avaliar a necessidade de investigação de outros problemas de saúde. Caso não sejam evidenciados outros problemas, o seu endocrinologista deve ser consultado sobre a indicação ou não de investigar-se a resistência aos hormônios tireóideos, o que se constitui em entidade muito rara.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Para Público perguntas respostas tireoide sintomas

Topo Volta  © 2010 Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM