SBEM
Departamento de Tireóide

Departamento de Tireoide
da Sociedade Brasileira
de Endocrinologia e Metabologia

Destaques

Notícias

Nova Diretoria Assume em Janeiro

Durante o 31º CBEM, foram realizadas as eleições para a gestão 2015/2016 para a Diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), bem como seu Conselho Fiscal e Departamentos. À frente do Departamento de Tireoide estará a Dra. Gisah Amaral (foto). Confira os outros integrantes da chapa.

Leia Mais

10 Coisas Sobre Tireoide

Com forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço. Quando ela não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo,  ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Confira as 10 coisas que você precisa saber sobre tireoide.

Leia Mais

Tireoide no CBEM 2014

A trigésima primeira edição do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia aconteceu em Curitiba (PR), entre os dias 5 e 9 de setembro. O CBEM 2014 reuniu 4 mil participantes. Na ocasião, houve, ainda, a eleição para a Diretoria da SBEM, Conselho Fiscal e Departamentos para a gestão 2015/2016.

Leia Mais

Os Atletas e as DisfunçõesTireoidianas

Em ano de Copa do Mundo os olhares de diversas pessoas no planeta estão voltados para diversos jogadores em nosso país. Contudo, bate a dúvida: será que atetlas com disfunções tireoidianas podem participar de competições? O Dr. Mario Vaisman fala sobre o assunto e revela alguns mitos. Confira o vídeo. 

Leia Mais

Notícias

Resultados do Dia Internacional da Tireoide

Este ano, o Departamento de Tireoide da SBEM organizou uma importante campanha pelo Dia Internacional da Tireoide. O trabalho foi realizado nos meses de abril e maio. Veja alguns resultados alcançados.

Leia Mais

Eventos

<      >

Para Público

04/05/2011 Perguntas e Respostas: Diversos

Anemia
Estou com anemia, posso tomar a dosagem do iodo radiativo?

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: A depressão da medula óssea é considerada contra-indicação relativa para a administração de atividades elevadas do iodo radioativo. Assim, antes do procedimento, devem ser conhecidas, entre outras coisas, a causa da anemia e a dose que será recebida. Converse com o médico que indicou o procedimento sobre suas dúvidas. Atenciosamente, Gláucia.

Tintura de Cabelo
Tenho hipertireoidismo! Posso pintar o cabelo, ou corro algum risco? (Thais)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Embora as tinturas possam conter iodo em sua constituição, elas não são, rotineiramente, contra-indicadas em pacientes com hipertireoidismo. Porém, as condições gerais e os tratamento da paciente devem ser avaliados pelo seu médico assistente, antes de tais procedimentos. Por exemplo, caso esteja sendo programado exame ou terapia com radioiodo, a tintura deveria ser evitada, pois poderia prejudicar a realização dos mesmos.  

Exames no SUS
Por favor, gostaria de saber se os exames dos hormônios de tireóides, feitos pelo SUS, são gratuitos, ou são cobradas algumas taxas? Se são gratuitos, por que alguns municípios cobram taxas que variam de 50,00 a 80,00 reais? A cobrança dessas taxas é ilegal? (Fabiana)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto
: Os serviços prestados pelo SUS são gratuitos. Não temos informações suficientes para responder aos demais questionamentos.


Radiologia
Tenho tireoidite de Hashimoto, e estou fazendo um curso técnico de radiologia. Posso continuar fazendo esse curso, mesmo com a radiação? (Ana Paula)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto
: Em um primeiro momento, não haveria, do ponto de vista tireóideo, contra-indicação formal para a realização deste curso, desde que estejam sendo seguidas as normas de radioproteção exigidas pelos órgãos competentes (CNEN, Anvisa, entre outros).   

Excesso de Pelos

Tive um diagnóstico de hipertireoidismo com bócio multinodular aos 16 anos e, até os 20 anos, fiz tratamento com remédios. Nesse período, houve um aumento considerável de pelos por todo o corpo. Fui operada (tireoidectomia subtotal) há cinco anos. Hoje, graças a Deus, meu exame de TSH/T3/T4 está normal, sem o uso de medicamentos. Porém, esses pelos decorrentes do tratamento não se normalizaram e me incomodam bastante. Esse crescimento excessivo seria causado pelo uso de medicamentos (na época)? Por que, mesmo tendo hoje uma tireoide saudável, ainda tenho esse problema? Existe tratamento (sem ser depilação a laser) que normalize o crescimento dos pelos? (Kelly)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Os remédios utilizados para tratar o hipertireoidismo não costumam induzir aumento de pelos. Da mesma forma, sua tireoide, a qual se encontra inclusive, atualmente, sem disfunção, não parece ser a responsável pelos mesmos. Provavelmente, estes se devem a outros distúrbios endócrinos os quais devem ser investigados e, se confirmados, tratados adequadamente, por um endocrinologista com experiência na área. Caso não sejam diagnosticados outros distúrbios endócrinos, o tratamento se constitui em medidas locais com a orientação de um dermatologista.  

Manchas na Perna
Tenho hipotireoidismo e faço tratamento, porém minhas pernas apresentam algumas manchas vermelhas - até o dorso do pé. Há relação com o distúrbio da tireóide ou não? Devo investigar como? (Vanessa)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Dependendo da causa do hipotireoidismo, ou da presença de outras doenças associadas, pode sim haver relação com a doença tireóidea.  Dose os hormônios tireóideos e converse com o seu endocrinologista sobre se os mesmos estão normais ou não e procure um dermatologista para uma investigação mais acurada das alterações em MMII.


Crescimento
Tenho uma filha com 11 anos, 30 quilos e 1,41m. Eu tenho 1,60m e hipotireóide. Recentemente, a pediatra solicitou os exames de sangue relacionados à tireóide e à menstruação (minha filha ainda não ficou menstruada). Os resultados deram dentro dos padrões normais. A curva de crescimento de minha filha aponta a minha altura. Passei pela médica endocrinologista e ela pediu-me novamente os exames da tireoide  e os hormônios do crescimento. Todos deram dentro dos padrões normais.
A médica disse que pode indicar um problema de hipo futuro. Por estar em fase de crescimento, ela receitou 12,5 mg/dia de hormônio. Minha dúvida: minha filha, não tendo ainda hipotireoidismo, e passando a tomar essa dose diária, apresentar o problema, dentro de um ano, se eu suspender a medicação? Ou seja, vou acelerar esse processo, sendo que eu nem sei se isso vai acontecer? Como ter tanta certeza? Como o crescimento é um fator muito importante, não sei o que decidir. (Eliana)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto
: Se a tiroxina livre e o TSH estiverem dentro dos valores normais e não há outras alterações tireóideas, não haveria indicação formal, no momento, para a reposição com hormônio tireóideo. Apenas pelo nível de tiroxina livre, é muito difícil prever a evolução para hipotireoidismo. O crescimento deve ser acompanhado de perto para averiguar-se qualquer desvio da curva, observando-se o desvio-padrão em relação à idade e à velocidade de crescimento, associados às características puberais. Os endocrinologistas e pediatras, normalmente, conhecem estes métodos. Caso surjam alterações, uma investigação mais profunda deveria ser realizada, por endocrinologista habilitado.


Alteração Textural  
Gostaria de saber o que é alteração textural difusa na tireoide. (Iara)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: O tecido tireoidiano normal apresenta uma estrutura característica que pode ser percebida por exames de imagem como a ultrassonografia. Já é conhecido, durante a realização deste exame, qual o aspecto ultrassonográfico esperado ou normal. Algumas vezes, durante o exame, é observado que o tecido tireóideo encontra-se alterado em toda a sua extensão ou superfície, geralmente não delimitando nódulos em particular. Neste casos, muitas vezes, o ultrassonografista  descreve como “alteração textural difusa”.


Ortomolecular
Gostaria de saber a opinião de vocês quanto ao tratamento mais natural para distúrbios da tireóide, como o uso de L-tirosina, manganês, zinco, magnésio, fósforo e iodo. Sempre ouvi falar bem dos tratamentos ortomoleculares, mas tenho dúvidas se realmente valem a pena. (Luciana)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: As disfunções tireóideas são classificadas em hiper e hipofunções. As primeiras podem ser tratadas com medicamentos específicos, com iodo radioativo e/ou com tireoidectomia. As hipofunções costumam ser tratadas com reposição com medicamento que é equivalente a um dos hormônios produzidos pela glândula tireóidea: a levotiroxina (T4). Não temos experiência com tratamentos ortomoleculares.  

Horário
Não tenho a tireoide há 10 anos. Gostaria de saber se posso tomar o hormônio em outro horário, pois acordo muito cedo e fica complicado tomar com uma hora de antecedência. Gostaria de saber se tem outro horário em que é permitido. Estava pensando em tomar antes de dormir, pode? (Adriano)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto:O ideal para a tomada da levotiroxina é em jejum, pela manhã. Se você não consegue aguardar uma hora, poderia tentar tomá-la, pelo menos, meia hora antes do café da manhã.

Desejo Sexual da Mulher
Preciso de esclarecimento e consultei o vosso site. Há 15 anos, foi-me diagnosticado um carcinoma da tireoide. Fiz a remoção total, através de duas cirurgias. Há 15 anos tomo medicação (dois comprimidos e meio) por dia. Sinto sempre alguns sintomas do hiportireodimo (cansaço, irritabilidade, pulsação acelerada, muito apetite, mesmo sendo magra), mas nada de anormal, desde que respeite a medicação. Faço revisões anuais e há três anos os níveis estão estáveis. Há oito meses comecei a sentir uma diminuição do apetite sexual. Atualmente, não tendo qualquer apetite, tenho um ótimo relacionamento, um ótimo emprego e não vejo causas emocionais para esta disfunção sexual, até porque sempre tive muito apetite sexual. Gostaria que me informasse se pode dever-se à medicação, ou seja, a alteração hormonal gostaria que me ajudasse. (Cristiana)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: As alterações do apetite sexual, principalmente na mulher, podem ser provocadas por uma série de fatores e, inclusive, os hormonais.  Do ponto de vista dos hormônios da tireoide, seria interessante checar se, com a atual dose de levotiroxina, os níveis séricos dos hormônios tireoideos estão normais ou alterados. Se estiverem normais, é pouco provável que sejam a causa da queixa relatada. Então, um ginecologista deveria ser consultado para averiguar a necessidade de uma investigação adicional que incluiria os hormônios da esfera sexual.

Consultas
Minha filha tem 28 anos e precisa de tratamento da tireóide. Como podemos ser paciente
pelo SUS? Obrigada. (Edna)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: O Posto de Saude mais proximo de sua residência deve ser procurado e o medico assistente consultado. Ele pode averiguar a necessidade de encaminhamento para o especialista e indicar as providências cabíveis.

NovoProfissões
Olá, gostaria de saber quem tem hipo ou hipertiroidismo pode trabalhar como tecnico de RX?

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Desconheço a existência de contra-indicação específica. Contudo, o grau de controle das disfunções e a presença de co-morbidades associadas devem ser consideradas no exercício de qualquer atividade professional.  Atenciosamente, Gláucia.

Hola amigos, quiero saber donde puedo llevar a un paciente que sufre de Tiroides, ella es de Asunción Paraguay y quiere una opinión de algún profesional médico Brasilero, de antemano muchas gracias.
(Sergio)

 Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Não sei quais as implicações legais e procedimentos necessários, para consultas realizadas no Brasil, para pacientes de outros países. Porém, os estados mais próximos de Asunción são Mato Grosso do Sul ou Paraná. No site da SBEM – Regional Paraná consta os nomes de profissionais endocrinologistas, por cidade. Atenciosamente, Gláucia.

Estudos

Gostaria de saber como faço para participar de um grupo de estudo sobre Tireoide ou Ovários Policisto. (Carla)

Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Temos conhecimento de grupos que se reúnem para discutir doenças tireoidianas. Geralmente, estes grupos são compostos por profissionais das áreas da saúde e da pesquisa básica, com foco em ciências biológicas. Assim, informações deveriam ser fornecidas pela internauta sobre sua área de conhecimento e sobre a cidade de interesse.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Para Público perguntas respostas tireoide

Opiniões dos Leitores

Topo Volta  © 2010 Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM