Skip to main content
Em destaque

Nova Diretoria do Departamento

By 21 de março de 2013julho 9th, 2020No Comments

Dra. Carmen Cabanelas Pazos de Moura é a nova presidente do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).  A especialista é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.

De acordo com a médica, a atual diretoria tem como maior expectativa poder dar continuidade às gestões dos que as antecederam.

“Esperamos poder contribuir para aprofundar um aspecto singular do Departamento de Tireoide, que é a interação entre os pesquisadores básicos e clínicos, médicos e não médicos. Essa interação tem resultado em pesquisas translacionais de grande relevância, no tratamento e diagnóstico das doenças tireoideanas”, explica Dra. Carmen.
Um segundo objetivo é ampliar a interação com a sociedade no campo da divulgação científica na área de tireoide. “Creio que a informação de qualidade é uma expectativa da sociedade em geral com relação às entidades científicas. Nesse contexto, as campanhas de esclarecimento sobre as principais doenças tireoidianas, como hipotireoidismo e nódulo de tireoide, são bastante eficientes”, diz a especialista.

Outro plano é o de dar continuidade à participação na vigilância das politicas públicas que regem a iodação do sal de cozinha. “Essa, sem dúvida, é a maior contribuição que o Departamento de Tireoide pode dar ao desenvolvimento humano e econômico da nossa população”, opina a presidente. “Por fim, apoiar e participar na constante formação- atualização dos endocrinologistas clínicos, por meio de diferentes veículos e formas de educação continuada”, completa.

Confira a nova composição do Departamento de Tireoide:

  • Presidente: Dra. Carmen Cabanelas Pazos de Moura
  • Vice-presidente: Dra. Gisah Amaral
  • Secretária: Dra. Celia Nogueira

Diretores:

  • Dra. Ana Luiza Silva Maia
  • Dra. Janete Maria Cerutti
  • Dra. Laura Stein Ward
  • Dra. Rosalina Camargo