Para Público

05/07/2018 Julho Verde: Câncer de Cabeça e Pescoço

O mês de julho é de conscientização para o câncer de cabeça e pescoço. A data é lembrada no dia 27 de julho e este ano o tema escolhido foi: Quem Ama Inclui - #EntreNessa. A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (parceira do Departamento de Tireoide na Semana Internacional) e da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG).

A mobilização tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce dos tipos de câncer de cabeça e pescoço. A Dra. Célia Nogueira, presidente do Departamento de Tireoide da SBEM, destacou a importância da campanha. Para ela, a parceria é fundamental. “Trabalhamos para a sociedade e devemos alertar sobre as doenças, sua incidência e prevenção. Apoiamos e estamos juntos na campanha Julho Verde: câncer de cabeça e pescoço.”

Para o presidente da SBCCP, Dr. Luís Eduardo Barbalho de Melo, a Campanha Julho Verde é a oportunidade de trazer ao conhecimento da população a realidade da prevalência desse tipo de câncer no país.

A Campanha abrange todo o Brasil com ações de orientação à população e distribuição de folhetos informativos sobre o tema.  A divulgação está sendo feita tanto online (site e redes sociais da SBCCP e ACBG) quanto offline.

Tipos de Câncer de Cabeça e Pescoço

Os tumores de cabeça e pescoço atingem boca, língua, palato mole e duro (céu da boca), gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, seios nasais e a tireoide.

O tipo de câncer de tireoide mais comum é o carcinoma papilífero (75% a 90% dos casos diagnosticados). Ele atinge em sua grande maioria as mulheres e a idade mais frequente é entre 30 e 50 anos. A taxa de cura para este tipo de câncer é alta, chegando a quase 100%.

Para saber mais sobre câncer de tireoide leia aqui.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias Julho Verde câncer de cabeça e pescoço

Notícias

Nova Reitora da UFRJ Toma Posse em Brasília

A Dra. Denise Pires de Carvalho, ex-presidente do Departamento de Tireoide da SBEM e da Sociedade Latino Americana de Tireoide, assumiu oficialmente, nesta terça-feira, 2 de julho, a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A médica é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora na instituição.

Leia Mais

Eventos científicos

Webmeeting: Disfunções Tireoidianas na Gestação

No mês que marca a Semana Internacional da Tireoide o assunto tratado no próximo Webmeeting será baseado no tema da Campanha deste ano. No dia 28 de maio, às 21h, a Dra. Maria Izabel Chiamolera e o moderador Dr. João Maciel Martins falarão no programa sobre atualização em disfunções tireoidianas na gestação.

Leia Mais

Para Público

Ações Região Norte

Confira as atividades da Semana Internacional da Tireoide 2019 na região Norte.

Leia Mais