Para Público

05/07/2018 Julho Verde: Câncer de Cabeça e Pescoço

O mês de julho é de conscientização para o câncer de cabeça e pescoço. A data é lembrada no dia 27 de julho e este ano o tema escolhido foi: Quem Ama Inclui - #EntreNessa. A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (parceira do Departamento de Tireoide na Semana Internacional) e da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG).

A mobilização tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce dos tipos de câncer de cabeça e pescoço. A Dra. Célia Nogueira, presidente do Departamento de Tireoide da SBEM, destacou a importância da campanha. Para ela, a parceria é fundamental. “Trabalhamos para a sociedade e devemos alertar sobre as doenças, sua incidência e prevenção. Apoiamos e estamos juntos na campanha Julho Verde: câncer de cabeça e pescoço.”

Para o presidente da SBCCP, Dr. Luís Eduardo Barbalho de Melo, a Campanha Julho Verde é a oportunidade de trazer ao conhecimento da população a realidade da prevalência desse tipo de câncer no país.

A Campanha abrange todo o Brasil com ações de orientação à população e distribuição de folhetos informativos sobre o tema.  A divulgação está sendo feita tanto online (site e redes sociais da SBCCP e ACBG) quanto offline.

Tipos de Câncer de Cabeça e Pescoço

Os tumores de cabeça e pescoço atingem boca, língua, palato mole e duro (céu da boca), gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, seios nasais e a tireoide.

O tipo de câncer de tireoide mais comum é o carcinoma papilífero (75% a 90% dos casos diagnosticados). Ele atinge em sua grande maioria as mulheres e a idade mais frequente é entre 30 e 50 anos. A taxa de cura para este tipo de câncer é alta, chegando a quase 100%.

Para saber mais sobre câncer de tireoide leia aqui.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias Julho Verde câncer de cabeça e pescoço

Notícias

Seminário Mitos e Fatos da Tireoide

Oficialmente a Semana Internacional da Tireoide foi encerrada no dia 27 de maio. Porém, algumas atividades tiveram que ser adiadas devido a greve que aconteceu no país. Por isso, o Seminário Mitos e Verdades sobre a Tireoide será realizado no próximo dia 25 de junho, no CREMERJ. O evento é promovido pelo Departamento de Tireoide e pela Regional da SBEM Rio de Janeiro.

Leia Mais

Para Público

Ações da Campanha

As ações da Semana Internacional da Tireoide acontecem por todo o país desde o início de maio. As atividades estão sendo realizadas em diversos pontos diferentes das cidades: shoppings, parques, hospitais, universidades etc. Veja as fotos das ações.

Leia Mais

Para Público

Ações das Regionais da SBEM

As ações para lembrar a Semana Internacional da Tireoide começaram a ser realizadas em todo o país. Oficialmente a semana de conscientização tem início no dia 21 de maio, mas as Regionais da SBEM deram início às atividades no último fim de semana (19 e 20 de maio). Com o tema “Mitos e Verdades sobre a Tireoide”, a Semana Internacional vai até o dia 27 de maio. Confira as ações.

Leia Mais