Estará encerrado no dia 28 de fevereiro o recebimento de projetos de pesquisa na área de tireoide. O edital do fomento foi divulgado em setembro do ano passado. Os interessados deve ficar atentos a data de envio. ![]()
Alguns médicos e pacientes percebem mudança no controle do hipotireoidismo ao se usar marcas diferentes de levotiroxina. Por que isso acontece? Dra. Laura Ward, endocrinologista especialista em doenças da tireoide, fez um estudo para esclarecer a questão. ![]()
A Genzyme emitiu mais um comunicado à comunidade médica e aos pacientes sobre a disponibilidade do Thyrogen no Brasil. De acordo com o texto, a empresa recebeu mais dois lotes do produto e estima que a quantidade deverá ser suficiente para suprir a necessidade do mercado até o final de abril de 2012. ![]()
A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela também produz hormônios que garantem o equilíbrio do organismo. Tire suas dúvidas e aprenda como fazer o autoexame. Basta um espelho e um copo d'água. ![]()
05/03/2009
Hipertireoidismo em Evidência
Por Sandra Malafaia
Uma das participantes do programa Big Brother Brasil 9 – o reality show da Rede Globo de Televisão – parou de dançar na festa, ocorrida no último dia 4 de março, queixando-se de problemas de saúde. Maíra disse estar com taquicardia, devido ao hipertireoidismo.
Conversando com Flávio, outro integrante do reality show, Maíra mostrou seu pescoço, dizendo que estava com “um calombo na garganta, um calor interno muito grande” e que já havia perdido 5 kg. “Nem vou pedir médico porque eu sei que é por causa da tireóide. Eu tenho hipertireoidismo”, afirmou.
Flávio, então, perguntou: “Ué, mas a tireóide não engorda?”, ao que Maíra respondeu: “A fraca sim, mas a que eu tenho, a forte, que dá taquicardia, emagrece. Por isso estou preocupada, porque dá taquicardia. Na primeira prova de resistência que eu tiver taquicardia, eu morro!”, comentou.
O diálogo dos dois integrantes do Big Brother Brasil 9 mostra a certa confusão do público quanto às disfunções da tireóide e vai ao encontro da reportagem, já publicada aqui no site do Departamento de Tireóide de SBEM, sob o título “Não Consigo Emagrecer: a Culpa É da Tireóide?”
Fraca ou Forte
Quando Maíra respondeu a Flávio que a tireóide “fraca” é a que engorda e que a “forte” é que emagrece, a participante do Big Brother se referiu ao hipotireoidismo e ao hipertireoidismo, respectivamente. Porém, essa não é a maneira correta de se definir esses problemas.
O hipotireoidismo (ao qual Maíra definiu como o fraco) também causa aumento de volume da tireóide. Mas isso não se deve à maior produção dos hormônios tireoidianos e, sim, pela queda na produção dos hormônios T3 e T4. Seus principais sintomas são: depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares, sonolência excessiva, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue.
Já o hipertireoidismo (que a jogadora afirma ter e que é forte) ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireóide (T3 e T4). Em sua forma mais amena, não apresenta sintomas facilmente diagnosticáveis. No entanto, em seu aspecto mais grave, pode até matar. Também há risco da disfunção afetar a gravidez ou a fertilidade feminina, entre outros problemas.
Os principais sintomas do hipertireoidismo são: aceleração dos batimentos cardíacos acima de 100 por minuto (taquicardia); irregularidade no ritmo cardíaco; nervosismo, ansiedade e irritação; mãos trêmulas e sudoreicas; perda de apetite; intolerância a temperaturas quentes; queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo; rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação das mesmas; fraqueza nos músculos; intestino solto; perda de peso importante; alterações no período menstrual; aumento da probabilidade de aborto; olhar fixo; protusão dos olhos; e acelerada perda de cálcio nos ossos.
Saiba mais sobre Hipotireoidismo e Hipertireoidismo.
Tópicos Relacionados
notícias hipertireoidismo tireóide emagrecer