22/08/2017 Grande Perda na Endocrinologia Brasileira

A endocrinologia perdeu hoje um de seus grandes nomes. A SBEM, com pesar, informa o falecimento do Dr. Bernardo Leo Wajchenberg. O enterro será nesta terça-feira, às 11h, no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo.

"Não gosto de gente velha. Só estou atualizado porque fico cercado dos residentes" - Professor Bernardo Leo Wajchenberg. O Dr. Bernardo Leo foi autor de mais de 200 artigos científicos, teve dois livros publicados e dezenas de capítulos em publicações, centenas de citações de artigos no mundo inteiro e ocupou o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Mesmo depois dos 80 anos continuava acumulando produções científicas de reconhecimento mundial e mantendo diálogo terno com seus pacientes. Em 2007, recebeu o Distinguished Physician Award, da Endocrine Society, a partir de uma indicação da SBEM. “O Dr. Amélio Godoy-Matos me indicou para o prêmio. Ele pediu meu currículo e, por milagre... ganhei. Quando recebi a correspondência, achei que tinha algo errado. Resolvi conferir, ligando para os Estados Unidos e a senhora que me atendeu confirmou que era eu mesmo”, contou o professor.

O professor Wajchenberg seguiu a carreira médica pelo desejo do seu pai. Ele dizia que não tinha vocação. “Não vou dizer que me arrependo porque seria ridículo. Já que estou fazendo é melhor não me arrepender. Eu acredito no trabalho”.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias Bernardo Leo Wajchenberg

Notícias

Seminário Mitos e Fatos da Tireoide

Oficialmente a Semana Internacional da Tireoide foi encerrada no dia 27 de maio. Porém, algumas atividades tiveram que ser adiadas devido a greve que aconteceu no país. Por isso, o Seminário Mitos e Verdades sobre a Tireoide será realizado no próximo dia 25 de junho, no CREMERJ. O evento é promovido pelo Departamento de Tireoide e pela Regional da SBEM Rio de Janeiro.

Leia Mais

Para Público

Ações da Campanha

As ações da Semana Internacional da Tireoide acontecem por todo o país desde o início de maio. As atividades estão sendo realizadas em diversos pontos diferentes das cidades: shoppings, parques, hospitais, universidades etc. Veja as fotos das ações.

Leia Mais

Para Público

Ações das Regionais da SBEM

As ações para lembrar a Semana Internacional da Tireoide começaram a ser realizadas em todo o país. Oficialmente a semana de conscientização tem início no dia 21 de maio, mas as Regionais da SBEM deram início às atividades no último fim de semana (19 e 20 de maio). Com o tema “Mitos e Verdades sobre a Tireoide”, a Semana Internacional vai até o dia 27 de maio. Confira as ações.

Leia Mais