SBEM
Departamento de Tireóide

Departamento de Tireoide
da Sociedade Brasileira
de Endocrinologia e Metabologia

Destaques

Edital de Pesquisa

Estará encerrado no dia 28 de fevereiro o recebimento de projetos de pesquisa na área de tireoide. O edital do fomento foi divulgado em setembro do ano passado. Os interessados deve ficar atentos a data de envio. Leia Mais

Notícias

Permutabilidade da Levotiroxina

Alguns médicos e pacientes percebem mudança no controle do hipotireoidismo ao se usar marcas diferentes de levotiroxina. Por que isso acontece? Dra. Laura Ward, endocrinologista especialista em doenças da tireoide, fez um estudo para esclarecer a questão. Leia Mais

Notícias Científicas

Comunicado: Thyrogen no Brasil

A Genzyme emitiu mais um comunicado à comunidade médica e aos pacientes sobre a disponibilidade do Thyrogen no Brasil. De acordo com o texto, a empresa recebeu mais dois lotes do produto e estima que a quantidade deverá ser suficiente para suprir a necessidade do mercado até o final de abril de 2012. Leia Mais

Autoexame de Tireoide

A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela também produz hormônios que garantem o equilíbrio do organismo. Tire suas dúvidas e aprenda como fazer o autoexame. Basta um espelho e um copo d'água. Leia Mais

Eventos

<      >

Notícias

15/05/2008 Especialista Recebe Prêmio Por Dedicação à Tireóide

foto Dr. RuiO médico e professor Rui Maciel recebe um prêmio pela sua dedicação à tireoidologia brasileira durante o 13o Encontro Brasileiro da Tireóide, que ocorrerá no Royal Palm Plaza de Campinas, em São Paulo. Ele será o segundo premiado, após a professora Doris Rosenthal obter a mesma homenagem, em 2006, no evento realizado em Curitiba.

O Dr. Rui Maciel é professor titular de endocrinologia da Universidade Federal de São Paulo. Formou-se em 1970, na Escola Paulista de Medicina da Unifesp e nos anos de 1977 e 1978 foi "research-fellow" em Endocrinologia na Universidade da Califórnia. Na década de 80 foi professor visitante da Harvard Medical School, durante dois anos.

Já formou mais de 30 profissionais em Mestrado e Doutorado, que hoje são líderes de opinião na clínica e pesquisa da tireóide. Ocupou o cargo de editor-chefe dos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia - ABE&M; foi presidente da Sociedade Latino-americana de Tireóide; integrou a Comissão de Título de Especialista em Endocrinologia da SBEM e é um dos maiores incentivadores brasileiros da tireoideologia.

Entre trabalhos importantes realizados pelo Dr. Rui Maciel está o estabelecimento de bases dos programadas de rastreamento do hipotireoidismo congênito. O Teste do Pezinho é hoje um grande programa de alcance social no país.

O especialista foi um dos fundadores dos Encontros Brasileiros de Tireóide que, hoje, reúnem cerca de 1.500 participantes a cada edição.

 

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias prêmio tireóide encontros brasileiros de tireóide

Opiniões dos Leitores

Topo Volta  © 2010 Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM