Artigos

Efeito do Hormônio Tireoideano (T3) e dos seus Análogos GC-1 E GC-24 No Sistema Músculo-Esquelético

Autor: Anselmo Moriscot
Publicado em: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, Volume 50, n°3, suplemento 1, junho de 2006

Nesta apresentação serão enfatizados os efeitos dos compostos da série GC (agonistas específicos da isoforma beta do receptor do T3; T3Rb) no sistema músculo-esquelético. Em posição ao T3, estes compostos são incapazes de aumentar a frequência e massa cardíacas, no entanto (de maneira semelhante ao T3), são capazes de reduzir significamente colesterol e triglicérides plasmáticos.

Estes dados favorecem o uso terapêutico futuro dos compostos GC no tratamento de dislipidemias. Além disso, de maneira semelhante ao T3, os compostos GC são capazes de aumentar o consumo de oxigênio em repouse, efeito que poderia ser útil no combate à obesidade. Desta forma é importante determinar o efeito que os compostos GC tem em outros territórios por T3, tais como tecido ósseo e muscular.

Além do aspecto terapêutico potencial, os compostos GC (por serem agonistas específicos de T3Rb) podem também ser utilizados como ferramentas para discriminar o impacto biológico dos T3Rs. Ao contrário do T3, GC-1 não é capaz de diminuir a densidade mineral óssea em ratas sugerindo que o tecido ósseo é relativamente refratário aos compostos GC. No entanto GC-1, de maneira semelhante ao T3, induz ossificação ao longo do desenvolvimento pós natal do esqueleto.

Ao contrário p T3, no músculo esquelético o GC-24 não tem qualquer efeito sobre a composição de fibras musculares (lentas e rápidas), sugerindo que o tecido muscular é relativamente refratários aos compostos GC. Por outro lado, a análise por microscopia eletrônica mostra que GC-24 provoca degeneração estrutural importante no aparato contrátil muscular, sugerindo que o músculo esquelético é um território que deve ser observado com atenção em estudos clínicos envolvendo GC-24.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Área Científica artigos resumos palestras

Notícias

Telemedicina e Covid-19: Parecer SBEM Nacional

A SBEM Nacional divulgou um parecer sobre a decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a utilização da telemedicina durante a pandemia do novo coronavírus. O documento foi elaborado pela Comissão de Ética e Defesa Profissional (CEDP) da Sociedade, que tem como corregedora a Dra. Maite Chimeno.

Leia Mais

Notícias Científicas

Imunoterápicos e Disfunções Tireoidianas

Recentemente foi divulgado um artigo sobre um estudo relacionando o uso de inibidores de checkpoint imunológicos no tratamento do câncer com as disfunções tireoidianas. Os dados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa online, no final de março, que estava agendada para acontecer na reunião anual da Endocrine Society.

Leia Mais

Endo Online 2020

Devido à pandemia de Covid-19 muitos eventos médicos tiveram seus formatos reformulados como é o caso do Endo 2020, a principal atividade da Endocrine Society. A Sociedade optou por realizar a edição desde ano de forma online e gratuita.

Leia Mais