EBT

21/02/2020 EBT 2020: Detalhes da Programação Científica

Entre os dias 30 de abril a 2 de maio, será realizada, em Goiânia, mais uma edição do Encontro Brasileiro de Tireoide, principal evento do Departamento de Tireoide da SBEM, presidido pelo Dr. José Augusto Sgarbi. Médicos, pesquisadores e jovens cientistas de várias regiões do país terão a oportunidade de se atualizar e trocar experiências com os principais nomes da tireoidologia brasileira e internacional.

A expectativa das comissões organizadora e científica, presididas pelo Dr. Victor Gervásio e Dra. Janete Cerutti, respectivamente, é de que o número de inscritos no EBT este ano seja semelhante ao de 2018. Foram mais de 1.000 participantes e mais de 100 trabalhos apresentados na última edição.

O Dr. Victor comentou sobre a escolha de Goiânia como sede e ressaltou que a cidade tem o que é preciso para receber o evento. “Goiânia, como sempre, recebe muito bem os congressistas e oferece uma variedade de opções para relaxar depois do Encontro: teatros, cinemas, shoppings e feiras de artesanato. Além disso, a culinária também é bem interessante. Inclusive, os congressistas terão a oportunidade de experimentá-la no Centro de Convenções, que possui um restaurante com uma culinária bem regional.”

Detalhes: Programação Científica e Convidados

Os temas escolhidos foram baseados no interesse científico; na importância clínica; nos dilemas; no novo conhecimento; na mudança de paradigma; na relevância epidemiológica; na saúde pública; e na necessidade nacional.

Dra. Janete ressaltou que um dos assuntos em foco é o câncer de tireoide, e destacou o projeto de um dos palestrantes internacionais sobre o assunto, Dr. Thomas Giordano. O médico coordena o The Cancer Genome Atlas (TCGA), que utiliza plataformas que incluem metaboloma, genoma, proteoma e transcriptoma, além de dados clínicos e patológicos, com o objetivo de desvendar a base genética do Carcinoma Papilífero da Tireoide. “Esses são achados importantes para o diagnóstico, prognóstico e tratamento do Carcinoma Papilífero da Tireoide, além do conhecimento biológico do processo.”

Ela explicou que, atualmente, vários projetos têm buscado compreender a base molecular de outros subtipos de câncer e doenças da tireoide.Nos hot topics sobre Carcinoma Anaplásico e Carcinoma Medular serão discutidos de que forma os aspectos moleculares associados aos dados clínicos, de imagem e patológicos podem auxiliar no diagnóstico mais preciso e em um tratamento mais adequado (Medicina de Precisão ou Personalizada). De fato, estes aspectos também serão discutidos em outros simpósios  como Iodoterapia: o presente e o futuro. 

Na grade científica também estão as mini conferências, apresentadas por palestrantes Nacionais. Entre as atrações também teremos cursos de treinamento clínico e translacional, os encontros com os professores, painél multidisciplinar, discussão de casos clínicos, debates e julgamentos. Tópicos como imunoterapia; fatores ambientais na função tireoidiana; fertilidade e hormônios tireoidianos; e iodo e gestação estão entre os assuntos que serão debatidos.

Os principais informes sobre o EBT 2020 estão sendo intensificados a cada dia e compartilhados nas redes sociais do Departamento e do Encontro.

Site e Redes Sociais do EBT 2020

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias EBT 2020

Para Público

Campanha da Tireoide: Lives no Instagram

O Departamento de Tireoide da SBEM programou cinco lives durante a Semana Internacional da Tireoide, no seu canal no Instagram. O bate-papo é com os membros da diretoria e acontece todos os dias, às 18h. As lives têm duração de 20 minutos e discutem questões relacionadas à Covid-19 e as disfunções tireoidianas.

Leia Mais

Notícias Científicas

Tratamento da Orbitopatia de Graves

O Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) elaborou um documento com as orientações destinadas aos seus associados, e a toda classe médica, sobre o uso de drogas imunossupressoras, no tratamento da Orbitopatia de Graves (OG) moderada-grave, durante período da pandemia COVID-19.

Leia Mais

Notícias

Evento Online: Oftalmopatia de Graves e Covid-19

Manejo da Oftalmopatia de Graves Moderada-Severa em Tempos de Covid-19 será o assunto da próxima atividade de educação médica à distância da SBEM Nacional. A videoconferência acontecerá no dia 28 de maio, às 21h, e faz parte das diversas ações da campanha da Semana Internacional da Tireoide.

Leia Mais