Press Release

06/04/2018 EBT 2018 Press Release: Desreguladores endócrinos causam reflexos moleculares

Estudos mostram alteração de expressão de genes correlacionados à ação hormonal e ação de desreguladores endócrinos em receptores hormonais diretamente. As pesquisas serão apresentadas durante o 18° Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT 2018), que ocorrerá de 19 a 22 de abril, em Campos do Jordão, SP.

Os desreguladores endócrinos são compostos químicos naturais ou fabricados com os quais temos contato no dia a dia, principalmente na cadeia alimentar, e que interferem no funcionamento do sistema endócrino, podendo levar ao aumento da prevalência de doenças como hipotireoidismo e diabetes. Entre as populações mais acometidas estão as crianças e gestantes, e o efeito é transgeracional, ou seja, passa de uma geração para outra.

“Até o momento, os efeitos dos desreguladores endócrinos foram mais estudados no sistema gonadal (ovários e testículos), mostrando atraso ou avanço puberal e infertilidade com o uso de uma série de substâncias, como a do Bisfenol A e os herbicidas à base de glifosato, entre outros. Mais recentemente, alterações no eixo hipotálamo-hipófise-tiroidiano (hipo, hipertireoidismo, autoimunidade tiroidiana e câncer de tiroide) e outras relacionadas à obesidade e ao diabetes têm sido correlacionadas com várias dessas substâncias”, conta a Dra. Maria Izabel Chiamolera, endocrinologista palestrante do EBT 2018.

Segundo ela, as crianças expostas a esses agentes podem apresentar sintomas na vida adulta um pouco diferentes dos adultos. Já as mulheres grávidas podem passar para o feto alterações que só vão se refletir na vida adulta também.

Reflexos moleculares e metabólicos da ação dos desreguladores endócrinos é um dos temas da grade científica do XVIII Encontro Brasileiro de Tireoide, evento que promove a interatividade e multidisciplinaridade em seu programa científico, e que espera reunir 1500 congressistas para tratar de pesquisa aplicada a casos clínicos.

XVIII Encontro Brasileiro de Tireoide

  • Data: de 19 a 22 de abril
  • Local: Campos do Jordão Convention Center,
  • Endereço: Av. Macedo Soares, 499 - Capivari, Campos do Jordão – SP
  • Horário: a partir das 8 horas
  • Mais informações: www.ebt2018.com.br

Credenciamento para imprensaimprensa@gengibrecomunicacao.com.br

Sobre o EBT

O Encontro Brasileiro de Tireoide - EBT é um evento organizado pelos endocrinologistas membros do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia com o objetivo de atualização clínica, divulgação científica e promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os profissionais que atuam na área.

 

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação - (11) 94466-0408 (ligação e whatsapp)

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Press Release EBT 2018

Notícias

Primeira Edição 2019: Tireoide Novas Tendências

O Projeto Tireoide Novas Tendências está de volta em 2019. A primeira edição deste ano acontece no dia 27 de março, às 20h, e tem como tema Hipotireoidismo I. O evento tem o apoio da Thyroid Federation International e é gratuito.

Leia Mais

Notícias

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é um momento de reflexão e conscientização sobre as lutas femininas e a representatividade da mulher na sociedade e no mercado de trabalho. O Departamento de Tireoide da SBEM, através do seu presidente (Dr. José Sgarbi), parabeniza todas as mulheres pelo seu dia, em especial as endocrinologistas.
 
Leia Mais

Notícias

Hipotireoidismo Primário e Central: Reposição Hormonal

Armadilhas na terapia de reposição hormonal no hipotireoidismo primário e central em adultos. Esse foi o tema do artigo publicado, em 2018, pela Dra. Gisah Amaral de Carvalho (ex-presidente e atual membro da diretoria do Departamento de Tireoide da SBEM), na Revista Europeia de Endocrinologia - European Journal of Endocrinology. O trabalho foi o mais lido e baixado da publicação.

Leia Mais