Skip to main content
EBT 2018Em destaqueEventos CientíficosImprensaPress Release

EBT 2018 Press Release: Desreguladores endócrinos causam reflexos moleculares

By 6 de abril de 2018setembro 9th, 2020No Comments

Estudos mostram alteração de expressão de genes correlacionados à ação hormonal e ação de desreguladores endócrinos em receptores hormonais diretamente. As pesquisas serão apresentadas durante o 18° Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT 2018), que ocorrerá de 19 a 22 de abril, em Campos do Jordão, SP.

Os desreguladores endócrinos são compostos químicos naturais ou fabricados com os quais temos contato no dia a dia, principalmente na cadeia alimentar, e que interferem no funcionamento do sistema endócrino, podendo levar ao aumento da prevalência de doenças como hipotireoidismo e diabetes. Entre as populações mais acometidas estão as crianças e gestantes, e o efeito é transgeracional, ou seja, passa de uma geração para outra.

“Até o momento, os efeitos dos desreguladores endócrinos foram mais estudados no sistema gonadal (ovários e testículos), mostrando atraso ou avanço puberal e infertilidade com o uso de uma série de substâncias, como a do Bisfenol A e os herbicidas à base de glifosato, entre outros. Mais recentemente, alterações no eixo hipotálamo-hipófise-tiroidiano (hipo, hipertireoidismo, autoimunidade tiroidiana e câncer de tiroide) e outras relacionadas à obesidade e ao diabetes têm sido correlacionadas com várias dessas substâncias”, conta a Dra. Maria Izabel Chiamolera, endocrinologista palestrante do EBT 2018.

Segundo ela, as crianças expostas a esses agentes podem apresentar sintomas na vida adulta um pouco diferentes dos adultos. Já as mulheres grávidas podem passar para o feto alterações que só vão se refletir na vida adulta também.

Reflexos moleculares e metabólicos da ação dos desreguladores endócrinos é um dos temas da grade científica do XVIII Encontro Brasileiro de Tireoide, evento que promove a interatividade e multidisciplinaridade em seu programa científico, e que espera reunir 1500 congressistas para tratar de pesquisa aplicada a casos clínicos.

XVIII Encontro Brasileiro de Tireoide

  • Data: de 19 a 22 de abril
  • Local: Campos do Jordão Convention Center,
  • Endereço: Av. Macedo Soares, 499 – Capivari, Campos do Jordão – SP
  • Horário: a partir das 8 horas
  • Mais informações: www.ebt2018.com.br

Credenciamento para imprensaimprensa@gengibrecomunicacao.com.br

Sobre o EBT

O Encontro Brasileiro de Tireoide – EBT é um evento organizado pelos endocrinologistas membros do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia com o objetivo de atualização clínica, divulgação científica e promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os profissionais que atuam na área.

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação – (11) 94466-0408 (ligação e whatsapp)

  • Regiane Chiereghim: regiane@gengibrecomunicacao.com.br
  • Patrícia de Andrade: patricia@gengibrecomunicacao.com.br
  • Débora Torrente: debora@gengibrecomunicacao.com.br