Estudos mostram alteração de expressão de genes correlacionados à ação hormonal e ação de desreguladores endócrinos em receptores hormonais diretamente. As pesquisas serão apresentadas durante o 18° Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT 2018), que ocorrerá de 19 a 22 de abril, em Campos do Jordão, SP.
Os desreguladores endócrinos são compostos químicos naturais ou fabricados com os quais temos contato no dia a dia, principalmente na cadeia alimentar, e que interferem no funcionamento do sistema endócrino, podendo levar ao aumento da prevalência de doenças como hipotireoidismo e diabetes. Entre as populações mais acometidas estão as crianças e gestantes, e o efeito é transgeracional, ou seja, passa de uma geração para outra.
“Até o momento, os efeitos dos desreguladores endócrinos foram mais estudados no sistema gonadal (ovários e testículos), mostrando atraso ou avanço puberal e infertilidade com o uso de uma série de substâncias, como a do Bisfenol A e os herbicidas à base de glifosato, entre outros. Mais recentemente, alterações no eixo hipotálamo-hipófise-tiroidiano (hipo, hipertireoidismo, autoimunidade tiroidiana e câncer de tiroide) e outras relacionadas à obesidade e ao diabetes têm sido correlacionadas com várias dessas substâncias”, conta a Dra. Maria Izabel Chiamolera, endocrinologista palestrante do EBT 2018.
Segundo ela, as crianças expostas a esses agentes podem apresentar sintomas na vida adulta um pouco diferentes dos adultos. Já as mulheres grávidas podem passar para o feto alterações que só vão se refletir na vida adulta também.
Reflexos moleculares e metabólicos da ação dos desreguladores endócrinos é um dos temas da grade científica do XVIII Encontro Brasileiro de Tireoide, evento que promove a interatividade e multidisciplinaridade em seu programa científico, e que espera reunir 1500 congressistas para tratar de pesquisa aplicada a casos clínicos.
XVIII Encontro Brasileiro de Tireoide
Credenciamento para imprensa: imprensa@gengibrecomunicacao.com.br
Sobre o EBT
O Encontro Brasileiro de Tireoide - EBT é um evento organizado pelos endocrinologistas membros do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia com o objetivo de atualização clínica, divulgação científica e promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os profissionais que atuam na área.
Informações para a Imprensa
Gengibre Comunicação - (11) 94466-0408 (ligação e whatsapp)
Tópicos Relacionados
Em 2018 foi encerrada mais uma gestão do Dpto. de Tireoide, tendo a Dra. Célia Nogueira como presidente. Foram seis anos participando das diretorias anteriores.
No 33° Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM) foram apresentados os resultados das eleições para a nova diretoria da SBEM Nacional e seus departamentos e comissões, durante a Assembleia Geral. A nova gestão do Departamento de Tireoide teve 504 votos. O Departamento será presidido pelo Dr. José Sgarbi (biênio 2019/2020). Confira a composição da nova diretoria.
Em nome de toda a diretoria do Departamento de Tireoide, a presidente Dra. Célia Regina Nogueira, deseja um natal abençoado e que 2019 seja repleto de realizações. Boas festas.