Eventos científicos

09/04/2018 EBT 2018: Genômica e Big Data

Um tema que vem sendo discutido com frequência nos principais eventos científicos é o termo Big Data e a sua utilização na saúde. O crescimento desses debates e os avanços tecnológicos da área estimularam a Comissão Científica do XVIII Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT 2018) a colocar o assunto em pauta. A abordagem será feita em um dos cursos Pré-Congresso, que acontece no dia 19 de abril, das 13h às 17h.

Com o tema “Genômica e Big Data: da pesquisa ao dia a dia da clínica”, o curso irá destacar o conceito do termo e como ele pode ajudar na interpretação e avaliação do grande fluxo de dados gerados nas pesquisas sobre o genoma; além de apresentar diversas ferramentas que já são utilizadas e os principais estudos em vigência. “Atualmente conhecemos cada vez mais nosso genoma, o nosso código genético. Porém, ainda não temos um domínio completo do que ele é capaz de realizar no nosso organismo. A quantidade de dados que vêm dos estudos do genoma faz com que a necessidade de usar novas ferramentas de análises, muitas delas vindas das ciências da computação, aumente”, esclareceu a Dra. Maria Izabel Chiamolera, coordenadora do curso ao lado da Dra. Edna T. Kimura.

Para a médica, o debate é essencial para especialistas e, principalmente, estudantes. Segundo ela, atualmente, há uma grande variedade de pesquisas baseadas nesses princípios, e o entendimento dos conceitos básicos é essencial para que os pesquisadores e clínicos consigam lidar melhor com essa nova ferramenta. “É importante ter conhecimento sobre o tema porque muitas dessas técnicas já podem servir para nortear as decisões diagnósticas e terapêuticas dos endocrinologistas”, finalizou.

O curso Genômica e Big Data é gratuito para os inscritos no EBT 2018. Os interessados em participar devem acessar o site do Encontro e na área restrita clicar em Restrito - Inscrições em curso - e selecionar o curso desejado.

Além do Big Data, também será realizado o curso de ultrassonografia da tireoide. Os valores estão disponíveis no site do EBT (www.ebt2018.com.br). Associados da SBEM têm desconto.

O EBT 2018 acontece entre os dias 19 e 21 de abril, em Campos do Jordão. A Dra. Célia Nogueira, presidente do Departamento de Tireoide, está a frente do Encontro. A Comissão Científica é presidida pelo Dr. José Augusto Sgarbi e a Comissão Organizadora pelo Dr. Danilo Villagelin.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias EBT 2018 Curso pré-congresso Genômica Big Data

Notícias

Projeto Tireoide Novas Tendências

O Departamento de Tireoide procura sempre estar atento a eventos ou atualizações referentes às disfunções tireoidianas para divulgar aos seus endocrinologistas. O mais recente evento é o Projeto Tireoide Novas Tendências, no formato de webmeetings. As palestras serão realizadas na terça-feira, 28 de agosto, das 20h às 21h30, e o tema central é Segurança em Cirurgia de Tireoide.

Leia Mais

Eventos científicos

Atualização de Tireoide em Salvador

Anote na agenda, endocrinologista. Em novembro, Salvador recebe dois eventos de atualização em tireoide: IV Encontro Baiano de Tireoide e o I Encontro Nordeste de Tireoide. Os eventos acontecem em conjunto no dia 24 de novembro, no Auditório do Centro Médico Empresarial Vitraux, e são promovidos pela Associação Bahiana de Medicina (ABM).

Leia Mais

Departamento

Eleições: Chapa Departamento de Tireoide

O Departamento de Tireoide da SBEM divulgou a composição da chapa para a eleição da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia para o Biênio 2019/2020, que acontece durante o CBEM 2018. Confira a chapa do Departamento de Tireoide.

Leia Mais