Press Release

01/05/2014 EBT 2014: Valor da Ultrassonografia para Avaliação da Tireoide

O valor da Ultrassonografia no Diagnóstico, Seguimento e Tratamento das Doenças da Tireoide é um dos temas a ser discutido durante o XVI Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT), que ocorrerá entre os dias 1 a 3 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, reunindo especialistas renomados do Brasil e do exterior.

Considerado o método mais preciso para avaliação da tireoide e suas alterações, a ultrassonografia apresenta um custo menor que outros exames de imagem, por isso é cada vez mais indicada pelos endocrinologistas para o diagnóstico e seguimento das doenças da glândula tireoidiana.

O procedimento não requer uma faixa etária específica para ser recomendado e não deve ser indicado para "check-up" na população geral. A recomendação de especialistas é que o exame seja realizado em todo paciente que apresente suspeita ou confirmação, através de exames laboratoriais, de mau funcionamento da glândula, que já sejam portadores de nódulos de tireoide ou com suspeita de apresentar tais nódulos.

De acordo com a Dra. Rosalinda Yossie Asato de Camargo, Profª. Colaboradora da Faculdade de Medicina da USP e Diretora do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, “a ultrassonografia é o exame mais sensível e específico para avaliar as alterações da glândula tireoide e pode contribuir para o diagnóstico de doenças tais como hipotireoidismo, hipertireoidismo, inflamações, tumores benignos e malignos, que figuram como as doenças mais detectadas pelo procedimento.”

O XVI EBT é um encontro de especialistas que reúne endocrinologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, médicos nucleares, patologistas, radiologistas e pesquisadores da área básica e clínica da Tireoide. Durante o evento, palestrantes realizarão discussões sobre novos conceitos, métodos diagnósticos, tratamentos e o que há de mais atual na fisiopatologia das doenças da Tireoide.

 

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Press Release EBT 2014

Balanço da Gestão 2017/2018

Em 2018 foi encerrada mais uma gestão do Dpto. de Tireoide, tendo a Dra. Célia Nogueira como presidente. Foram seis anos participando das diretorias anteriores.

Leia Mais

Departamento

Nova Diretoria: Biênio 2019/2020

No 33° Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM) foram apresentados os resultados das eleições para a nova diretoria da SBEM Nacional e seus departamentos e comissões, durante a Assembleia Geral. A nova gestão do Departamento de Tireoide teve 504 votos. O Departamento será presidido pelo Dr. José Sgarbi (biênio 2019/2020). Confira a composição da nova diretoria.

Leia Mais

Notícias

Boas Festas e Feliz 2019

Em nome de toda a diretoria do Departamento de Tireoide, a presidente Dra. Célia Regina Nogueira, deseja um natal abençoado e que 2019 seja repleto de realizações. Boas festas.

Leia Mais