Notícias

16/04/2019 Dra. Denise Pires É Eleita Reitora da UFRJ

A Dra. Denise Pires de Carvalho, ex-presidente do Departamento de Tireoide da SBEM (de 2003 a 2007) e da Sociedade Latino Americana de Tireoide (de 2013 a 2017), foi eleita a primeira mulher reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A endocrinologista também foi membro da Comissão Científica do último Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT), em 2018.

O Departamento de Tireoide, atualmente presidido pelo Dr. José Sgarbi, parabeniza a colega pela conquista histórica. O feito é o reconhecimento do trabalho da especialista, mas também o fortalecimento da endocrinologia brasileira, em especial da tireoide.

A Indicação e a Eleição

Essa não é a primeira vez que a Dra. Denise concorre à reitoria da UFRJ. Em 2015, a médica disputou com o atual reitor, Roberto Leher. Por isso, ela afirma que a candidatura este ano foi um processo natural. “Desde a primeira candidatura, trabalhamos para que a universidade pudesse avançar de forma unida. Resgatamos e ampliamos o projeto anterior, buscando um novo modelo de universidade e avaliando qual a melhor forma de administrá-la. Esse novo olhar vem sendo construído há algum tempo.”

A eleição, que contou com três chapas, aconteceu de 2 a 4 de abril e teve mais de 20 mil pessoas aptas a votar. Dra. Denise foi eleita com 9.427 votos. Ela explicou que vencer uma eleição na UFRJ, no primeiro turno, é muito difícil e comentou que alguns detalhes do processo eleitoral ainda precisam ser definidos.

Segundo a médica, seu nome ainda será indicado pelo Colégio Eleitoral, que acontece no próximo dia 30 de abril. “Normalmente o candidato que venceu a eleição é indicado pelo Conselho Universitário como o primeiro da lista. Porém, é preciso aguardar a reunião do Colégio Eleitoral, que encaminha a lista para Brasília. A nomeação é feita pelo presidente da República. Só após a confirmação dele é marcada a posse, que está prevista para início de julho.”

Os Desafios e a Importância da Figura Feminina

A endocrinologista destacou que ser a primeira mulher à frente da UFRJ a deixa muito orgulhosa. Ela enfatizou que o crescimento da mulher em cargos tão importantes quanto esse é de extrema relevância para a sociedade, e lembrou que em outras instituições isso já é uma realidade. “Na UFRJ ainda é algo novo, mas em outras universidades federais temos mulheres reitoras, inclusive colegas minhas. Isso mostra que a sociedade está mudando e que a igualdade de gênero começa a ser vista no nosso país. A figura feminina é muito presente em várias áreas. Não há o porquê de não chegar a cargos de liderança.”

Dra. Denise contou que no próximo ano a Universidade completa 100 anos. Por isso, assumir a instituição se torna ainda mais especial. A especialista destacou os principais desafios que terá pela frente. “Nosso maior desafio é a consolidação dos novos campus e cursos com um orçamento bastante reduzido. A UFRJ abriu novas instalações em Macaé e Duque de Caxias e investiu no programa de ampliação, expansão e democratização do acesso às universidades federais, o que nos empolga. Essa parte precisa de um olhar especial da universidade, principalmente porque tem se desenvolvido muito bem.”

A médica espera levar para a gestão da UFRJ o conhecimento que acumulou enquanto esteve à frente de sociedades científicas e médicas. Dra. Denise afirmou que aprendeu muito nestes períodos. “A experiência na organização de ações e eventos foram grandes ensinamentos. À frente do Departamento de Tireoide pude ajudar no fortalecimento da sociedade, inclusive, discutindo o estatuto da SBEM, no qual passamos três intensos dias debatendo o tema em Brasília. É com essa ideia e estímulo que chego à UFRJ, buscando fortalecer ainda mais a instituição, que foi a primeira universidade do Brasil.”

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias reitora UFRJ

Notícias

Nova Reitora da UFRJ Toma Posse em Brasília

A Dra. Denise Pires de Carvalho, ex-presidente do Departamento de Tireoide da SBEM e da Sociedade Latino Americana de Tireoide, assumiu oficialmente, nesta terça-feira, 2 de julho, a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A médica é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora na instituição.

Leia Mais

Eventos científicos

Webmeeting: Disfunções Tireoidianas na Gestação

No mês que marca a Semana Internacional da Tireoide o assunto tratado no próximo Webmeeting será baseado no tema da Campanha deste ano. No dia 28 de maio, às 21h, a Dra. Maria Izabel Chiamolera e o moderador Dr. João Maciel Martins falarão no programa sobre atualização em disfunções tireoidianas na gestação.

Leia Mais

Para Público

Ações Região Norte

Confira as atividades da Semana Internacional da Tireoide 2019 na região Norte.

Leia Mais