Skip to main content
EBT 2008Em destaqueImprensa

Doenças e Tratamento da Tireoide São Temas de Encontro

By 1 de abril de 2008julho 7th, 2020No Comments

De 22 a 25 de maio de 2008, Campinas sedia o 13o Encontro Brasileiro de Tireoide, realizado pelo Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. O encontro acontece no Royal Palm Plaza e deverá reunir cerca de 2000 participantes.

As presenças de Anthony Hollenberg, da Harvard Medical School – Beth Israel Deaconess Medical Center Harvard e de Rosella Elisei, da Universidade de Pisa (Itália) estão confirmadas.

O evento reunirá médicos e profissionais da área da saúde de vários estados brasileiros e contará também com um pré-congresso de Ultrassonografia e de Biologia Molecular para Clínicos e um Workshop de Pesquisa em Tireoide. Estão previstos seis Simpósios, a apresentação de casos clínicos, vários encontros com especialistas e a entrega dos Prêmios Jovem Investigador Clínico e Básico, além do Prêmio EBT para o pesquisador de maior destaque na tireoidologia nacional.

Segundo o Dr. João Hamilton Romaldini, endocrinologista e Presidente de Honra do 13o Encontro Brasileiro de Tireoide, “um bom diagnóstico e a realização de alguns poucos exames são fundamentais para tratar corretamente das doenças da tireoide. Com ajuda de novas técnicas de diagnóstico e divulgação cientifica elas têm aumentado sua incidência na população brasileira. O aumento da idade da nossa população e o fato de se viver mais faz com tenhamos também o aumento de casos que, não sendo identificados prontamente, passam a ser mascarados pela idade e por outros sintomas, e reduzem muito a possibilidade de cura”

Dra. Laura S. Ward, presidente da Comissão Organizadora, e a Dra. Edna T. Kimura, presidente da Comissão Científica, lideram um grupo constituído de 24 membros, oriundos de vários estados brasileiros, e são as responsáveis pelo encontro. Segundo a Dra. Ward “a forma como o encontro está estruturado – com duas grandes Conferências, vários Simpósios, Encontros com Especialistas e a apresentação de Casos Clínicos – busca garantir a efetiva troca de experiência, tão necessária em qualquer atividade científica”.

A introdução, com uma “Sessão para o Público” é uma das novidades do evento, aberta para a participação dos jornalistas.