Para Público

13/11/2020 Disfunção Tireoidiana e Diabetes

O mês de novembro é de conscientização do diabetes e de suas complicações. Esse ano o tema da campanha do Dia Mundial do Diabetes - 14 de novembro é: Os Enfermeiros Fazem a Diferença. Mas qual a relação do diabetes com as disfunções tireoidianas?

A glândula da tireoide é responsável por regular o metabolismo. Ela ajuda tanto no metabolismo da glicose quanto no dos lipídios. O indivíduo que apresenta algum problema na tireoide pode ter uma desregulação no controle glicêmico, aumentando o risco de hiperglicemia e hipoglicemia, além de poder apresentar também colesterol elevado e risco cardiovascular.

Pacientes com diabetes tipo 1 tem até três vezes mais chance de apresentar problemas na tireoide. Por isso, o diagnóstico precoce de disfunções tireoidianas em pacientes com diabetes é muito importante.

A campanha do Dia Mundial do Diabetes é organizada pela International Diabetes Federation (IDF), e no Brasil é realizada pela SBEM Nacional em conjunto com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). 

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias Diabetes e Tireoide

Área Científica

EBT 2020: Curso de Ultrassonografia On Demand

Os Cursos de Ultrassonografia vem fazendo parte da programação científica dos EBTs, com a coordenação do Dr. Eduardo Tomimori e da Dra. Rosalinda Camargo. Este ano, o Curso está sendo apresentando em formato on demand e ficará disponível por três meses no site do EBT 2020.

Leia Mais

EBT

Debate Covid-19 e Tireoide no EBT 2020

No primeiro dia do Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT), a Sessão Encontro com Professor abordou um tema muito atual: a Covid-19. A palestra teve os esclarecimentos do Dr. José Augusto Sgarbi, presidente do Departamento de Tireoide e do evento, sobre a relação entre a infecção pelo novo coronavírus e a glândula da tireoide.

Leia Mais

EBT

Começou o EBT Online 2020

EBT Online 2020 começou hoje, sexta-feira, às 7h30. A abertura oficial contou com a participação do Dr. Rodrigo Moreira, presidente da SBEM Nacional; Dr. José Sgarbi, presidente do Departamento de Tireoide da SBEM; Dra. Patrícia de Fátima, presidente da Comissão Organizadora; e Dra. Janete Cerutti, presidente da Comissão Científica.

Leia Mais