EBT 2008

25/05/2008 Dinâmica do Evento Atrai Grande Público

Do primeiro Encontro Brasileiro de Tireoide, em 1982, para a décima terceira edição em 2008, o evento percorreu um longo caminho. Mas não resta dúvida que o crescimento de público - de 180 para cerca de 1.800 - supera qualquer previsão dos seus criadores, que tinham a frente os doutores Rui Maciel e Doris Rosenhtal.

Para o presidente de honra do 13º EBT, Dr. João Hamilton Romaldini, vários pontos são responsáveis pela evolução. "O crescimento não foi só em número de participantes, mas também a reconhecida importância que a pesquisa de tireoide obteve no Brasil, competindo em todas as áreas com os grandes centros Europeus e Norte-Americanos. Isso fez com que nossos Encontros chamassem a atenção de outras áreas e adquirissem  um rumo próprio". 

Dr. João Hamilton Romaldini

Outro ponto destacado pela Dra. Edna Kimura, presidente da comissão científica, é o espaço dado aos novos pesquisadores, que ocasionou, inclusive, a criação dos Prêmios Jovens Investigadores. 

Dra. Edna Kimura

 

Para o Dr. Mario Vaisman, membro da Comissão Científica do EBT, a independência do grupo que define a programação científica assegura a qualidade dos temas escolhidos. O grupo é designado pelo Departamento de Tireoide da SBEM - atualmente presidida pela Dra. Lea Maciel (foto) - que monta toda a estrutura, baseada diretamente no trabalho realizado pelos pesquisadores na área da tireoidologia no país.  

Dra. Léa Maciel

 
Grade Diversificada

 

O evento tem várias particularidades e é extremamente diversificado em sua estrutura. Além das conferências e simpósios, foram realizadas discussões de casos clínicos onde os apresentadores dividiam questões com mais de mil especialistas. Sessões interativas e encontros com professores aproximavam participantes e grandes especialistas. Sem falar na inclusão dos 20 temas livres selecionados dentro da grade principal em horário nobre do Encontro.

A Dra. Laura Ward, presidente do Encontro, deu como exemplo a presença da Dra. Rossella Elisei, da Itália, que tanto realizou conferências quanto participou das discussões de caso clínicos no último dia do evento.

Ainda fizeram parte da programação, a Sessão Aberta ao Público, realizada pela primeira vez, e reuniões administrativas do Departamento e da SLAT (Sociedade Latino-americana de Tireóide).

Repercussão na Mídia

O Encontro chamou a atenção da imprensa e a tireoide foi assunto que circulou em jornais como o Correio Popular e a Gazeta Mercantil, além de reportagens em programas de rádios e TV, como na CBN e na Band. O ponto positivo é o esclarecimento da população sobre questões da glândula e da importância do tratamento com endocrinologistas, que é o profissional especializado para o acompanhamento dos pacientes, comentou a Dra. Laura.

Sem Parar

Dra. Laura WardPara dar conta de diversas áreas de atuação, era difícil não encontrar as doutoras Laura Ward, presidente, e Edna Kimura correndo durante todo o Encontro. Além das tarefas citadas acima, elas acompanharam a primeira cobertura online do evento feita através do recém-lançado site do Departamento de Tireoide. Assuntos de interesse de especialistas, público leigo, imprensa e demais profissionais de saúde circularam ao longo dos quatro dias do 13º EBT, resultando em cerca de 2 mil páginas lidas no site em apenas 3 dias.

Ainda no último dia, elas ficaram responsáveis pela entrega dos prêmios e encerrar as atividades, já desejando boa sorte a equipe de Santa Catarina, que sediará o 14º EBT, em 2010.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

EBT 2008 encerramento

Opiniões dos Leitores

Eventos científicos

Webmeeting: Disfunções Tireoidianas na Gestação

No mês que marca a Semana Internacional da Tireoide o assunto tratado no próximo Webmeeting será baseado no tema da Campanha deste ano. No dia 28 de maio, às 21h, a Dra. Maria Izabel Chiamolera e o moderador Dr. João Maciel Martins falarão no programa sobre atualização em disfunções tireoidianas na gestação.

Leia Mais

Para Público

Ações Região Norte

Confira as atividades da Semana Internacional da Tireoide 2019 na região Norte.

Leia Mais

Para Público

Ações Região Sul

Confira as atividades da Semana Internacional da Tireoide 2019 na região Sul.

Leia Mais