EBT 2008

25/05/2008 Dinâmica do Evento Atrai Grande Público

Do primeiro Encontro Brasileiro de Tireoide, em 1982, para a décima terceira edição em 2008, o evento percorreu um longo caminho. Mas não resta dúvida que o crescimento de público - de 180 para cerca de 1.800 - supera qualquer previsão dos seus criadores, que tinham a frente os doutores Rui Maciel e Doris Rosenhtal.

Para o presidente de honra do 13º EBT, Dr. João Hamilton Romaldini, vários pontos são responsáveis pela evolução. "O crescimento não foi só em número de participantes, mas também a reconhecida importância que a pesquisa de tireoide obteve no Brasil, competindo em todas as áreas com os grandes centros Europeus e Norte-Americanos. Isso fez com que nossos Encontros chamassem a atenção de outras áreas e adquirissem  um rumo próprio". 

Dr. João Hamilton Romaldini

Outro ponto destacado pela Dra. Edna Kimura, presidente da comissão científica, é o espaço dado aos novos pesquisadores, que ocasionou, inclusive, a criação dos Prêmios Jovens Investigadores. 

Dra. Edna Kimura

 

Para o Dr. Mario Vaisman, membro da Comissão Científica do EBT, a independência do grupo que define a programação científica assegura a qualidade dos temas escolhidos. O grupo é designado pelo Departamento de Tireoide da SBEM - atualmente presidida pela Dra. Lea Maciel (foto) - que monta toda a estrutura, baseada diretamente no trabalho realizado pelos pesquisadores na área da tireoidologia no país.  

Dra. Léa Maciel

 
Grade Diversificada

 

O evento tem várias particularidades e é extremamente diversificado em sua estrutura. Além das conferências e simpósios, foram realizadas discussões de casos clínicos onde os apresentadores dividiam questões com mais de mil especialistas. Sessões interativas e encontros com professores aproximavam participantes e grandes especialistas. Sem falar na inclusão dos 20 temas livres selecionados dentro da grade principal em horário nobre do Encontro.

A Dra. Laura Ward, presidente do Encontro, deu como exemplo a presença da Dra. Rossella Elisei, da Itália, que tanto realizou conferências quanto participou das discussões de caso clínicos no último dia do evento.

Ainda fizeram parte da programação, a Sessão Aberta ao Público, realizada pela primeira vez, e reuniões administrativas do Departamento e da SLAT (Sociedade Latino-americana de Tireóide).

Repercussão na Mídia

O Encontro chamou a atenção da imprensa e a tireoide foi assunto que circulou em jornais como o Correio Popular e a Gazeta Mercantil, além de reportagens em programas de rádios e TV, como na CBN e na Band. O ponto positivo é o esclarecimento da população sobre questões da glândula e da importância do tratamento com endocrinologistas, que é o profissional especializado para o acompanhamento dos pacientes, comentou a Dra. Laura.

Sem Parar

Dra. Laura WardPara dar conta de diversas áreas de atuação, era difícil não encontrar as doutoras Laura Ward, presidente, e Edna Kimura correndo durante todo o Encontro. Além das tarefas citadas acima, elas acompanharam a primeira cobertura online do evento feita através do recém-lançado site do Departamento de Tireoide. Assuntos de interesse de especialistas, público leigo, imprensa e demais profissionais de saúde circularam ao longo dos quatro dias do 13º EBT, resultando em cerca de 2 mil páginas lidas no site em apenas 3 dias.

Ainda no último dia, elas ficaram responsáveis pela entrega dos prêmios e encerrar as atividades, já desejando boa sorte a equipe de Santa Catarina, que sediará o 14º EBT, em 2010.

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

EBT 2008 encerramento

Opiniões dos Leitores

Balanço da Gestão 2017/2018

Em 2018 foi encerrada mais uma gestão do Dpto. de Tireoide, tendo a Dra. Célia Nogueira como presidente. Foram seis anos participando das diretorias anteriores.

Leia Mais

Departamento

Nova Diretoria: Biênio 2019/2020

No 33° Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM) foram apresentados os resultados das eleições para a nova diretoria da SBEM Nacional e seus departamentos e comissões, durante a Assembleia Geral. A nova gestão do Departamento de Tireoide teve 504 votos. O Departamento será presidido pelo Dr. José Sgarbi (biênio 2019/2020). Confira a composição da nova diretoria.

Leia Mais

Notícias

Boas Festas e Feliz 2019

Em nome de toda a diretoria do Departamento de Tireoide, a presidente Dra. Célia Regina Nogueira, deseja um natal abençoado e que 2019 seja repleto de realizações. Boas festas.

Leia Mais