dia internacional da tireoide

10/05/2016 Dia Internacional da Tireoide

 

 

Campanha 2017 - Tema 2017: Tenho um Nódulo na Tireoide. E Agora?

Em meados de maio acontecerá a Semana Internacional da Tireoide, entre os dias 19 a 26. O Departamento de Tireoide - presidido pela Dra. Célia Nogueira - promoverá, ao lado das Regionais da SBEM, uma série de ações para marcar a data de conscientização, que é 25 de maio.

Para a campanha deste ano, que tem como tema "Tenho um nódulo na tireoide. E agora?", já estão programados vídeos e textos dos endocrinologistas esclarecendo as principais dúvidas sobre nódulos na tireoide.

Acompanhe as informações sobre a Semana Internacional da Tireoide no site e nas mídias sociais do Departamento.

Campanha 2016 - Tema 2016: Hormônios Tireoidianos

Maio é o mês de conscientização sobre as doenças tireoidianas. Todos os anos o Departamento de Tireoide da SBEM, presidido pela Dra. Gisah Amaral, trabalha com afinco na divulgação da campanha do Dia Internacional, cuja data é 25 de maio. Este ano não será diferente.

De acordo com o Dr. José Augusto Sgarbi, membro do Departamento, o foco da mobilização em 2016 será um alerta para a sociedade sobre o uso inadequado de hormônios tireoidianos.

O endocrinologista explicou que atualmente há uma preocupação, tanto do Departamento de Tireoide como de toda a SBEM, sobre a frequente solicitação de hormônios tireoidianos em pacientes assintomáticos ou sem nenhuma suspeita de disfunção tireoidiana.

“É cada vez mais frequente a solicitação excessiva de hormônios tireoidianos para pacientes que são totalmente assintomáticos e sem qualquer disfunção hormonal. Isso preocupa, pois em alguns casos a solicitação vem de outros profissionais de saúde que não são médicos.”

Veja mais informações sobre a Campanha 2016

Dra. Gisah Amaral e Dr. José Sgarbi esclarecem diversos pontos relativos aos hormônios tireoidianos e os detalhes das ações em 2016.

Acompanhem as atividades realizadas pelo país.

Atenção em relação às dosagens hormonais também estão entre os temas abordado pelo Departamento de Tireoide e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia na campanha 2016. O posicionamento foi lançado na na XVII edição do Encontro Brasileiro de Tireoide, realizado recentemente em Gramado. Durante o evento, o presidente da SBEM, Dr. Alexandre Hohl, e a presidente do Departamento, Dra. Gisah Amaral, divulgaram o novo posicionamento da Instituição sobre a questão que está disponível no link abaixo.

Atividades 2016

As atividades pelo Dia Internacional da Tireoide seguem em todo o país. Na terça-feira (24/5), profissionais de diversas instituições distribuíram panfletos informativos e deram orientações aos pacientes sobre as questões envolvendo a tireoide.

O Dia Internacional da Tireoide começa movimentado e com diversas ações pela equipe do Departamento de Tireoide da SBEM e das Regionais da Sociedade. As atividades da quarta-feira (25/5) acontecem pela manhã e conta com o apoio de outras instituições do país. Confira como foi o Dia D da tireoide.

O último dia de trabalho da Semana Internacional da Tireoide começou bem cedo. Porém, a mobilização seguiu noite afora em algumas instituições do país. Ao final, a sensação de dever cumprido pelo Departamento de Tireoide da SBEM e pelo profissionais que participaram da campanha ao longo da semana.

A campanha de 2016 do Dia Internacional da Tireoide chegou ao fim. Foi uma semana de muito trabalho e dedicação do Departamento de Tireoide da SBEM e de todos os profissionais que estiveram envolvidos na mobilização. Ao final, um resultado positivo e a sensação de dever cumprido.

 

Campanha 2015

Dia 25 de maio é o Dia Internacional da Tireoide. Para marcar a data, o Departamento de Tireoide da SBEM optou por esclarecer à população sobre o que é essa glândula e quais os cuidados deve ter. Internautas enviaram perguntas pelas redes sociais e os especialistas estão respondendo em vídeo. A informação confiável é uma ferramenta importante para o tratamento correto.

A presidente do Departamento de Tireoide, Dra. Gisah Carvalho, comentou sobre o objetivo da campanha. "O intuito é chamar a atenção da população para a importância que esta pequena glândula tem para o funcionamento adequado de todos os órgãos e também para o desenvolvimento do feto. Além disso, orientar sobre as disfunções tireoidianas (hipo e hipertireoidismo), nódulos/câncer de tireoide e alertar que são mais comuns do que se imagina, entretanto, se forem adequadamente investigadas e tratadas, não alteram a qualidade de vida e sobrevida dos pacientes na grande maioria dos casos".

O grupo de especialistas do site do Departamento analisou diversas perguntas enviadas. Para algumas, os endocrinologistas produziram textos que esclarecem questões, como o teste do pezinho, para outras, foram feitos vídeos esclarecendo as questões. 

Integram o grupo de endocrinologistas os doutores: Ana Luiza Maia, Laura Ward, Jose Sgarbi, Célia Nogieira, Gisah A. de Carvalho, Janete Cerutti, Mario Vaisman e Patrícia de Fátima.

Além do primeiro esclarecimento já publicado sobre o que é a tireoide - Veja o vídeo neste link - uma das perguntas mais recorrentes aborda o hiper e o hipotireoidismo. Os internautas querem saber quais as diferenças entre as duas disfunções.

A proposta geral é passar informação confiável à população sobre o tema. Vejam todos os temas que serão abordados.
 

Leia também:

Ação no Maracanã

Ação no Maracanã

 

 

  • Você sabe a diferença entre hipo e hipertireoidismo? Essa foi a pergunta mais frequente entre os internautas. O Dr. Mário Vaisman explica a questão.

 

 

Fotos e vídeos - equipe DC Press

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias dia internacional da tireoide hipotireoidismo hipertireoidismo

Para Público

Ações Semana Internacional da Tireoide

Maio é o mês em que a tireoide estará em pauta. O Departamento de Tireoide da SBEM já programou diversas atividades para a Semana Internacional, que será de 19 a 26 de maio. Assim como nos últimos anos, as ações terão a colaboração das Regionais da SBEM. A programação pode ser conferida aqui.

Leia Mais

Para Público

A Semana Internacional da Tireoide

A presidente do Departamento de Tireoide, Dra. Célia Nogueira, fala sobre o tema escolhido para o Dia Internacional da Tireoide em 2017. A especialista explica que neste ano o assunto discutido será "Tenho nódulo na tireoide, e agora?", com atividades entre os dias 19 e 25 de maio.

Leia Mais

Notícias

Dia Internacional da Tireoide: Falta 1 mês

Falta um mês para a realização do Dia Internacional da Tireoide. O Departamento de Tireoide da SBEM está trabalhando para propagar a ação nos veículos de comunicação e nas mídias sociais. O tema da campanha deste ano é "Tenho Nódulos, e agora?".

Leia Mais