Notícias

18/05/2020 Desabastecimento do Propiltiouracil

O Departamento de Tireoide da SBEM informa aos associados e à classe médica quais os cuidados necessários ao atendimento aos pacientes em função do desabastecimento do medicamento Propiltiouracil, utilizado para o tratamento do hipertireoidismo em casos especiais.

No documento, a recomendação do Departamento, presidido pelo Dr. José Augusto Sgarbi, é o uso do Metimazol, enquanto durar o problema. Na descrição das orientações aos médicos, está explicado que os dois medicamentos são as únicas drogas antitireoidianas comercializadas no Brasil para o tratamento do hipertireoidismo e consideradas eficazes.

“A s orientações são dirigidas à classe médica, uma vez que chegaram ao Departamento questionamentos, referente a como conduzir pacientes com hipertireoidismo em situações especiais, como no primeiro trimestre da gestação e na crise tireotóxica. Nessas situações o PTU é a droga de escolha. Assim, o Departamento produziu esse documento para orientações com alternativas na falta do PTU, que talvez sejam ainda mais úteis aos não especialistas”, explicou o Dr. Sgarbi.

O presidente do Departamento esclareceu que há informações de desabastecimento de PTU no Serviço Público de Saúde. “Preocupa, porque o PTU é a única droga antitireoidiana disponível no SUS. Na ausência dela, os pacientes podem ficar sem alternativa”.

O Departamento de Tireoide e a SBEM preparam, também, solicitação ao SUS para aquisição emergencial de metimazol para suprir a falta de PTU no SUS.

O aviso sobre o desabastecimento foi feito aos médicos pelo Laboratório Biolab, que informou ser ocasionado pelas dificuldades da importação da matéria prima para a produção do medicamento, em função da pandemia de Covid-19. A empresa informa que não há, até o momento, previsão de normalização na produção do medicamento n o mercado.

O comunicado do Departamento de Tireoide inclui orientações detalhadas em relação ao uso do medicamento durante primeiro trimestre da gestão, tratamento de crise tireotóxica e alergia ao Metimazol.

A seguir o documento em arquivo em PDF. 

Comunicado do Departamento de Tireoide em PDF

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias comunicado Departamento de Tireoide medicamento hipertireoidismo

Notícias

Telemedicina e Covid-19: Parecer SBEM Nacional

A SBEM Nacional divulgou um parecer sobre a decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a utilização da telemedicina durante a pandemia do novo coronavírus. O documento foi elaborado pela Comissão de Ética e Defesa Profissional (CEDP) da Sociedade, que tem como corregedora a Dra. Maite Chimeno.

Leia Mais

Notícias Científicas

Imunoterápicos e Disfunções Tireoidianas

Recentemente foi divulgado um artigo sobre um estudo relacionando o uso de inibidores de checkpoint imunológicos no tratamento do câncer com as disfunções tireoidianas. Os dados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa online, no final de março, que estava agendada para acontecer na reunião anual da Endocrine Society.

Leia Mais

Endo Online 2020

Devido à pandemia de Covid-19 muitos eventos médicos tiveram seus formatos reformulados como é o caso do Endo 2020, a principal atividade da Endocrine Society. A Sociedade optou por realizar a edição desde ano de forma online e gratuita.

Leia Mais