EBT 2008

23/05/2008 Campanha do Teste do Pezinho

Um dos pontos enfatizados pelos especialistas, durante o 13o EBT, foi a Campanha do Dia 3 do Recém-nascido que seria o Dia do Teste do Pezinho. Com a realização do teste no prazo correto, é possível detectar o hipotireoidismo congênito e tratá-lo adequadamente, o que evita graves problemas, como o retardamento mental.

A Dra. Laura Ward, presidente do evento, disse aos jornalistas que é preciso alertar à população sobre a necessidade da realização do teste, que é um direito garantido por lei. Segundo a especialista, o percentual de testes realizados no Estado de São Paulo é muito abaixo do considerado ideal. Em Santa Catarina, por exemplo, a cobertura acontece em 100% dos nascidos.

A preocupação do Departamento de Tireoide da SBEM, presidido pela Dra. Léa Maciel, é que se o Teste do Pezinho for feito no prazo correto, ou seja, logo após o nascimento e o hipotireoidismo congênito for detectado, o tratamento evita todas as consequências provocadas pela doença.

Conheça a Campanha,realizada pelo Departamento.

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

EBT 2008 teste do pezinho campanhas

Opiniões dos Leitores

Eventos científicos

Webmeeting: Disfunções Tireoidianas na Gestação

No mês que marca a Semana Internacional da Tireoide o assunto tratado no próximo Webmeeting será baseado no tema da Campanha deste ano. No dia 28 de maio, às 21h, a Dra. Maria Izabel Chiamolera e o moderador Dr. João Maciel Martins falarão no programa sobre atualização em disfunções tireoidianas na gestação.

Leia Mais

Para Público

Ações Região Norte

Confira as atividades da Semana Internacional da Tireoide 2019 na região Norte.

Leia Mais

Para Público

Ações Região Sul

Confira as atividades da Semana Internacional da Tireoide 2019 na região Sul.

Leia Mais