Skip to main content
CampanhasEm destaqueSemana Internacional da Tireoide

Balanço da Semana Internacional da Tireoide

By 31 de maio de 2016julho 13th, 2020No Comments

A campanha de 2016 do Dia Internacional da Tireoide chegou ao fim. Foi uma semana de muito trabalho e dedicação do Departamento de Tireoide da SBEM e de todos os profissionais que estiveram envolvidos na mobilização. Ao final, um resultado positivo e a sensação de dever cumprido.

O Dr. José Augusto Sgarbi, coordenador da Campanha 2016 e membro da diretoria do Departamento, e a Dra. Gisah Amaral, presidente do Departamento de Tireoide, estiveram à frente da propostas. Os endocrinologistas comemoraram o sucesso da Semana Internacional da Tireoide e agradeceram aos participantes.

  • “Estamos felizes por ver tanta gente envolvida, com paixão. Agradeço a todos que estiveram conosco, os Serviços de Tireoide, as Regionais da SBEM, estudantes e os profissionais de comunicação. Foi uma mobilização muito linda e emocionante” -Dra. Gisah Amaral.
  • “Confesso agora não ter forças nem as palavras certas e coordenadas para responder a altura manifestações tão doces, generosas e gratificantes de todos. Em nome de todo Departamento de Tireoide, agradeço a Europa Press Brasil, que nos deram todo apoio logístico; à Sanofi pelo apoio; e as assessorias de imprensa e conteúdo que trabalharam sem parar durante todo o mês” – Dr. José Sgarbi.

O trabalho de conscientização começou bem antes do dia 25 de maio. A preparação para o Dia Internacional da Tireoide teve início um pouco antes do Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT),com a definição de material informativo. Já no EBT foi lançado o posicionamento (documento em conjunto com a SBEM Nacional) sobre “O uso inadequado de hormônios tireoidianos”.

Para Dr. José Sgarbi, abordar o assunto serviu como mensagem de alerta para a sociedade. O especialista explicou que há uma preocupação, tanto do Departamento de Tireoide como de toda a SBEM, com relação à solicitação de hormônios tireoidianos em pacientes assintomáticos ou sem nenhuma suspeita de disfunção tireoidiana.

A partir daí, o Departamento dava início a uma ação, junto com a SBEM Nacional, na divulgação do novo posicionamento sobre dosagens hormonais. Ele foi apresentado pelo presidente da Sociedade, Alexandre Hohl, na XVII edição do EBT.

Para a semana da campanha, o Departamento preparou um conteúdo padronizado, criando um folheto informativo detalhando os mitos e verdades sobre a tireoide. O material foi disponibilizado e utilizado pelas Regionais da SBEM e por Serviços de Saúde, Ligas Acadêmicas e hospitais.

As ações foram além da divulgação dos informativos, tendo um grande engajamento nas redes sociais. Durante toda a mobilização, foram divulgados no Twitter e nas Fanpages do Departamento e do Dia Internacional da Tireoide as atividades que aconteciam pelo Brasil. Além disso, informes na fanpage da campanha chegaram a marca de 80 mil pessoas alcançadas em uma única publicação.

A repercussão na mídia também foi grande, com diversas reportagens em vários veículos da grande imprensa. Dr. José Sgarbi, inclusive, concedeu entrevista a TV Record durante as atividades. O médico comentou sobre  data e esclareceu sobre os principais sintomas do Câncer da Tireoide.

A criação de um grupo no Whatsapp composto por endocrinologistas de quase todos os estados brasileiros e equipes de trabalho (assessores e produtores de conteúdos das entidades) também contribuiu para o sucesso da campanha. Através do grupo eram compartilhadas as informações atualizadas sobre todas as ações que aconteciam no país e publicadas em tempo real nas redes sociais.

Todas as atividades de conscientização podem ser conferidas nas redes sociais do Departamento e no link do Dia Internacional da Tireoide.

“Confesso agora não ter forças nem as palavras certas e coordenadas para responder a altura manifestações tão doces, generosas e gratificantes de todos. Em nome de todo Departamento de Tireoide, agradeço a Europa Press Brasil, que nos deram todo apoio logístico; à Sanofi pelo apoio; e as assessorias de imprensa e conteúdo que trabalharam sem parar durante todo o mês”.