Para Público

Autoexame

Aprenda a fazer o autoexame da tireoide. Para isso, é preciso um copo de água e um espelho.

 

Proceda da seguinte forma:

  1. Segure o espelho e procure no pescoço a região logo abaixo do "pomo-de-adão" ou, como é popularmente conhecido, gogó. Ali está a sua glândula tireoide.
  2. Incline o pescoço para trás, para que a região fique mais exposta.
  3. Beba um pouco de água.
  4. O ato de engolir fará com que a tireoide suba e desça. Não confunda a tireoide com o "pomo-de-adão".
  5. Observe se existe algum caroço ou saliência. Se observar alguma alteração procure um endocrinologista. Ele é o profissional especializado sobre o assunto.
imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Para Público tireóide glândula autoexame

Opiniões dos Leitores

Notícias

Projeto Tireoide Novas Tendências

O Departamento de Tireoide procura sempre estar atento a eventos ou atualizações referentes às disfunções tireoidianas para divulgar aos seus endocrinologistas. O mais recente evento é o Projeto Tireoide Novas Tendências, no formato de webmeetings. As palestras serão realizadas na terça-feira, 28 de agosto, das 20h às 21h30, e o tema central é Segurança em Cirurgia de Tireoide.

Leia Mais

Eventos científicos

Atualização de Tireoide em Salvador

Anote na agenda, endocrinologista. Em novembro, Salvador recebe dois eventos de atualização em tireoide: IV Encontro Baiano de Tireoide e o I Encontro Nordeste de Tireoide. Os eventos acontecem em conjunto no dia 24 de novembro, no Auditório do Centro Médico Empresarial Vitraux, e são promovidos pela Associação Bahiana de Medicina (ABM).

Leia Mais

Departamento

Eleições: Chapa Departamento de Tireoide

O Departamento de Tireoide da SBEM divulgou a composição da chapa para a eleição da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia para o Biênio 2019/2020, que acontece durante o CBEM 2018. Confira a chapa do Departamento de Tireoide.

Leia Mais