Para Público

Autoexame

Aprenda a fazer o autoexame da tireoide. Para isso, é preciso um copo de água e um espelho.

 

Proceda da seguinte forma:

  1. Segure o espelho e procure no pescoço a região logo abaixo do "pomo-de-adão" ou, como é popularmente conhecido, gogó. Ali está a sua glândula tireoide.
  2. Incline o pescoço para trás, para que a região fique mais exposta.
  3. Beba um pouco de água.
  4. O ato de engolir fará com que a tireoide suba e desça. Não confunda a tireoide com o "pomo-de-adão".
  5. Observe se existe algum caroço ou saliência. Se observar alguma alteração procure um endocrinologista. Ele é o profissional especializado sobre o assunto.
imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Para Público tireóide glândula autoexame

Opiniões dos Leitores

Para Público

Campanha da Tireoide: Lives no Instagram

O Departamento de Tireoide da SBEM programou cinco lives durante a Semana Internacional da Tireoide, no seu canal no Instagram. O bate-papo é com os membros da diretoria e acontece todos os dias, às 18h. As lives têm duração de 20 minutos e discutem questões relacionadas à Covid-19 e as disfunções tireoidianas.

Leia Mais

Notícias Científicas

Tratamento da Orbitopatia de Graves

O Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) elaborou um documento com as orientações destinadas aos seus associados, e a toda classe médica, sobre o uso de drogas imunossupressoras, no tratamento da Orbitopatia de Graves (OG) moderada-grave, durante período da pandemia COVID-19.

Leia Mais

Notícias

Evento Online: Oftalmopatia de Graves e Covid-19

Manejo da Oftalmopatia de Graves Moderada-Severa em Tempos de Covid-19 será o assunto da próxima atividade de educação médica à distância da SBEM Nacional. A videoconferência acontecerá no dia 28 de maio, às 21h, e faz parte das diversas ações da campanha da Semana Internacional da Tireoide.

Leia Mais