Para Público

Autoexame

Aprenda a fazer o autoexame da tireoide. Para isso, é preciso um copo de água e um espelho.

 

Proceda da seguinte forma:

  1. Segure o espelho e procure no pescoço a região logo abaixo do "pomo-de-adão" ou, como é popularmente conhecido, gogó. Ali está a sua glândula tireoide.
  2. Incline o pescoço para trás, para que a região fique mais exposta.
  3. Beba um pouco de água.
  4. O ato de engolir fará com que a tireoide suba e desça. Não confunda a tireoide com o "pomo-de-adão".
  5. Observe se existe algum caroço ou saliência. Se observar alguma alteração procure um endocrinologista. Ele é o profissional especializado sobre o assunto.
imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Para Público tireóide glândula autoexame

Opiniões dos Leitores

Para Público

Nota de Esclarecimento

Nota da diretoria do Departamento de Tireoide da SBEM devido às informações equivocadas sobre a relação entre as disfunções tireoidianas e orientação sexual, masculinização das mulheres e desvirilização dos homens. Confira a nota de esclarecimento.

Leia Mais

Representante Internacional

Durante o 87th Annual Meeting of the American Thyroid Association aconteceu o primeiro Encontro do Comitê Organizador do Programa Científico do 16º Congresso Internacional de Tireoide. O vice-presidente do Departamento de Tireoide, Dr. José Augusto Sgarbi, é o representante da América Latina. 

Leia Mais

Departamento

Dia do Médico

18 de outubro é comemorado o Dia do Médico. O Departamento de Tireoide, junto com a SBEM Nacional, parabeniza esses profissionais, em especial os endocrinologistas, pela data. Veja a mensagem do presidente da SBEM, Dr. Fábio Trujilho, para lembrar o dia.

Leia Mais