Skip to main content
CampanhasSemana Internacional da Tireoide

Ações da Semana Internacional da Tireoide 2020

By 15 de junho de 2020setembro 11th, 2020No Comments

De 25 a 29 de maio aconteceu a Semana Internacional da Tireoide, campanha promovida pelo Departamento de Tireoide da SBEM para conscientizar a população sobre as principais disfunções tireoidianas. Este ano, o tema foi Tireoide e Covid-19. 

Por causa da pandemia, a mobilização foi totalmente virtual e a informação chegou à população através de lives no Instagram, vídeos e informes nos diversos canais de comunicação do Departamento e das Regionais da SBEM. O objetivo de viralizar informação segura foi alcançado. Um relatório detalhado de todas as ações está no link abaixo.

Relatório da Semana Internacional da Tireoide 2020

Atividades do Departamento de Tireoide

Foram produzidos três vídeos informativos, cards com dicas e documentos para orientar a população e os médicos com esclarecimentos sobre a Covid-19 e os problemas tireoidianos, além de orientações sobre desabastecimento de medicamentos da tireoide. Esse material foi compartilhado nas redes sociais do Departamento e da SBEM Nacional.

Na área de educação continuada, voltada aos especialistas, uma videoconferência com o tema “Manejo da Oftalmopatia de Graves Moderada-Severa em Tempos de Covid-19” também foi promovida pelo Departamento de Tireoide. Participaram do debate online no site da SBEM os doutores João Roberto Maciel Martins e Adriano Namo Cury.

Durante a Semana Internacional, o Dr. José Augusto Sgarbi (presidente do Departamento) e os demais diretores fizeram seis lives no Instagram para tirar as principais dúvidas sobre coronavírus e tireoide. Nas transmissões – Dr. Sgarbi, Dra. Gisah Carvalho, Dra. Fernanda Vaisman, Dr. Danilo Vilagellin e Dr. Rafael Scheffel. No total, 1.961 pessoas acompanharam os bate-papos on-line. Ao final, cada live foi publicada na íntegra no feed do Instagram e tiveram, no total, mais de 3.200 acessos.

Na última live, o presidente do Departamento de Tireoide, Dr. José Sgarbi, fez um balanço geral da campanha digital e diversos esclarecimentos sobre a tireoide e suas disfunções em época de pandemia do novo coronavírus. Veja o vídeo.

Os vídeos das lives estão no Canal do Youtube do Departamento de Tireoide na playlist Lives 2020.Canal do Youtube do Departamento de Tireoide – tireoidesbem

Atividades das Regionais

Regional Paraná

A Dr. Cleo Mesa, presidente da SBEM-PR, e o Dr. Hans Graff participaram de entrevistas em rádios locais para divulgar a campanha, falar sobre a importância da glândula da tireoide e esclarecer as principais dúvidas sobre o novo coronavírus e disfunções tireoidianas. As participações foram na Rádio Mais, em São José dos Pinhais, e na Rádio Clube.

Regional Rio de Janeiro

O IEDE promoveu uma reunião virtual, pela Plataforma Zoom Meeting, com os doutores Karen de Marca, Mônica Jung, Renato Torrini e Rosita Fontes. Eles discutiram sobre as doenças tireoidianas e a Covid-19. 

A Dra. Rosita ainda colaborou em material organizado pelo Jornal Folha de São Paulo, esclarecendo questões relacionadas ao novo coronavírus e os problemas da tireoide.

Regional SBEM SP

A SBEM-SP produziu um Podcast sobre Tireoide e Covid-19 com a Dra. Carolina Ferraz, da Comissão de Campanhas Públicas da SBEM. Já a Dra. Ana Hoff participou de live e concedeu entrevista para a Record News para marcar a Semana Internacional da Tireoide. 

A live foi no Instagram da Oncologia D’Or e discutiu os problemas da tireoide e diabetes no paciente com câncer. Na participação no jornal, a médica falou sobre fator de risco para o novo coronavírus e os distúrbios da glândula.

Regional Pernambuco

O presidente da SBEM-PE, Dr. Luciano Albuquerque, concedeu entrevista à Globo Nordeste para divulgar a Semana Internacional da Tireoide. Já o Dr. Gustavo Caldas participou de reportagem do jornal Diário de Pernambuco para falar sobre a programação da campanha na região e esclarecer as dúvidas da população sobre o novo coronavírus e a tireoide.

Regional Minas Gerais

A SBEM-MG produziu uma série de materiais para divulgar a campanha da tireoide. Vídeos e cards informativos foram compartilhados nas redes sociais da Regional.

O presidente, Dr. Adauto Versiani, divulgou a campanha nas rádios Band News, Itatiaia e CBN, além de conceder entrevista para o site Saúde do Meio. Os tópicos abordados foram: tratamento das disfunções tireoidianas, o fornecimento dos remédios durante a pandemia e os problemas provocados pelo mau funcionamento da tireoide.

Os vídeos tiveram a participação das doutoras Flávia Maia e Bruna Marinho. Foram produzidos quatro vídeos com esclarecimentos sobre a Semana Internacional da Tireoide, a importância do iodo, tireoide e coronavírus e pacientes com câncer de tireoide e coronavírus. 

Dra. Carolina Ferraz (da Comissão de Campanhas da SBEM e da Regional de SP) esclarece sobre os distúrbios da tireoide e Covid-19
Dra. Ana Hoff (SBEM-SP) em entrevista para a Record News para marcar a Semana Internacional da Tireoide 
Presidente da SBEM-PE comentando sobre a Semana Internacional da Tireoide na Globo Nordeste